A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mozena, Erika Regina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-171123/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar e propor alternativas para o ensino do Problema da Radiação do Corpo Negro (PRCN) e sua solução estabelecida por Planck. Para solucionar esse empreendimento, nosso estudo foi dividido em quatro partes: -Compilamos, a partir da literatura e da leitura de alguns originais, um breve histórico com várias deduções físicas da radiação térmica, do PRCN e sua solução por Planck. Com isso, além de ganharmos embasamento para as análises subseqüêntes, também disponibilizamos um texto para o aprendizado do PRCN por estudantes de física, que procura conjugar aspectos conceituais, matemáticos, históricos e metodológicos. -Traçamos, baseados na epistemologia de Thomas Kuhn, um panorama da educação científica, cujo principal instrumento é o manual didático. Observamos que na busca por síntese e para manter e propagar a visão cumulativa, linear, objetiva e racional da ciência, os manuais didáticos distorcem a própria física e o seu ensino. -Analisamos a abordagem de dois textos sobre o PRCN de manuais didáticos de Física Moderna, tendo como pano de fundo algumas das dificuldades de abordagem do PRC apontados pela literatura. -Contrapomos os problemas das abordagens dominantes e outra que consideramos inovadora: aquela utilizada em parte da disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\" do Instituto de Física da USP - São Paulo, quando ministrada pelo orientador desta dissertação. Com relação ao ensino do PRCN e sa po Planck, a análise de alguns textos pretensamente didáticos sobro o assunto nos mostrou que a utilização desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seus objetivos. Ao utilizar desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seu objetivo. Ao utilizar abordagens superficiais e sintéticas, esses textos promovem distorções para a física, o fazer científico e a sua história. A análise da abordagem do PRCN bastante detalhada na ) disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\", cuja estrutura se aproxima mais aos nossos anseios pedagógicos em contraposição à abordagens dominantes que analisamos, nos mostrou que os problemas apontados podem ser minimizados. A partir desses resultados e da nossa pretensão em formar pesquisadores e professores autônomos, críticos, reflexivos e que possam realmente dominar a aplicar o conhecimento físico, sugerimos, então, a ampliação da discussão sobre a radiação térmica e o PRCN para outras disciplinas e áreas do ensino de física
id USP_7769a1111a0781d3a6f01300504d49da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072021-171123
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quânticaPlanck\'s solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physicsFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)PHYSICS (STUDY AND TEACHING)RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)Este trabalho tem por objetivo estudar e propor alternativas para o ensino do Problema da Radiação do Corpo Negro (PRCN) e sua solução estabelecida por Planck. Para solucionar esse empreendimento, nosso estudo foi dividido em quatro partes: -Compilamos, a partir da literatura e da leitura de alguns originais, um breve histórico com várias deduções físicas da radiação térmica, do PRCN e sua solução por Planck. Com isso, além de ganharmos embasamento para as análises subseqüêntes, também disponibilizamos um texto para o aprendizado do PRCN por estudantes de física, que procura conjugar aspectos conceituais, matemáticos, históricos e metodológicos. -Traçamos, baseados na epistemologia de Thomas Kuhn, um panorama da educação científica, cujo principal instrumento é o manual didático. Observamos que na busca por síntese e para manter e propagar a visão cumulativa, linear, objetiva e racional da ciência, os manuais didáticos distorcem a própria física e o seu ensino. -Analisamos a abordagem de dois textos sobre o PRCN de manuais didáticos de Física Moderna, tendo como pano de fundo algumas das dificuldades de abordagem do PRC apontados pela literatura. -Contrapomos os problemas das abordagens dominantes e outra que consideramos inovadora: aquela utilizada em parte da disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\" do Instituto de Física da USP - São Paulo, quando ministrada pelo orientador desta dissertação. Com relação ao ensino do PRCN e sa po Planck, a análise de alguns textos pretensamente didáticos sobro o assunto nos mostrou que a utilização desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seus objetivos. Ao utilizar desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seu objetivo. Ao utilizar abordagens superficiais e sintéticas, esses textos promovem distorções para a física, o fazer científico e a sua história. A análise da abordagem do PRCN bastante detalhada na ) disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\", cuja estrutura se aproxima mais aos nossos anseios pedagógicos em contraposição à abordagens dominantes que analisamos, nos mostrou que os problemas apontados podem ser minimizados. A partir desses resultados e da nossa pretensão em formar pesquisadores e professores autônomos, críticos, reflexivos e que possam realmente dominar a aplicar o conhecimento físico, sugerimos, então, a ampliação da discussão sobre a radiação térmica e o PRCN para outras disciplinas e áreas do ensino de físicaPlanck\'s solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physicsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZanetic, JoaoMozena, Erika Regina2003-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-171123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-171123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
Planck\'s solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physics
title A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
spellingShingle A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
Mozena, Erika Regina
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)
THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)
title_short A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
title_full A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
title_fullStr A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
title_full_unstemmed A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
title_sort A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
author Mozena, Erika Regina
author_facet Mozena, Erika Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanetic, Joao
dc.contributor.author.fl_str_mv Mozena, Erika Regina
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)
THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)
topic FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)
THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)
description Este trabalho tem por objetivo estudar e propor alternativas para o ensino do Problema da Radiação do Corpo Negro (PRCN) e sua solução estabelecida por Planck. Para solucionar esse empreendimento, nosso estudo foi dividido em quatro partes: -Compilamos, a partir da literatura e da leitura de alguns originais, um breve histórico com várias deduções físicas da radiação térmica, do PRCN e sua solução por Planck. Com isso, além de ganharmos embasamento para as análises subseqüêntes, também disponibilizamos um texto para o aprendizado do PRCN por estudantes de física, que procura conjugar aspectos conceituais, matemáticos, históricos e metodológicos. -Traçamos, baseados na epistemologia de Thomas Kuhn, um panorama da educação científica, cujo principal instrumento é o manual didático. Observamos que na busca por síntese e para manter e propagar a visão cumulativa, linear, objetiva e racional da ciência, os manuais didáticos distorcem a própria física e o seu ensino. -Analisamos a abordagem de dois textos sobre o PRCN de manuais didáticos de Física Moderna, tendo como pano de fundo algumas das dificuldades de abordagem do PRC apontados pela literatura. -Contrapomos os problemas das abordagens dominantes e outra que consideramos inovadora: aquela utilizada em parte da disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\" do Instituto de Física da USP - São Paulo, quando ministrada pelo orientador desta dissertação. Com relação ao ensino do PRCN e sa po Planck, a análise de alguns textos pretensamente didáticos sobro o assunto nos mostrou que a utilização desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seus objetivos. Ao utilizar desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seu objetivo. Ao utilizar abordagens superficiais e sintéticas, esses textos promovem distorções para a física, o fazer científico e a sua história. A análise da abordagem do PRCN bastante detalhada na ) disciplina \"Evolução dos Conceitos da Física\", cuja estrutura se aproxima mais aos nossos anseios pedagógicos em contraposição à abordagens dominantes que analisamos, nos mostrou que os problemas apontados podem ser minimizados. A partir desses resultados e da nossa pretensão em formar pesquisadores e professores autônomos, críticos, reflexivos e que possam realmente dominar a aplicar o conhecimento físico, sugerimos, então, a ampliação da discussão sobre a radiação térmica e o PRCN para outras disciplinas e áreas do ensino de física
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-171123/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-171123/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531336167424