Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Issa Junior, Eduardo Neder
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22042008-004526/
Resumo: Este estudo versa sobre o comportamento de um grupo específico de consumidores brasileiros, classificados como de baixa renda, e busca avaliar como se dá o processo de tomada de decisão na compra de preservativos. Basicamente dois fatores justificam a importância do tema: o primeiro é o fato de que um dos segmentos que mais têm sido afetados pelo aumento da incidência da Aids é a população de baixa renda; o segundo, é a constatação de que crescem as taxas de fecundidade entre mulheres dessa mesma classe. As conseqüências socioeconômicas desses fatos podem ser graves. O uso de métodos contraceptivos e de prevenção contra a doença parece ser, portanto, o caminho para se amenizar o problema. O preservativo tem papel de destaque nessa luta. Tendo isso em vista, o trabalho procura lançar luz à compreensão do perfil das classes populares, seus estilos de vida e de compra, dando foco ao produto preservativo. A revisão da literatura trata da teoria do comportamento do consumidor, associando-a a estudos sobre hábitos de uso do preservativo e a considerações sobre atributos do mesmo. A pesquisa de campo procura identificar quais atributos do preservativo são considerados mais importantes pelos consumidores de baixa renda e qual o peso relativo dessa importância. Para tanto, faz uso de um estudo exploratório-descritivo, apoiado no método de análise da Conjoint Analysis, próprio para avaliação relativa entre atributos. Os principais resultados apresentados mostram que esses consumidores consideram fortemente a importância da marca e do preço, mas não desprezam fatores como formato e textura. Para concluir, as considerações finais destacam que os resultados apresentados sugerem oportunidades de ações de marketing que chamem a atenção dos atributos identificados como de maior importância relativa e permitam o maior acesso do indivíduo de baixa renda ao preservativo.
id USP_70d0cd920b11fcc52464e5d7c9fa4dbf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22042008-004526
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativosLow income consumer behavior: a study about condom purchase processClasse baixaComportamento do consumidorConsumer behaviorContraceptive devicesDispositivos anticoncepcionaisLow income classEste estudo versa sobre o comportamento de um grupo específico de consumidores brasileiros, classificados como de baixa renda, e busca avaliar como se dá o processo de tomada de decisão na compra de preservativos. Basicamente dois fatores justificam a importância do tema: o primeiro é o fato de que um dos segmentos que mais têm sido afetados pelo aumento da incidência da Aids é a população de baixa renda; o segundo, é a constatação de que crescem as taxas de fecundidade entre mulheres dessa mesma classe. As conseqüências socioeconômicas desses fatos podem ser graves. O uso de métodos contraceptivos e de prevenção contra a doença parece ser, portanto, o caminho para se amenizar o problema. O preservativo tem papel de destaque nessa luta. Tendo isso em vista, o trabalho procura lançar luz à compreensão do perfil das classes populares, seus estilos de vida e de compra, dando foco ao produto preservativo. A revisão da literatura trata da teoria do comportamento do consumidor, associando-a a estudos sobre hábitos de uso do preservativo e a considerações sobre atributos do mesmo. A pesquisa de campo procura identificar quais atributos do preservativo são considerados mais importantes pelos consumidores de baixa renda e qual o peso relativo dessa importância. Para tanto, faz uso de um estudo exploratório-descritivo, apoiado no método de análise da Conjoint Analysis, próprio para avaliação relativa entre atributos. Os principais resultados apresentados mostram que esses consumidores consideram fortemente a importância da marca e do preço, mas não desprezam fatores como formato e textura. Para concluir, as considerações finais destacam que os resultados apresentados sugerem oportunidades de ações de marketing que chamem a atenção dos atributos identificados como de maior importância relativa e permitam o maior acesso do indivíduo de baixa renda ao preservativo.This thesis is about the behavior of a specific group of brazilian consumers who are classified as low income people. It aims to evaluate how they choose and buy condoms. There are mainly two factors that make this research important: the first one is related to the fact that the number of low income people with Aids is increasing; the second one is related to the growing birth rate in the low income group. The social and economical consequences of these factors are really serious. Using condom can be one of the ways to prevent Aids and pregnancy. Because of this, condom has an important role in this situation. This research intends to understand the profile of the low income groups, their way of living and buying, especially condoms. The theoretical review is based on the consumer behavior, relating it to the searches about the condom using habits and their attributes. The marketing research aims to identify which condom attributes are considered more important by the low income consumers and how such attributes are important or not to these consumers. The main results show that the consumers really consider the condom brand and price, but they also consider the format and texture. Finally, we conclude that there are marketing opportunities related to the condom attributes identified as the most important ones to the low income consumers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIkeda, Ana AkemiIssa Junior, Eduardo Neder2004-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22042008-004526/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-22042008-004526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
Low income consumer behavior: a study about condom purchase process
title Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
spellingShingle Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
Issa Junior, Eduardo Neder
Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Contraceptive devices
Dispositivos anticoncepcionais
Low income class
title_short Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
title_full Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
title_fullStr Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
title_sort Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
author Issa Junior, Eduardo Neder
author_facet Issa Junior, Eduardo Neder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ikeda, Ana Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Issa Junior, Eduardo Neder
dc.subject.por.fl_str_mv Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Contraceptive devices
Dispositivos anticoncepcionais
Low income class
topic Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Contraceptive devices
Dispositivos anticoncepcionais
Low income class
description Este estudo versa sobre o comportamento de um grupo específico de consumidores brasileiros, classificados como de baixa renda, e busca avaliar como se dá o processo de tomada de decisão na compra de preservativos. Basicamente dois fatores justificam a importância do tema: o primeiro é o fato de que um dos segmentos que mais têm sido afetados pelo aumento da incidência da Aids é a população de baixa renda; o segundo, é a constatação de que crescem as taxas de fecundidade entre mulheres dessa mesma classe. As conseqüências socioeconômicas desses fatos podem ser graves. O uso de métodos contraceptivos e de prevenção contra a doença parece ser, portanto, o caminho para se amenizar o problema. O preservativo tem papel de destaque nessa luta. Tendo isso em vista, o trabalho procura lançar luz à compreensão do perfil das classes populares, seus estilos de vida e de compra, dando foco ao produto preservativo. A revisão da literatura trata da teoria do comportamento do consumidor, associando-a a estudos sobre hábitos de uso do preservativo e a considerações sobre atributos do mesmo. A pesquisa de campo procura identificar quais atributos do preservativo são considerados mais importantes pelos consumidores de baixa renda e qual o peso relativo dessa importância. Para tanto, faz uso de um estudo exploratório-descritivo, apoiado no método de análise da Conjoint Analysis, próprio para avaliação relativa entre atributos. Os principais resultados apresentados mostram que esses consumidores consideram fortemente a importância da marca e do preço, mas não desprezam fatores como formato e textura. Para concluir, as considerações finais destacam que os resultados apresentados sugerem oportunidades de ações de marketing que chamem a atenção dos atributos identificados como de maior importância relativa e permitam o maior acesso do indivíduo de baixa renda ao preservativo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22042008-004526/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22042008-004526/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090981110218752