Caminhos para o Atlântico Sul: a reconfiguração do sistema de comunicações e de transportes em São Paulo durante a consolidação da economia açucareira (1788-1840)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beier, José Rogerio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-30092022-135002/
Resumo: Esta tese dedica-se ao estudo dos sistemas de comunicação e de transporte na capitania, depois província de São Paulo, buscando relacionar as distintas formas assumidas por esses sistemas às dinâmicas econômicas que ali se desenrolaram no correr de um processo plurissecular. O foco da análise centra-se no papel desempenhado pelo desenvolvimento da economia açucareira paulista na reconfiguração da infraestrutura viária e de transporte da região a partir da última década do Setecentos. Vale lembrar que, sob o prisma da economia colonial, a última década do século XVIII e a primeira do XIX foram marcadas por uma forte demanda metropolitana por gêneros de exportação, em especial o açúcar, no âmbito do que Jobson de Arruda denominou de novo padrão de colonização. Para tratar desse problema, mobilizamos um corpus documental bastante diverso, com destaque para as séries cartográficas históricas das antigas capitania e província de São Paulo; a correspondência oficial trocada entre os governadores e demais agentes da administração colonial; e uma série de conjuntos documentais relativos à produção e circulação mercantil dos principais gêneros de exportação paulista. Exemplos destes últimos são as listas nominativas de habitantes das vilas; os registros dos livros de Barreiras; os mapas de entrada e saída de embarcações no porto de Santos, bem como os mapas de importação e exportação da então capitania. Após uma análise qualitativa dessas séries documentais, os resultados apontam para a formação de um subsistema de comércio terrestre-marítimo que redirecionou boa parte do fluxo mercantil paulista para o Atlântico Sul. Dessa forma, postulamos que tal redirecionamento foi fundamental para a desarticulação do sistema de comunicações flúvio-terrestres que, em fins do século XVIII, ensaiava uma integração inter-regional pelos sertões da América portuguesa
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spelling Caminhos para o Atlântico Sul: a reconfiguração do sistema de comunicações e de transportes em São Paulo durante a consolidação da economia açucareira (1788-1840)Roads towards the South Atlantic: the reconfiguration of the communications and transportation systems in São Paulo during the consolidation of the sugar cane economy (1788-1840)Economia açucareiraExternal marketFormação territorial de São PauloInfraestrutura viáriaLogísticas de transporteMercado externoRoads infrastructureTerritorial formation of São PauloTransportation logistics, Sugar economyEsta tese dedica-se ao estudo dos sistemas de comunicação e de transporte na capitania, depois província de São Paulo, buscando relacionar as distintas formas assumidas por esses sistemas às dinâmicas econômicas que ali se desenrolaram no correr de um processo plurissecular. O foco da análise centra-se no papel desempenhado pelo desenvolvimento da economia açucareira paulista na reconfiguração da infraestrutura viária e de transporte da região a partir da última década do Setecentos. Vale lembrar que, sob o prisma da economia colonial, a última década do século XVIII e a primeira do XIX foram marcadas por uma forte demanda metropolitana por gêneros de exportação, em especial o açúcar, no âmbito do que Jobson de Arruda denominou de novo padrão de colonização. Para tratar desse problema, mobilizamos um corpus documental bastante diverso, com destaque para as séries cartográficas históricas das antigas capitania e província de São Paulo; a correspondência oficial trocada entre os governadores e demais agentes da administração colonial; e uma série de conjuntos documentais relativos à produção e circulação mercantil dos principais gêneros de exportação paulista. Exemplos destes últimos são as listas nominativas de habitantes das vilas; os registros dos livros de Barreiras; os mapas de entrada e saída de embarcações no porto de Santos, bem como os mapas de importação e exportação da então capitania. Após uma análise qualitativa dessas séries documentais, os resultados apontam para a formação de um subsistema de comércio terrestre-marítimo que redirecionou boa parte do fluxo mercantil paulista para o Atlântico Sul. Dessa forma, postulamos que tal redirecionamento foi fundamental para a desarticulação do sistema de comunicações flúvio-terrestres que, em fins do século XVIII, ensaiava uma integração inter-regional pelos sertões da América portuguesaThis thesis is dedicated to the study of the communication and transportation systems in the captaincy, later province, of São Paulo. It aims to relate the different forms assumed by these systems to the economic dynamics developed in that space during a centuries-long process. The focus of the analysis is centered in the role played by the development of the sugar cane economy in São Paulo in the reconfiguration of the road and the transportation infrastructures of the region from 1790s. It is worth remembering that, in the colonial economy perspective, the last decade of the 18th century and the first of the 19th century were marked by a strong metropolitan demand for exportation products, especially the sugar, within the scope of what Jobson de Arruda called the new standard of colonization. To address this problem, we mobilized a very diverse documentary corpus, with emphasis in the historical cartographic series of the former captaincy and province of São Paulo; the official correspondence exchanged between the governors and other agents of the colonial administration and a series of documentary sets related to the production and mercantile circulation of the main type of exports from São Paulo. Some examples of these latter are the nominative lists of the towns inhabitants; the records of the Barreiras books; the maps of entry and exit of the vessels in the port of Santos, as well as the maps of imports and exports of the captaincy. After a qualitative analysis of these corpus, the results indicate the formation of a land-sea trade subsystem that gave a new direction to a good part of the mercantile flow of São Paulo towards the South Atlantic. Therefore, we postulate that such redirection was fundamental for the disarticulation of the fluvial-terrestrial communication system that, by the end of the 18th century, was attempting an inter-regional integration through the hinterlands of Portuguese AmericaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKantor, IrisBeier, José Rogerio2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-30092022-135002/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-30T16:52:47Zoai:teses.usp.br:tde-30092022-135002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-30T16:52:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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