Acompanhamento da terapia fonoaudiológica em grupo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosetto, Clarice
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-22082023-111347/
Resumo: Introdução: Nos últimos anos, a incidência do TEA cresceu significativamente, criando uma pressão relevante pela ampliação da oferta de atendimento. A possibilidade de realizar atendimentos em grupo ganha uma relevância cada vez maior por proporcionar o atendimento de mais pacientes. Objetivo: Acompanhar os resultados qualitativos e quantitativos da intervenção fonoaudiológica em grupo para crianças e adolescentes com TEA. Metodologia: Nove crianças e adolescentes, de oito a 15 anos, foram divididos em três grupos de três participantes, e acompanhados pelos mesmos dois terapeutas durante todo o processo. Foram realizadas avaliações do Perfil Funcional da Comunicação e da Escala de Adaptação Sócio-comunicativa, no início da intervenção e em períodos de seis, 12 e 18 meses. Cada sessão de intervenção fonoaudiológica em grupo foi planejada visando objetivos específicos para cada participante e para o grupo como um todo. Resultados: Como resultados qualitativos, os terapeutas relataram melhora nos aspectos avaliados pelo Perfil Funcional da Comunicação, além de diminuição de ecolalias, melhor estrutura de discurso, melhor compreensão de expressões linguísticas, melhor compreensão da teoria da mente, maior facilidade em realizar troca de turnos, e criação de vínculo entre os participantes. Como resultados quantitativos, observamos aumento da ocupação proporcional do espaço comunicativo, aumento do uso do meio comunicativo verbal, diminuição do uso dos meios comunicativos gestual e vocal, aumento do número de atos comunicativos por minuto e aumento da proporção de atos comunicativos interativos. Conclusão: A terapia fonoaudiológica em grupo para crianças e adolescentes com TEA é uma proposta efetiva, que, se implementada de forma correta pode trazer resultados positivos para a os serviços que atendem pacientes com TEA
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