Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/
Resumo: Nesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais.
id USP_0c454755e2434ac738a1bb100b03d01c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10072018-142202
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o EnsinarAn Explanation to Learning of Biological-Cultural Human Learning: the Importance of Conversation and its Implications to the TeachaprendizagemBiologia do ConhecerBiologia-Cultural, linguagemBiology ok KnowledgeCultural-BiologylanguagelearningNesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais.In this dissertation, I present an explanation concern learning and understand upon the Unitarian Epistemology, which I propose as a synthesis of Chilean researcher Humberto Maturana\'s reflections related knowledge. For this, I present a briefing of their conceptions, which constitute Biology of Knowledge and Biology-Cultural. I reflect about who is the human that learns and emphasizes about the importance to talk, conceived as the interweaving between language and love, which is the emotion that characterizes us as biological-cultural humans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalachias, Maria Elena InfanteStorelli, Antonio Dégas Mendes Neto2018-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-10072018-142202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
An Explanation to Learning of Biological-Cultural Human Learning: the Importance of Conversation and its Implications to the Teach
title Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
spellingShingle Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto
aprendizagem
Biologia do Conhecer
Biologia-Cultural, linguagem
Biology ok Knowledge
Cultural-Biology
language
learning
title_short Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
title_full Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
title_fullStr Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
title_full_unstemmed Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
title_sort Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
author Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto
author_facet Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malachias, Maria Elena Infante
dc.contributor.author.fl_str_mv Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
Biologia do Conhecer
Biologia-Cultural, linguagem
Biology ok Knowledge
Cultural-Biology
language
learning
topic aprendizagem
Biologia do Conhecer
Biologia-Cultural, linguagem
Biology ok Knowledge
Cultural-Biology
language
learning
description Nesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090584086839296