Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/ |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, com a opção feita pelo governo brasileiro de promover reformas na educação superior a partir de 1995. Em vista disso, analisa-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, e as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equiparado ao modelo brasileiro. Como consequência, observam-se os entraves que impedem o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrigatória de qualificação. Busca-se, também demonstrar que essas reformas contribuíram para melhorar os níveis de ensino e a qualidade dos docentes na pós-graduação; que há diálogo entre os sistemas de pós-graduação do Brasil, Argentina e Paraguai; que as exigências da CAPES são, em boa parte, equiparadas com as exigências ou critérios utilizados pela CONEAU e ANEAES; e que a questão do reconhecimento de diplomas obtidos em países do cone sul tem gerado discussão em todo o país. A metodologia utilizada assenta-se nas estratégias de investigação: análise bibliográfica e documental e pesquisa de campo. Esta tese classifica-se como pesquisa qualitativa e quantitativa, centrada na análise das respostas às entrevistas e questionários aplicados com estudantes, professores e autoridades públicas em universidades. As respostas obtidas revelam questões regionais, administrativas, jurídicas e políticas vinculadas ao problema do reconhecimento dos diplomas de pós-graduação em análise. |
id |
USP_7f0651225edf4a59169f6efb6a6dd357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21102015-101256 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na regiãoReforms in high education and its impact on the Southern Cone demands: the question of recognition of postgraduate diplomas obtained in the region.Argentina and ParaguayArgentina e ParaguaiIntegração educacional regionalPós-graduação no BrasilPostgraduate in BrazilRecognition of diplomasReconhecimento de diplomasReformas no ensino brasileiroReforms in the Brazilian educational systemRegional educational integrationO objetivo desta pesquisa é estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, com a opção feita pelo governo brasileiro de promover reformas na educação superior a partir de 1995. Em vista disso, analisa-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, e as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equiparado ao modelo brasileiro. Como consequência, observam-se os entraves que impedem o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrigatória de qualificação. Busca-se, também demonstrar que essas reformas contribuíram para melhorar os níveis de ensino e a qualidade dos docentes na pós-graduação; que há diálogo entre os sistemas de pós-graduação do Brasil, Argentina e Paraguai; que as exigências da CAPES são, em boa parte, equiparadas com as exigências ou critérios utilizados pela CONEAU e ANEAES; e que a questão do reconhecimento de diplomas obtidos em países do cone sul tem gerado discussão em todo o país. A metodologia utilizada assenta-se nas estratégias de investigação: análise bibliográfica e documental e pesquisa de campo. Esta tese classifica-se como pesquisa qualitativa e quantitativa, centrada na análise das respostas às entrevistas e questionários aplicados com estudantes, professores e autoridades públicas em universidades. As respostas obtidas revelam questões regionais, administrativas, jurídicas e políticas vinculadas ao problema do reconhecimento dos diplomas de pós-graduação em análise.The aim of this research is to study the impacts on regional integration environment, from the choice made by the Brazilian government to promote reforms in higher education since 1995. From there, the dilemma created by the difficulty to qualify immediately in Brazil almost 40,000 teachers with the titration of masters and doctors, and events resulting from a graduate model created in higher education institutions in Argentina and is analyzed Paraguay, not equivalent to the Brazilian model. As a result, it is observed the barriers to the recognition by Brazil of diplomas Obtained there by teachers in compulsory search for qualification. Specifically, we seek to demonstrate that these reforms helped to improve levels of education and the quality of teachers in graduate school; there is dialogue between graduate systems in Brazil, Argentina and Paraguay; that the requirements of CAPES are largely comparable with those requirements or criteria used by CONEAU and ANEAES; and that the question of recognition of diplomas obtained in the Southern Cone countries has generated discussion across the country. The methodology is based on the forms of bibliographic research, documentary and field research. The interviews and questionnaires reveal regional, administrative, legal and political issues linked to the problem of recognition of postgraduate diplomas. This thesis is classified qualitative research, whose analyzes are more dissertational, although not exempt from the explanation of the phenomena and quantitative results, as well as the help of primary sources for its enrichment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBalbachevsky, ElizabethMuniz, Antônio Walber Matias2015-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-21102015-101256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região Reforms in high education and its impact on the Southern Cone demands: the question of recognition of postgraduate diplomas obtained in the region. |
title |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
spellingShingle |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região Muniz, Antônio Walber Matias Argentina and Paraguay Argentina e Paraguai Integração educacional regional Pós-graduação no Brasil Postgraduate in Brazil Recognition of diplomas Reconhecimento de diplomas Reformas no ensino brasileiro Reforms in the Brazilian educational system Regional educational integration |
title_short |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
title_full |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
title_fullStr |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
title_full_unstemmed |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
title_sort |
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região |
author |
Muniz, Antônio Walber Matias |
author_facet |
Muniz, Antônio Walber Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balbachevsky, Elizabeth |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Antônio Walber Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argentina and Paraguay Argentina e Paraguai Integração educacional regional Pós-graduação no Brasil Postgraduate in Brazil Recognition of diplomas Reconhecimento de diplomas Reformas no ensino brasileiro Reforms in the Brazilian educational system Regional educational integration |
topic |
Argentina and Paraguay Argentina e Paraguai Integração educacional regional Pós-graduação no Brasil Postgraduate in Brazil Recognition of diplomas Reconhecimento de diplomas Reformas no ensino brasileiro Reforms in the Brazilian educational system Regional educational integration |
description |
O objetivo desta pesquisa é estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, com a opção feita pelo governo brasileiro de promover reformas na educação superior a partir de 1995. Em vista disso, analisa-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, e as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equiparado ao modelo brasileiro. Como consequência, observam-se os entraves que impedem o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrigatória de qualificação. Busca-se, também demonstrar que essas reformas contribuíram para melhorar os níveis de ensino e a qualidade dos docentes na pós-graduação; que há diálogo entre os sistemas de pós-graduação do Brasil, Argentina e Paraguai; que as exigências da CAPES são, em boa parte, equiparadas com as exigências ou critérios utilizados pela CONEAU e ANEAES; e que a questão do reconhecimento de diplomas obtidos em países do cone sul tem gerado discussão em todo o país. A metodologia utilizada assenta-se nas estratégias de investigação: análise bibliográfica e documental e pesquisa de campo. Esta tese classifica-se como pesquisa qualitativa e quantitativa, centrada na análise das respostas às entrevistas e questionários aplicados com estudantes, professores e autoridades públicas em universidades. As respostas obtidas revelam questões regionais, administrativas, jurídicas e políticas vinculadas ao problema do reconhecimento dos diplomas de pós-graduação em análise. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257252598120448 |