O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Herbert Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-133523/
Resumo: Nesta pesquisa estudamos e defendemos o fenômeno do explicar a partir da perspectiva do observador. O sistema conceitual que ressalta o observador como ser biológico e cultural fundamenta-se na Teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A explicação é um fenômeno humano e ao mesmo tempo biológico que só existe quando é aceito pelo observador. A interação é possível quando a constituição biológica do observador permite a perturbação do meio externo à sua dinâmica interna, relacionada diretamente ao sistema nervoso que funciona em clausura operacional. O observador é um ser autopoiético, e por isso, sofre constantes modificações de sua estrutura nos processos interacionais da práxis do viver sem, no entanto, perder a sua identidade. Quando acontece de mais de um observador interagir e se modificar mutuamente, alem de estar em acoplamento estrutural, passam a conviver e possuir um conjunto de comportamentos que dependem dessa história coletiva (ontogenia). Para ilustrar modelos de explicações aceitas, coletamos enunciados com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de São Paulo. Dos enunciados, foi possível criar categorias que demonstraram a existência de elementos nas explicações dos estudantes oriundos do contexto da práxis do viver, o que indicaria que o ensino de ciências deve refletir sobre esse como elemento fundamental para referenciar a linguagem e os métodos de ensino, tornando a ciência como algo natural ao fazer de seus observadores que buscam conhecer aquilo que esta no fazer dos cientistas, pois \"Todo fazer é um conhecer, e todo conhecer é um fazer\". O observador autopoiético está na relação indissociável entre linguagem, constituição biológica e cultura.
id USP_7cc3e0a6df49a868059e8e8dafe6db14
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022013-133523
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e culturalThe explain: the human explanation in perspective of the observer as a biological and cultural beingBiologia do conhecerBiology of cognitionEnsino de CiênciasExplicarInteraçãoInteractionLanguageLinguagemScience educationTo explainNesta pesquisa estudamos e defendemos o fenômeno do explicar a partir da perspectiva do observador. O sistema conceitual que ressalta o observador como ser biológico e cultural fundamenta-se na Teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A explicação é um fenômeno humano e ao mesmo tempo biológico que só existe quando é aceito pelo observador. A interação é possível quando a constituição biológica do observador permite a perturbação do meio externo à sua dinâmica interna, relacionada diretamente ao sistema nervoso que funciona em clausura operacional. O observador é um ser autopoiético, e por isso, sofre constantes modificações de sua estrutura nos processos interacionais da práxis do viver sem, no entanto, perder a sua identidade. Quando acontece de mais de um observador interagir e se modificar mutuamente, alem de estar em acoplamento estrutural, passam a conviver e possuir um conjunto de comportamentos que dependem dessa história coletiva (ontogenia). Para ilustrar modelos de explicações aceitas, coletamos enunciados com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de São Paulo. Dos enunciados, foi possível criar categorias que demonstraram a existência de elementos nas explicações dos estudantes oriundos do contexto da práxis do viver, o que indicaria que o ensino de ciências deve refletir sobre esse como elemento fundamental para referenciar a linguagem e os métodos de ensino, tornando a ciência como algo natural ao fazer de seus observadores que buscam conhecer aquilo que esta no fazer dos cientistas, pois \"Todo fazer é um conhecer, e todo conhecer é um fazer\". O observador autopoiético está na relação indissociável entre linguagem, constituição biológica e cultura.In this research we study and defend the phenomenon of the explain from the observer\'s perspective. The conceptual system that emphasizes the observer as a biological and cultural being based on the Theory of the Biology of Knowledge by Humberto Maturana and Francisco Varela. The explanation is a human phenomenon and simultaneously biological that only exists when is accepted by the observer. The interaction is possible when the biological constitution of the observer allows an interference of the external environment to his internal dynamics, directly related to the nervous system that operates on operational clausura. The observer is an autopoietic being, therewith suffers constant changes in his structure in the interactional processes of the praxis of the living, and yet, no losing his identity. When there is more than one observer that interacts and modifies each other, besides being in a structural coupling, they begin to live and have a set of behaviors that depend on their collective history (ontogeny). To illustrate models of accepted explanations has been collected statements with students of the 9th elementary grade of a public school in Sao Paulo. From that statements, it was possible to create categories that demonstrated the existence of elements in the students\' explanations from the context of the praxis of the living, which would indicate that the education of science should reflect on it as a key element to reference the language and teaching methods, making science as something natural to make its observers who seek to know what is on scientists doings, because \"All doings is a knowledge, and all knowledge are doings\". The autopoietic observer is in an indissociable relationship between language, biological constitution and culture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalachias, Maria Elena InfanteSilva, Herbert Gomes da2012-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-133523/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-25022013-133523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
The explain: the human explanation in perspective of the observer as a biological and cultural being
title O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
spellingShingle O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
Silva, Herbert Gomes da
Biologia do conhecer
Biology of cognition
Ensino de Ciências
Explicar
Interação
Interaction
Language
Linguagem
Science education
To explain
title_short O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
title_full O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
title_fullStr O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
title_full_unstemmed O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
title_sort O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
author Silva, Herbert Gomes da
author_facet Silva, Herbert Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malachias, Maria Elena Infante
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Herbert Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia do conhecer
Biology of cognition
Ensino de Ciências
Explicar
Interação
Interaction
Language
Linguagem
Science education
To explain
topic Biologia do conhecer
Biology of cognition
Ensino de Ciências
Explicar
Interação
Interaction
Language
Linguagem
Science education
To explain
description Nesta pesquisa estudamos e defendemos o fenômeno do explicar a partir da perspectiva do observador. O sistema conceitual que ressalta o observador como ser biológico e cultural fundamenta-se na Teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A explicação é um fenômeno humano e ao mesmo tempo biológico que só existe quando é aceito pelo observador. A interação é possível quando a constituição biológica do observador permite a perturbação do meio externo à sua dinâmica interna, relacionada diretamente ao sistema nervoso que funciona em clausura operacional. O observador é um ser autopoiético, e por isso, sofre constantes modificações de sua estrutura nos processos interacionais da práxis do viver sem, no entanto, perder a sua identidade. Quando acontece de mais de um observador interagir e se modificar mutuamente, alem de estar em acoplamento estrutural, passam a conviver e possuir um conjunto de comportamentos que dependem dessa história coletiva (ontogenia). Para ilustrar modelos de explicações aceitas, coletamos enunciados com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de São Paulo. Dos enunciados, foi possível criar categorias que demonstraram a existência de elementos nas explicações dos estudantes oriundos do contexto da práxis do viver, o que indicaria que o ensino de ciências deve refletir sobre esse como elemento fundamental para referenciar a linguagem e os métodos de ensino, tornando a ciência como algo natural ao fazer de seus observadores que buscam conhecer aquilo que esta no fazer dos cientistas, pois \"Todo fazer é um conhecer, e todo conhecer é um fazer\". O observador autopoiético está na relação indissociável entre linguagem, constituição biológica e cultura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-133523/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-133523/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091056915972096