Sobre o conhecimento de si da alma para Tomás de Aquino em ST Iª, q. 87
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-12072024-175636/ |
Resumo: | O conhecimento de si da alma é tratado na Suma de Teologia, obra de maturidade de Tomás de Aquino, na questão 87 da Primeira Parte, com marcada influência de Aristóteles e Agostinho. Nela, Tomás parte do conhecimento de si da potência intelectiva, passando pelo conhecimento dos hábitos, até chegar ao conhecimento dos atos do intelecto e da vontade. Muitos comentadores contemporâneos utilizaram esse texto para buscar em Tomás uma fundamentação para o conhecimento do sujeito – questão ausente no esquema textual desse autor. Este trabalho pretende ressaltar alguns pontos pouco trabalhados pelos comentadores, sobretudo a necessidade de atualização do cognoscente e a anterioridade do conhecimento particular da alma |
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Sobre o conhecimento de si da alma para Tomás de Aquino em ST Iª, q. 87On the soul's self-knowledge for Thomas Aquinas in ST Iª, q. 87Conhecimento de siConhecimento intelectualConhecimento reflexivoIntellectual knowledgeReflective knowledgeSelf-knowledgeO conhecimento de si da alma é tratado na Suma de Teologia, obra de maturidade de Tomás de Aquino, na questão 87 da Primeira Parte, com marcada influência de Aristóteles e Agostinho. Nela, Tomás parte do conhecimento de si da potência intelectiva, passando pelo conhecimento dos hábitos, até chegar ao conhecimento dos atos do intelecto e da vontade. Muitos comentadores contemporâneos utilizaram esse texto para buscar em Tomás uma fundamentação para o conhecimento do sujeito – questão ausente no esquema textual desse autor. Este trabalho pretende ressaltar alguns pontos pouco trabalhados pelos comentadores, sobretudo a necessidade de atualização do cognoscente e a anterioridade do conhecimento particular da almaThe soul\'s self-knowledge is present in the Summa theologiae, a late work by Thomas Aquinas, in the Prima Pars, question 87, clearly influenced by Aristotle and Augustine. Aquinas initiates the argument from the self-knowledge of the intellective power, passing through the knowledge of habits, until he arrives at the knowledge of the acts of the intellect and of the will. Many contemporary commentators tried to establish in Aquinas the knowledge of the subject an issue absent in this author\'s textual scheme. This work intends to highlight some aspects ignored by commentators, especially the necessity of the actualization of the knower and the precendence of the particular knowledge of the soulBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEstevao, Jose CarlosSilva, Maria Isabel G. de S. N. da2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-12072024-175636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-14T13:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-12072024-175636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-14T13:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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