Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Guilherme Bandones
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-17072019-151052/
Resumo: O Brasil possui uma matriz de transporte onde apenas 13% das cargas utilizam vias marítimas, o que não condiz com a realidade de seu território, onde sua extensa área e litoral fazem do modal aquaviário uma importante alternativa na movimentação de cargas. Nesse contexto, o presente trabalho simulou um sistema de cabotagem onde navios circulam entre três portos dedicados, localizados em Suape, Santos e Rio Grande, e tem como objetivo dimensionar o número de berços por porto e a número e tamanho dos navios necessários para transportar, exclusivamente por contêineres, uma parcela da carga rodoviária. O trabalho considera as atividades de pré-operação, operação (carregamento e descarregamento), pós-operação, viagem entre portos e eventuais filas de entrada, em uma abordagem estocástica desses fatores, além do balanceamento e movimentação de contêineres vazios. Os resultados mostram que o tamanho da infraestrutura necessária para a implementação de um sistema dedicado à cabotagem é viável e seria uma alternativa para melhorar o sistema de transporte de carga entre os estados estudados.
id USP_74c4ec60febffe51eca568b2a072c4d3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17072019-151052
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.Dimensioning of a containerized transport system dedicated to short sea shipping.CabotagemContainer.ContêineresDimensionamento de frotaFleet sizingShort sea shippingSimulaçãoSimulationTransportTransportesO Brasil possui uma matriz de transporte onde apenas 13% das cargas utilizam vias marítimas, o que não condiz com a realidade de seu território, onde sua extensa área e litoral fazem do modal aquaviário uma importante alternativa na movimentação de cargas. Nesse contexto, o presente trabalho simulou um sistema de cabotagem onde navios circulam entre três portos dedicados, localizados em Suape, Santos e Rio Grande, e tem como objetivo dimensionar o número de berços por porto e a número e tamanho dos navios necessários para transportar, exclusivamente por contêineres, uma parcela da carga rodoviária. O trabalho considera as atividades de pré-operação, operação (carregamento e descarregamento), pós-operação, viagem entre portos e eventuais filas de entrada, em uma abordagem estocástica desses fatores, além do balanceamento e movimentação de contêineres vazios. Os resultados mostram que o tamanho da infraestrutura necessária para a implementação de um sistema dedicado à cabotagem é viável e seria uma alternativa para melhorar o sistema de transporte de carga entre os estados estudados.Only 13% of Brazilian loads are transported by ships, which does not match the reality of its territory, where its extensive area and coastline make the waterway mode an important alternative in cargo handling. In this context, the present work aims to simulate a short sea shipping system where ships circulate between three dedicated ports, located in Suape, Santos and Rio Grande, in order to size the number of berths per port and the number and size of the ships necessary to transport, exclusively by containers, a portion of the road load. The work considers the pre-operation, operation (loading and unloading), post-operation, travel between ports and eventual entry queues, in a stochastic approach of these factors, and beside that the balancing and movement of empty containers. The results show that the infrastructure size required for the implementation of a short sea shipping system is feasible and would be an alternative to improve the system of cargo transportation among the states studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosCorrêa, Guilherme Bandones2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-17072019-151052/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-25T23:21:15Zoai:teses.usp.br:tde-17072019-151052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-25T23:21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
Dimensioning of a containerized transport system dedicated to short sea shipping.
title Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
spellingShingle Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
Corrêa, Guilherme Bandones
Cabotagem
Container.
Contêineres
Dimensionamento de frota
Fleet sizing
Short sea shipping
Simulação
Simulation
Transport
Transportes
title_short Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
title_full Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
title_fullStr Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
title_full_unstemmed Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
title_sort Dimensionamento de um sistema de transporte conteinerizado dedicado à  cabotagem.
author Corrêa, Guilherme Bandones
author_facet Corrêa, Guilherme Bandones
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Guilherme Bandones
dc.subject.por.fl_str_mv Cabotagem
Container.
Contêineres
Dimensionamento de frota
Fleet sizing
Short sea shipping
Simulação
Simulation
Transport
Transportes
topic Cabotagem
Container.
Contêineres
Dimensionamento de frota
Fleet sizing
Short sea shipping
Simulação
Simulation
Transport
Transportes
description O Brasil possui uma matriz de transporte onde apenas 13% das cargas utilizam vias marítimas, o que não condiz com a realidade de seu território, onde sua extensa área e litoral fazem do modal aquaviário uma importante alternativa na movimentação de cargas. Nesse contexto, o presente trabalho simulou um sistema de cabotagem onde navios circulam entre três portos dedicados, localizados em Suape, Santos e Rio Grande, e tem como objetivo dimensionar o número de berços por porto e a número e tamanho dos navios necessários para transportar, exclusivamente por contêineres, uma parcela da carga rodoviária. O trabalho considera as atividades de pré-operação, operação (carregamento e descarregamento), pós-operação, viagem entre portos e eventuais filas de entrada, em uma abordagem estocástica desses fatores, além do balanceamento e movimentação de contêineres vazios. Os resultados mostram que o tamanho da infraestrutura necessária para a implementação de um sistema dedicado à cabotagem é viável e seria uma alternativa para melhorar o sistema de transporte de carga entre os estados estudados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-17072019-151052/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-17072019-151052/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090804516388864