O papel da tecnologia de embalagem na intenção de compra online de alimentos perecíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-213126/ |
Resumo: | A migração do canal de compras físico para o ambiente virtual é um fenômeno crescente para a grande maioria dos bens de consumo. Os alimentos perecíveis in natura, ou minimamente processados, compõem a categoria de produtos de menor ascensão do canal online, indicando que existe uma barreira à adição do alimento perecível no carrinho online, que faz com que o consumidor prefira o ambiente físico para realizar a compra desta categoria. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, que impactou o mundo principalmente entre os anos de 2020 e 2022, as compras de itens essenciais sem sair de casa se tornaram ainda mais importantes. Neste contexto, o presente estudo teve abordagem quantitativa através de modelo de equações estruturais, em que mediu a Intenção de Compra, Qualidade Percebida e Risco Percebido em experimento contendo manipulações de tecnologias de embalagens inteligentes (Pacote de Atmosfera Modificada, e Selo Indicador de Frescor) comparadas às embalagens convencionais, para as categorias de alimentos perecíveis de Frango, Peixe, Carne, Ameixa, Tomate, e Alface. Dentre os achados do estudo destaca-se o papel moderador da categoria do alimento na relevância em que a tecnologia aumenta a intenção de compra online deste alimento perecível. Tal entendimento gera oportunidades para os donos de marca e canais de varejo refletirem sobre a chance de seus clientes adicionarem produtos perecíveis em seu carrinho virtual, através ajustes em sua apresentação de embalagem. |
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O papel da tecnologia de embalagem na intenção de compra online de alimentos perecíveisThe role of packaging technology in the online purchase intention of perishable foodsComportamento do consumidorConsumer behaviorEmbalagens de alimentos perecíveisIntenção de compraModelo de equações estruturaisOnline supermarketPerishable food packagingPurchase intentionStructural equation modelSupermercado onlineA migração do canal de compras físico para o ambiente virtual é um fenômeno crescente para a grande maioria dos bens de consumo. Os alimentos perecíveis in natura, ou minimamente processados, compõem a categoria de produtos de menor ascensão do canal online, indicando que existe uma barreira à adição do alimento perecível no carrinho online, que faz com que o consumidor prefira o ambiente físico para realizar a compra desta categoria. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, que impactou o mundo principalmente entre os anos de 2020 e 2022, as compras de itens essenciais sem sair de casa se tornaram ainda mais importantes. Neste contexto, o presente estudo teve abordagem quantitativa através de modelo de equações estruturais, em que mediu a Intenção de Compra, Qualidade Percebida e Risco Percebido em experimento contendo manipulações de tecnologias de embalagens inteligentes (Pacote de Atmosfera Modificada, e Selo Indicador de Frescor) comparadas às embalagens convencionais, para as categorias de alimentos perecíveis de Frango, Peixe, Carne, Ameixa, Tomate, e Alface. Dentre os achados do estudo destaca-se o papel moderador da categoria do alimento na relevância em que a tecnologia aumenta a intenção de compra online deste alimento perecível. Tal entendimento gera oportunidades para os donos de marca e canais de varejo refletirem sobre a chance de seus clientes adicionarem produtos perecíveis em seu carrinho virtual, através ajustes em sua apresentação de embalagem.Migration from the physical shopping channel to the virtual environment is a growing phenomenon for the vast majority of consumer goods. In natura, or minimally processed, perishable foods make up the category of products with the lowest rise in the online channel, indicating that there is a barrier to adding perishable food to the online cart, which leads the consumer to prefer the physical environment to make the purchase of this category. With the the Covid-19 pandemic, which impacted the world mainly between the years 2020 and 2022, shopping for essential items without leaving home became even more important. In this context, the present study had a quantitative approach through a model of structural equations, in which it measured the Purchase Intention, Perceived Quality and Perceived Risk in an experiment containing manipulations of intelligent packaging technologies (Modified Atmosphere Package, and Freshness Indicator Seal) compared to conventional packaging, for the perishable food categories of Chicken, Fish, Meat, Plum, Tomato, and Lettuce. Among the findings of the study, the moderating role of the food category stands out in terms of the relevance in which technology increases the intention to purchase this perishable food online. Such an understanding creates opportunities for brand owners and retail channels to reflect on the chance of their customers adding perishable products to their virtual cart, through adjustments in their packaging presentation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzon, Jose AfonsoCorrêa, Mayara Cristina2023-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-213126/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-05T14:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-23012024-213126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-05T14:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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