Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caio Mathias Netto de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-19092014-104636/
Resumo: Neste trabalho o autor compara modelos de apreçamento de opções com relação à capacidade de reprodução dos preços de opções europeias observados no mercado. Oito modelos são considerados: desde o original Black-Scholes, até o modelo de Bates, que incorpora reversão à média, volatilidade estocástica e saltos. A análise é feita com uma base de dados contendo preços de opções da companhia Vale S.A. para um período de seis anos. Os resultados evidenciaram a importância de saltos para o apreçamento de opções próximas ao vencimento e da reversão à média para vencimentos mais longos, tendo a volatilidade estocástica uma ação mais limitada, porém relevante na diminuição do erro total da calibração.
id USP_7729b1aedf91c90497066b506e136a86
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19092014-104636
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.Comparative analysis of option pricing models with mean revertion, jumps and stochastic volatility.Apreçamento de derivativosCalibraçãoCalibrationDerivatives pricingGerenciamento de riscoRisk managementNeste trabalho o autor compara modelos de apreçamento de opções com relação à capacidade de reprodução dos preços de opções europeias observados no mercado. Oito modelos são considerados: desde o original Black-Scholes, até o modelo de Bates, que incorpora reversão à média, volatilidade estocástica e saltos. A análise é feita com uma base de dados contendo preços de opções da companhia Vale S.A. para um período de seis anos. Os resultados evidenciaram a importância de saltos para o apreçamento de opções próximas ao vencimento e da reversão à média para vencimentos mais longos, tendo a volatilidade estocástica uma ação mais limitada, porém relevante na diminuição do erro total da calibração.In this paper the author compares the ability of European option pricing models to replicate observable market contracts. Eight models are studied: from the original Black- Scholes to the Bates model which takes mean reversion, stochastic volatility and jumps. The analysis is run against a database with six years of Vale S.A. option prices. Results emphasize the importance of jumps when pricing short-term options and the key role of mean reversion on longer contracts, while stochastic volatility had a more limited action although relevant to the calibration overall precision.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Oswaldo Luiz do ValleOliveira, Caio Mathias Netto de2013-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-19092014-104636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-19092014-104636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
Comparative analysis of option pricing models with mean revertion, jumps and stochastic volatility.
title Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
spellingShingle Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
Oliveira, Caio Mathias Netto de
Apreçamento de derivativos
Calibração
Calibration
Derivatives pricing
Gerenciamento de risco
Risk management
title_short Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
title_full Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
title_fullStr Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
title_full_unstemmed Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
title_sort Análise comparativa de modelos de apreçamento de opções considerando reversão à média, saltos e volatilidade estocástica.
author Oliveira, Caio Mathias Netto de
author_facet Oliveira, Caio Mathias Netto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Oswaldo Luiz do Valle
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caio Mathias Netto de
dc.subject.por.fl_str_mv Apreçamento de derivativos
Calibração
Calibration
Derivatives pricing
Gerenciamento de risco
Risk management
topic Apreçamento de derivativos
Calibração
Calibration
Derivatives pricing
Gerenciamento de risco
Risk management
description Neste trabalho o autor compara modelos de apreçamento de opções com relação à capacidade de reprodução dos preços de opções europeias observados no mercado. Oito modelos são considerados: desde o original Black-Scholes, até o modelo de Bates, que incorpora reversão à média, volatilidade estocástica e saltos. A análise é feita com uma base de dados contendo preços de opções da companhia Vale S.A. para um período de seis anos. Os resultados evidenciaram a importância de saltos para o apreçamento de opções próximas ao vencimento e da reversão à média para vencimentos mais longos, tendo a volatilidade estocástica uma ação mais limitada, porém relevante na diminuição do erro total da calibração.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-19092014-104636/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-19092014-104636/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257131576721408