Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/
Resumo: O objeto desta tese são os aspectos que distinguem a educação escolar indígena da educação escolar convencional. Especificamente, dirige-se a processos educacionais que possam ser classificados como inovadores, ou seja, tentativas de alteração de práticas educacionais consideradas costumeiras. O objetivo principal foi definir a educação escolar indígena a partir da relação que esta estabelece com as aspirações de futuro das comunidades. Para tanto foi examinada a hipótese de que experiências recentes de escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares com objetivos comunitários. Esta hipótese foi confirmada no estudo de caso da Escola Indígena Khumuno Wuu, que fica em território do povo Kotiria (Wanano), na Comunidade Caruru Cachoeira, alto rio Uaupés, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, Amazônia brasileira. Conclui que, ao refletirem sobre o que querem da sua escola, os Kotiria elaboram e executam seus planos para o contexto atual e para as novas gerações, o que faz da escola espaço principal de reunião comunitária, debate e intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras.
id USP_716c3f37c1e13d34cca733dbca5f3f6d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16122013-153433
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidadesIndigenous school education as educational innovation: the school and the community aspirations for the futureAlto Rio NegroAmazonasAmazonasEducação escolar indígenaEducational innovationIndigenous school educationInovação educacionalKotiria (Wanano)Kotiria (Wanano)Upper Rio NegroO objeto desta tese são os aspectos que distinguem a educação escolar indígena da educação escolar convencional. Especificamente, dirige-se a processos educacionais que possam ser classificados como inovadores, ou seja, tentativas de alteração de práticas educacionais consideradas costumeiras. O objetivo principal foi definir a educação escolar indígena a partir da relação que esta estabelece com as aspirações de futuro das comunidades. Para tanto foi examinada a hipótese de que experiências recentes de escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares com objetivos comunitários. Esta hipótese foi confirmada no estudo de caso da Escola Indígena Khumuno Wuu, que fica em território do povo Kotiria (Wanano), na Comunidade Caruru Cachoeira, alto rio Uaupés, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, Amazônia brasileira. Conclui que, ao refletirem sobre o que querem da sua escola, os Kotiria elaboram e executam seus planos para o contexto atual e para as novas gerações, o que faz da escola espaço principal de reunião comunitária, debate e intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras.The aim of this thesis is to analyse the aspects which distinguish indigenous school education from traditional education. For that purpose, educational processes that may be classified as innovative and all the attempts to change the common educational practices have been considered. The main objective was to define the indigenous school education regarding the relationship that it establishes with its community aspirations for the future. To that end, we have examined the hypothesis that the recent indigenous schooling experience has tried to interrelate the school objectives with the community objectives. This hypothesis was confirmed in the case study of Khumuno Wuu Indigenous School which is located in Kotirias (Wanano) territory, Caruru Cachoeira Community, on the Northern shores of Uaupés River, in the city and municipality of São Gabriel da Cachoeira, AM, in the Brazilian Amazon region. The conclusion was that by reflecting upon what they expect from school, the Kotiria people elaborate and execute their plans bearing in mind their current context as well as the future generations. That makes the school the main place for community gathering, intervention and debate about the current and future living conditions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGhanem Junior, Elie George GuimaraesAbbonizio, Aline Cristina de Oliveira2013-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-16122013-153433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
Indigenous school education as educational innovation: the school and the community aspirations for the future
title Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
spellingShingle Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Alto Rio Negro
Amazonas
Amazonas
Educação escolar indígena
Educational innovation
Indigenous school education
Inovação educacional
Kotiria (Wanano)
Kotiria (Wanano)
Upper Rio Negro
title_short Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
title_full Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
title_fullStr Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
title_full_unstemmed Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
title_sort Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades
author Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
author_facet Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Alto Rio Negro
Amazonas
Amazonas
Educação escolar indígena
Educational innovation
Indigenous school education
Inovação educacional
Kotiria (Wanano)
Kotiria (Wanano)
Upper Rio Negro
topic Alto Rio Negro
Amazonas
Amazonas
Educação escolar indígena
Educational innovation
Indigenous school education
Inovação educacional
Kotiria (Wanano)
Kotiria (Wanano)
Upper Rio Negro
description O objeto desta tese são os aspectos que distinguem a educação escolar indígena da educação escolar convencional. Especificamente, dirige-se a processos educacionais que possam ser classificados como inovadores, ou seja, tentativas de alteração de práticas educacionais consideradas costumeiras. O objetivo principal foi definir a educação escolar indígena a partir da relação que esta estabelece com as aspirações de futuro das comunidades. Para tanto foi examinada a hipótese de que experiências recentes de escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares com objetivos comunitários. Esta hipótese foi confirmada no estudo de caso da Escola Indígena Khumuno Wuu, que fica em território do povo Kotiria (Wanano), na Comunidade Caruru Cachoeira, alto rio Uaupés, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, Amazônia brasileira. Conclui que, ao refletirem sobre o que querem da sua escola, os Kotiria elaboram e executam seus planos para o contexto atual e para as novas gerações, o que faz da escola espaço principal de reunião comunitária, debate e intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257086969249792