A filosofia da educação de William H. Kilpatrick
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-163448/ |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que visa à exposição dos elementos essenciais da filosofia da educação de William Heard Kilpatrick. Buscou-se, também, averiguar de que modo esses elementos mantiveram-se pertinentes para o autor ao longo de sua trajetória intelectual. Metodologicamente, realizou-se a leitura das obras de Kilpatrick e da bibliografia pertinente. Ao final da pesquisa, constatou-se que no núcleo do pensamento kilpatrickiano está o princípio da permanente mudança da natureza, tributário do pensamento darwiniano. Esse princípio, o da mudança, ecoará no pensamento filosófico, pedagógico e psicológico de Kilpatrick. Seu pensamento é tributário, além de Charles Darwin, do pensamento de John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike e George H. Mead. Também constatou-se que Kilpatrick, ao longo da vida, realizara um movimento teórico ao encontro da integração indivíduo-sociedade, cujos passos foram: a) do ponto de vista da psicologia: a crítica à visão mecanicista de ser humano e a defesa de uma psicologia favorável ao desenvolvimento da criatividade humana e à relação ética entre pessoa e grupo; b) do ponto de vista da educação: a crítica à prefixação de conteúdo, à padronização da avaliação e ao autoritarismo; a defesa do respeito à personalidade e a defesa de uma educação concebida de forma atual e reflexiva; c) do ponto de vista ético-político: a defesa de uma sociedade democrática e a defesa do livre pensamento e da livre expressão da personalidade. |
id |
USP_7b7e94725a909f76be7217bfd29b59e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05122019-163448 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A filosofia da educação de William H. KilpatrickThe philosophy of education of William H. KilpatrickDemocraciaDemocracyEducação progressivaKilpatrickKilpatrickPragmatismPragmatismoProgressive educationSelf - caráter - éticaSelf - character - ethicsEste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que visa à exposição dos elementos essenciais da filosofia da educação de William Heard Kilpatrick. Buscou-se, também, averiguar de que modo esses elementos mantiveram-se pertinentes para o autor ao longo de sua trajetória intelectual. Metodologicamente, realizou-se a leitura das obras de Kilpatrick e da bibliografia pertinente. Ao final da pesquisa, constatou-se que no núcleo do pensamento kilpatrickiano está o princípio da permanente mudança da natureza, tributário do pensamento darwiniano. Esse princípio, o da mudança, ecoará no pensamento filosófico, pedagógico e psicológico de Kilpatrick. Seu pensamento é tributário, além de Charles Darwin, do pensamento de John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike e George H. Mead. Também constatou-se que Kilpatrick, ao longo da vida, realizara um movimento teórico ao encontro da integração indivíduo-sociedade, cujos passos foram: a) do ponto de vista da psicologia: a crítica à visão mecanicista de ser humano e a defesa de uma psicologia favorável ao desenvolvimento da criatividade humana e à relação ética entre pessoa e grupo; b) do ponto de vista da educação: a crítica à prefixação de conteúdo, à padronização da avaliação e ao autoritarismo; a defesa do respeito à personalidade e a defesa de uma educação concebida de forma atual e reflexiva; c) do ponto de vista ético-político: a defesa de uma sociedade democrática e a defesa do livre pensamento e da livre expressão da personalidade.This work consists of a bibliographic research that aims to expose the essential elements of William Heard Kilpatrick\'s philosophy of education. It also sought to know how these elements remain relevant to the author along his intellectual trajectory. Methodologically, it was made a reading of Kilpatrick\'s works and the relevant bibliography. At the end of the research, it noted that the Kilpatricks thought core is the principle of permanent change of nature, tributary of Darwinian thought. This principle of change will echo in Kilpatrick\'s philosophical, pedagogical, and psychological thinking. His thinking is tributary, in addition to Charles Darwin, the thinking of John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike, and George H. Mead. It also noted that throughout his life, Kilpatrick did a theoretical movement towards the integration member-society, whose steps were: a) in the psychology point of view: the criticism of the mechanistic view of the human being and the defense of a favorable psychology to the development of the human creativity and the ethical relationship between person and group; b) in the education point of view: a critique of the prefixing of contents, the standardization of evaluation and authoritarianism; a defense of respect for personality and a defense of a current and reflexively conceived education; c) in the ethical and political point of view: a defense of a democratic society and a defense of the free thinking and expression of personality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPagotto-Euzebio, Marcos SidneiGotarde, Luís Fernando2019-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-163448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-29T15:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-05122019-163448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-29T15:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick The philosophy of education of William H. Kilpatrick |
title |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
spellingShingle |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick Gotarde, Luís Fernando Democracia Democracy Educação progressiva Kilpatrick Kilpatrick Pragmatism Pragmatismo Progressive education Self - caráter - ética Self - character - ethics |
title_short |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
title_full |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
title_fullStr |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
title_full_unstemmed |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
title_sort |
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick |
author |
Gotarde, Luís Fernando |
author_facet |
Gotarde, Luís Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gotarde, Luís Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Democracy Educação progressiva Kilpatrick Kilpatrick Pragmatism Pragmatismo Progressive education Self - caráter - ética Self - character - ethics |
topic |
Democracia Democracy Educação progressiva Kilpatrick Kilpatrick Pragmatism Pragmatismo Progressive education Self - caráter - ética Self - character - ethics |
description |
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que visa à exposição dos elementos essenciais da filosofia da educação de William Heard Kilpatrick. Buscou-se, também, averiguar de que modo esses elementos mantiveram-se pertinentes para o autor ao longo de sua trajetória intelectual. Metodologicamente, realizou-se a leitura das obras de Kilpatrick e da bibliografia pertinente. Ao final da pesquisa, constatou-se que no núcleo do pensamento kilpatrickiano está o princípio da permanente mudança da natureza, tributário do pensamento darwiniano. Esse princípio, o da mudança, ecoará no pensamento filosófico, pedagógico e psicológico de Kilpatrick. Seu pensamento é tributário, além de Charles Darwin, do pensamento de John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike e George H. Mead. Também constatou-se que Kilpatrick, ao longo da vida, realizara um movimento teórico ao encontro da integração indivíduo-sociedade, cujos passos foram: a) do ponto de vista da psicologia: a crítica à visão mecanicista de ser humano e a defesa de uma psicologia favorável ao desenvolvimento da criatividade humana e à relação ética entre pessoa e grupo; b) do ponto de vista da educação: a crítica à prefixação de conteúdo, à padronização da avaliação e ao autoritarismo; a defesa do respeito à personalidade e a defesa de uma educação concebida de forma atual e reflexiva; c) do ponto de vista ético-político: a defesa de uma sociedade democrática e a defesa do livre pensamento e da livre expressão da personalidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-163448/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-163448/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090429644177408 |