Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-27042022-113605/ |
Resumo: | O comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais. |
id |
USP_719a751fe55bff5558b3e7e570be699c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27042022-113605 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacionalEmployee communication as a strategic factor for organizational commitment.Comprometimento OrganizacionalComunicação InternaComunicação OrganizacionalInternal CommunicationOrganizational CommitmentOrganizational CommunicationPublic RelationsRelações PúblicasO comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais.Organizational commitment has been widely studied and researched, especially by administrators. In the field of communication, there are still few contributions, although the market constantly demands from organizational communication professionals strategies and practices that contribute to the affective bond of employees with companies. Given this gap, the present study aimed to analyze the relationship between commitment and organizational communication from a new perspective, that of communication, investigating how the second element can contribute to the first. To achieve this goal, a single integrated case study, that is, with multiple units of analysis, was conducted, combining quantitative and qualitative techniques. The research involved a sample of 1,763 workers from the administrative, industrial and commercial environments of an organization in the food sector. The results reveal that: first, a high level of organizational commitment was identified in the organization; second, on a scale from 0 to 10 to measure the contribution of communication to commitment, the level reached was 7; third, the strategic and cultural dimensions of communication are those that have shown the greatest contribution, especially communication practices aimed at aligning employees with organizational goals and values; fourth: leadership communication was presented as a key element in this scenario. As a main contribution, this study proposed a methodological approach that allows analyzing organizational commitment linked to communicational practices, which can be replicated in other research on the subject or tested in studies that investigate the relationship between communication and other organizational phenomena.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKunsch, Margarida Maria KrohlingAlmeida, Michele Medeiros Martins de2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-27042022-113605/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T14:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-27042022-113605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T14:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional Employee communication as a strategic factor for organizational commitment. |
title |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
spellingShingle |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional Almeida, Michele Medeiros Martins de Comprometimento Organizacional Comunicação Interna Comunicação Organizacional Internal Communication Organizational Commitment Organizational Communication Public Relations Relações Públicas |
title_short |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
title_full |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
title_fullStr |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
title_full_unstemmed |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
title_sort |
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional |
author |
Almeida, Michele Medeiros Martins de |
author_facet |
Almeida, Michele Medeiros Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kunsch, Margarida Maria Krohling |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Michele Medeiros Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprometimento Organizacional Comunicação Interna Comunicação Organizacional Internal Communication Organizational Commitment Organizational Communication Public Relations Relações Públicas |
topic |
Comprometimento Organizacional Comunicação Interna Comunicação Organizacional Internal Communication Organizational Commitment Organizational Communication Public Relations Relações Públicas |
description |
O comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-27042022-113605/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-27042022-113605/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091121514545152 |