A relação entre imagem e atenuação pragmática na análise de livros didáticos de Português para estrangeiros (PLE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-23072021-155041/ |
Resumo: | A pesquisa parte do pressuposto de que os livros didáticos de PLE não contemplam aspectos do uso da língua centradas nas relações de interação entre os interlocutores apresentados nos diálogos das unidades de ensino desses manuais e que também negligenciam as questões de imagem (GOFFMAN, 1970); da pragmática sociocultural (BRAVO, 2004), e da atenuação pragmática (BRIZ, 2005, 2014). Portanto, o objeto da pesquisa centra-se, a partir da Pragmática, no tópico sobre a atenuação pragmática e apresenta como objetivo geral examinar como as particularidades do uso da língua, sob a luz dos estudos da atenuação pragmática, estão presentes ou não nos discursos dos livros didáticos de PLE; mostrar que os conhecimentos da pragmática sociocultural, da cortesia e da atenuação pragmática podem revelar novos caminhos para o entendimento da língua no processo de ensino e, revelar novos, e necessários, processos de ensino-aprendizagem, uma vez que a atenuação pragmática pode ser mais um elemento para a compreensão do uso da língua estrangeira. Para embasar o estudo, apresentamos nosso posicionamento sobre a Pragmática e focamos o tema \"atenuação\" mostrando como esse assunto tem se desenvolvido nos estudos da linguagem; destacamos a diferenciação entre cortesia e atenuação e ressaltamos o seu caráter argumentativo, conforme estabelecem Briz (2005), Albelda (2017); detalhamos conceitos como \"imagem\" e \"trabalho de imagem\" a partir de Goffman (1967), Arundale (2013); reforçamos a importância de conscientizar sobre um ensino da competência pragmática, conforme postula o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e, apresentamos o livro didático, como ferramenta pedagógica, que contribui para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira. Também, concentramo-nos em evidenciar como as situações comunicativas são (re)produzidas, tomando como base o \"Princípio da Cooperação\" proposto por Grice. Para desenvolver a tese, adotamos o método analítico-descritivo, com pesquisa quantitativa e qualitativa para coletar, categorizar e analisar os dados, com base na descrição da \"Ficha metodológica\" elaborada pelo projeto Es.Por.Atenuação no qual detalhamos suas particularidades e esclarecemos as adaptações desse instrumento de análise para o uso no presente estudo. O corpus é constituído por livros didáticos de PLE - delimitados pelos critérios de mercado editorial e recorrência comum das temáticas -, definido em seis obras que possuem cinco eixos temáticos comuns (\"Restaurante\", \"Saúde\", \"Ao telefone\", \"Moradia\" e \"Compras\"), totalizando 26 situações comunicativas que foram submetidas à análise quantitativa e qualitativa. Com o levantamento dos dados sobre os procedimentos e as funções, determinamos os recursos mais utilizados que foram sistematizados nas respectivas categorias. De posse desses resultados, refletimos como a relação entre atenuação e imagem se configura nas obras didáticas e de que modo os manuais veiculam essa representação (re)produzida pelo uso (ou não) da atenuação pragmática. Dessa forma, após o desenvolvimento das análises e categorizações, nas \"Considerações finais\", chegamos à conclusão de que os LDs revelam um trabalho de imagem expresso pelos procedimentos linguísticos e que esses aspectos necessitam ser melhor detalhados para que os/as aprendentes possam ter consciência sobre esse fenômeno pragmático no uso da linguagem. |
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A relação entre imagem e atenuação pragmática na análise de livros didáticos de Português para estrangeiros (PLE)The relationship between image and pragmatic attenuation in the analysis of Portuguese textbooks for foreigners (PFL)AtenuaçãoFaceFaceworkFunçãoFunctionImagemLivro didáticoMitigationProcedimentosProceduresTextbookTrabalho de imagemA pesquisa parte do pressuposto de que os livros didáticos de PLE não contemplam aspectos do uso da língua centradas nas relações de interação entre os interlocutores apresentados nos diálogos das unidades de ensino desses manuais e que também negligenciam as questões de imagem (GOFFMAN, 1970); da pragmática sociocultural (BRAVO, 2004), e da atenuação pragmática (BRIZ, 2005, 2014). Portanto, o objeto da pesquisa centra-se, a partir da Pragmática, no tópico sobre a atenuação pragmática e apresenta como objetivo geral examinar como as particularidades do uso da língua, sob a luz dos estudos da atenuação pragmática, estão presentes ou não nos discursos dos livros didáticos de PLE; mostrar que os conhecimentos da pragmática sociocultural, da cortesia e da atenuação pragmática podem revelar novos caminhos para o entendimento da língua no processo de ensino e, revelar novos, e necessários, processos de ensino-aprendizagem, uma vez que a atenuação pragmática pode ser mais um elemento para a compreensão do uso da língua estrangeira. Para embasar o estudo, apresentamos nosso posicionamento sobre a Pragmática e focamos o tema \"atenuação\" mostrando como esse assunto tem se desenvolvido nos estudos da linguagem; destacamos a diferenciação entre cortesia e atenuação e ressaltamos o seu caráter argumentativo, conforme estabelecem Briz (2005), Albelda (2017); detalhamos conceitos como \"imagem\" e \"trabalho de imagem\" a partir de Goffman (1967), Arundale (2013); reforçamos a importância de conscientizar sobre um ensino da competência pragmática, conforme postula o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e, apresentamos o livro didático, como ferramenta pedagógica, que contribui para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira. Também, concentramo-nos em evidenciar como as situações comunicativas são (re)produzidas, tomando como base o \"Princípio da Cooperação\" proposto por Grice. Para desenvolver a tese, adotamos o método analítico-descritivo, com pesquisa quantitativa e qualitativa para coletar, categorizar e analisar os dados, com base na descrição da \"Ficha metodológica\" elaborada pelo projeto Es.Por.Atenuação no qual detalhamos suas particularidades e esclarecemos as adaptações desse instrumento de análise para o uso no presente estudo. O corpus é constituído por livros didáticos de PLE - delimitados pelos critérios de mercado editorial e recorrência comum das temáticas -, definido em seis obras que possuem cinco eixos temáticos comuns (\"Restaurante\", \"Saúde\", \"Ao telefone\", \"Moradia\" e \"Compras\"), totalizando 26 situações comunicativas que foram submetidas à análise quantitativa e qualitativa. Com o levantamento dos dados sobre os procedimentos e as funções, determinamos os recursos mais utilizados que foram sistematizados nas respectivas categorias. De posse desses resultados, refletimos como a relação entre atenuação e imagem se configura nas obras didáticas e de que modo os manuais veiculam essa representação (re)produzida pelo uso (ou não) da atenuação pragmática. Dessa forma, após o desenvolvimento das análises e categorizações, nas \"Considerações finais\", chegamos à conclusão de que os LDs revelam um trabalho de imagem expresso pelos procedimentos linguísticos e que esses aspectos necessitam ser melhor detalhados para que os/as aprendentes possam ter consciência sobre esse fenômeno pragmático no uso da linguagem.This research starts from the assumption that Portuguese as Foreign Language textbooks do not contemplate aspects of language use concerning the interactive relations between the interlocutors in the dialogues of the teaching units and that they also neglect issues related to face (GOFFMAN, 1970), sociocultural pragmatics (BRAVO, 2004), and pragmatic mitigation (BRIZ, 2005, 2014). Therefore this research focuses on mitigation from a Pragmatics perspective and aims to examine, in the light of studies of pragmatic mitigation, whether and how the particularities of language use are present in the textbooks; as well as to show that knowledge of socio-cultural pragmatics, politeness and pragmatic mitigation can reveal new ways to understand language in the teaching process and new and necessary teaching/learning processes, since pragmatic mitigation can be an additional element to understand the use of the foreign language. To support the study, we present our position on Pragmatics and focus on \"mitigation\" showing how this subject has developed in language studies; we highlight the difference between politeness and mitigation and we emphasize its argumentative feature, as established by Briz (2005) and Albelda (2017); we detail concepts such as \"face\" and \"facework\" from Goffman (1967) and Arundale (2013); we reinforce the importance of raising awareness about teaching pragmatic competence, as postulated by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR); and we present the textbook as a pedagogical tool that contributes to the teaching/learning of the foreign language. We also focus on showing how communicative situations are (re)produced, based on the \"Cooperation Principle\'\' proposed by Grice. To develop the thesis, we adopted the analytical-descriptive method, with quantitative and qualitative investigations to collect, categorize and analyze the data, based on the description of the \"Methodological data sheet\" prepared by the Es.Por.Atenuação Project, detailing its particularities and clarifying the adaptations of this analytical instrument for use in the present study. The corpus consists of six Portuguese as Foreign Language textbooks - chosen based on market criteria and common recurrence of the themes - that have five common thematic areas (\"Restaurant\", \"Health\", \"On the phone\", \"Housing\" and \"Shopping\"), totaling 26 communicative situations that we resubmitted to quantitative and qualitative analysis. With the survey of data on procedures and functions, we determined the most used resources that have been systematized in the respective categories. With these results in hand, we reflect on how the relationship between mitigation and facework is configured in didactic books and how the manuals convey this representation (re) produced by the use (or lack) of pragmatic mitigation. Thus, after the development of the analyses and categorizations we came to the conclusion that Portuguese as Foreign Language textbooks course books reveal facework expressed by linguistic procedures and that these aspects should be better detailed so that learners can become aware of this pragmatic phenomenon in language use.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Luiz Antonio daBlanco, Yedda Alves de Oliveira Caggiano2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-23072021-155041/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-23T22:03:03Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-155041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-23T22:03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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