Aspectos comportamentais e fisiológicos da aprendizagem não associativa em Holothuroidea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Priscilla Aparecida Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-21032023-190940/
Resumo: A aprendizagem pode ser definida como um processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada e ela é dividida em dois mecanismos principais, que são a aprendizagem não associativa e associativa. O primeiro é considerado a forma mais simples do aprendizado, sendo dividido em dois subgrupos habituação e sensibilização. A habituação é a forma mais simples, na qual um estímulo único e simples é apresentado repetidamente, já a sensibilização é mais complexa, na qual o indivíduo aprende a fortalecer as suas respostas após a aplicação repetida a um estímulo mais alarmante. Entretanto, na aprendizagem associativa, um indivíduo aprende sobre a relação entre dois estímulos e eventos, citando as duas principais, o condicionamento clássico ocorre por meio de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo que não acontece naturalmente, enquanto o condicionamento operante é utilizado reforços para elevar ou decair a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer no futuro. Ambos os reforços têm como propósito ensinar e reforçar um determinado comportamento. Muito do conhecimento acerca do processo de aprendizagem advém de estudos com invertebrados, porém para os equinodermos o conhecimento se restringe a poucos trabalhos experimentais de cunho comportamental. Este trabalho teve como objetivo trazer novas informações sobre os mecanismos básicos de aprendizagem em Echinodermata, investigando como a idade e as espécies afetam a habituação, bem como fornecer parâmetros úteis para abordar o processo.
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spelling Aspectos comportamentais e fisiológicos da aprendizagem não associativa em HolothuroideaBehavioral and physiological aspects of non-associative learning in HolothuroideaAprendizagembehaviorcomportamentoechinodermequinodermoshabituaçãohabituationinvertebradoinvertebrateLearningA aprendizagem pode ser definida como um processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada e ela é dividida em dois mecanismos principais, que são a aprendizagem não associativa e associativa. O primeiro é considerado a forma mais simples do aprendizado, sendo dividido em dois subgrupos habituação e sensibilização. A habituação é a forma mais simples, na qual um estímulo único e simples é apresentado repetidamente, já a sensibilização é mais complexa, na qual o indivíduo aprende a fortalecer as suas respostas após a aplicação repetida a um estímulo mais alarmante. Entretanto, na aprendizagem associativa, um indivíduo aprende sobre a relação entre dois estímulos e eventos, citando as duas principais, o condicionamento clássico ocorre por meio de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo que não acontece naturalmente, enquanto o condicionamento operante é utilizado reforços para elevar ou decair a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer no futuro. Ambos os reforços têm como propósito ensinar e reforçar um determinado comportamento. Muito do conhecimento acerca do processo de aprendizagem advém de estudos com invertebrados, porém para os equinodermos o conhecimento se restringe a poucos trabalhos experimentais de cunho comportamental. Este trabalho teve como objetivo trazer novas informações sobre os mecanismos básicos de aprendizagem em Echinodermata, investigando como a idade e as espécies afetam a habituação, bem como fornecer parâmetros úteis para abordar o processo.Learning can be defined as a process by which an activity originates or is modified, and it is divided into two main mechanisms, which are non- associative and associative learning. The first is considered the simplest form of learning, being divided into two subgroups habituation and awareness. Habituation is the simplest form, in which a single, simple stimulus is repeatedly presented, while sensitization is more complex, in which the individual learns to strengthen their responses after repeated application to a more alarming stimulus. However, in associative learning, an individual learns about the relationship between two stimuli and events, citing the two main ones, classical conditioning occurs through associations between an environmental stimulus and a stimulus that does not occur naturally, while operant conditioning is used as reinforcements to raise or lower the probability that a behavior will reoccur in the future. Both reinforcements are intended to teach and reinforce a certain behavior. Much of the knowledge about the learning process comes from studies with invertebrates, but for echinoderms, knowledge is restricted to a few experimental works of a behavioral nature. This work aimed to bring new information about the basic learning mechanisms in Echinodermata, investigating how age and species affect habituation, as well as providing useful parameters to approach the processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCustódio, Márcio ReisAraújo, Priscilla Aparecida Dantas2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-21032023-190940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-28T23:31:29Zoai:teses.usp.br:tde-21032023-190940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-28T23:31:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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