Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21122021-144117/
Resumo: Os ambientes informais de aprendizagem, como as redes sociais, aplicativos de mensagens e grandes comunidades online, fazem parte de uma ecologia de contextos tecnológicos em que a aprendizagem ocorre de forma cada vez mais distribuída e em interação dinâmica com diferentes públicos. A área de pesquisa educacional evidencia que tais ambientes são essenciais para despertar e manter o interesse e a participação dos estudantes em práticas colaborativas, um conceito fundamental para a Educação do Século XXI. Assim, existe um interesse crescente em analisar como a aprendizagem social ocorre em ambientes informais. No entanto, investigar a aquisição de conhecimento nesses ambientes é um processo complexo que exige uma abordagem analítica para compreender as várias dimensões do discurso dos participantes e das suas interações sociais. Além disso, existem inúmeras dificuldades metodológicas inerentes a esta investigação, como a natureza não estruturada das atividades de ensino e aprendizagem, a ausência do papel exercido por professores e/ou tutores e a inexistência de processos formais de avaliação. Assim, faltam métodos e não há consenso sobre como analisar as atividades de aprendizagem em ambientes informais. Neste contexto, o presente trabalho de doutorado define um processo intitulado SLIM (Process for assessing online Social Learning within online communities in Informal environMents). SLIM foi concebido a partir das lacunas de pesquisa sobre a investigação de ambiente informais evidenciadas na área de pesquisa educacional. Seu objetivo é estabelecer um conjunto de atividades e diretrizes para guiar a análise de dados produzidos pelos participantes de grandes comunidades online. Um estudo de caso para validar a aplicação do SLIM foi conduzido com base na análise dos dados de 131.037 participantes e 594.868 comentários de duas comunidades online da rede social Reddit. Os resultados evidenciaram a efetividade do processo na identificação de padrões comportamentais associados à aprendizagem. As principais contribuições do trabalho referem-se à confirmação de hipóteses que ampliam a compreensão sobre como a aprendizagem social online se realiza nos ambientes informais. Tais hipóteses evidenciam a troca de informações entre participantes com diferentes níveis de conhecimento, a importância do nível de atividade para que um indivíduo seja reconhecido como especialista pelos seus pares e a influência das emoções positiva e negativa na quantidade de participação detectada entre os membros das comunidades.
id USP_8078f2522e50e457632c7edc26a19a45
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21122021-144117
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informaisA process for assessing online social learning in informal settingsAmbientes informais de aprendizagemAprendizagem socialAssessmentAvaliaçãoComunidades onlineInformal learning environmentsOnline communitiesProcessProcessoSocial learningOs ambientes informais de aprendizagem, como as redes sociais, aplicativos de mensagens e grandes comunidades online, fazem parte de uma ecologia de contextos tecnológicos em que a aprendizagem ocorre de forma cada vez mais distribuída e em interação dinâmica com diferentes públicos. A área de pesquisa educacional evidencia que tais ambientes são essenciais para despertar e manter o interesse e a participação dos estudantes em práticas colaborativas, um conceito fundamental para a Educação do Século XXI. Assim, existe um interesse crescente em analisar como a aprendizagem social ocorre em ambientes informais. No entanto, investigar a aquisição de conhecimento nesses ambientes é um processo complexo que exige uma abordagem analítica para compreender as várias dimensões do discurso dos participantes e das suas interações sociais. Além disso, existem inúmeras dificuldades metodológicas inerentes a esta investigação, como a natureza não estruturada das atividades de ensino e aprendizagem, a ausência do papel exercido por professores e/ou tutores e a inexistência de processos formais de avaliação. Assim, faltam métodos e não há consenso sobre como analisar as atividades de aprendizagem em ambientes informais. Neste contexto, o presente trabalho de doutorado define um processo intitulado SLIM (Process for assessing online Social Learning within online communities in Informal environMents). SLIM foi concebido a partir das lacunas de pesquisa sobre a investigação de ambiente informais evidenciadas na área de pesquisa educacional. Seu objetivo é estabelecer um conjunto de atividades e diretrizes para guiar a análise de dados produzidos pelos participantes de grandes comunidades online. Um estudo de caso para validar a aplicação do SLIM foi conduzido com base na análise dos dados de 131.037 participantes e 594.868 comentários de duas comunidades online da rede social Reddit. Os resultados evidenciaram a efetividade do processo na identificação de padrões comportamentais associados à aprendizagem. As principais contribuições do trabalho referem-se à confirmação de hipóteses que ampliam a compreensão sobre como a aprendizagem social online se realiza nos ambientes informais. Tais hipóteses evidenciam a troca de informações entre participantes com diferentes níveis de conhecimento, a importância do nível de atividade para que um indivíduo seja reconhecido como especialista pelos seus pares e a influência das emoções positiva e negativa na quantidade de participação detectada entre os membros das comunidades.Informal learning environments, such as social networks, messaging applications and large online communities, are part of an ecology of technological contexts in which distributed learning takes place. These environments involve different audiences in dynamic interactions. Educational research suggests that such environments are essential to sustain students interest and participation in collaborative practices, a fundamental concept for 21st Century Education. Thus, there is an increasing interest in systematically analyzing social learning that takes place in informal environments. However, investigating the acquisition of knowledge in these environments is a complex process that requires an analytical approach to understand the various dimensions of participants discourse and their social interactions. In addition, there are several methodological difficulties inherent to this investigation, such as the unstructured nature of teaching and learning activities, the absence of the role played by teachers or tutors, and the inexistence of formal evaluation processes. Consequently, there is a lack of methods and tools to analyze learning activities in informal environments. Thus, this work defines a process named SLIM (Process for assessing online Social Learning within online communities in Informal environMents). SLIM is based on the research gaps described in the educational research. Its objective is to define a set of activities to guide the analysis of data produced by the participants of large online communities. A case study was conducted to validate the application of the SLIM based on data related to 131,037 participants and 594,868 comments from two online communities in social network Reddit. The results demonstrate the effectiveness of the process in identifying behavioral patterns associated with learning. The main contributions of SLIM refer to the confirmation of hypotheses that broaden the understanding of how online social learning takes place in informal environments. Such hypotheses point out the information exchange between participants with different levels of knowledge, the importance of activity level for recognition of a member as an expert by their peers and the influence of positive and negative emotion in the amount of participation detected among community members.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaldonado, José CarlosSilva, Rogério Ferreira da2021-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21122021-144117/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-21T16:44:01Zoai:teses.usp.br:tde-21122021-144117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-21T16:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
A process for assessing online social learning in informal settings
title Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
spellingShingle Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
Silva, Rogério Ferreira da
Ambientes informais de aprendizagem
Aprendizagem social
Assessment
Avaliação
Comunidades online
Informal learning environments
Online communities
Process
Processo
Social learning
title_short Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
title_full Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
title_fullStr Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
title_full_unstemmed Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
title_sort Um processo para a avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais
author Silva, Rogério Ferreira da
author_facet Silva, Rogério Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maldonado, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes informais de aprendizagem
Aprendizagem social
Assessment
Avaliação
Comunidades online
Informal learning environments
Online communities
Process
Processo
Social learning
topic Ambientes informais de aprendizagem
Aprendizagem social
Assessment
Avaliação
Comunidades online
Informal learning environments
Online communities
Process
Processo
Social learning
description Os ambientes informais de aprendizagem, como as redes sociais, aplicativos de mensagens e grandes comunidades online, fazem parte de uma ecologia de contextos tecnológicos em que a aprendizagem ocorre de forma cada vez mais distribuída e em interação dinâmica com diferentes públicos. A área de pesquisa educacional evidencia que tais ambientes são essenciais para despertar e manter o interesse e a participação dos estudantes em práticas colaborativas, um conceito fundamental para a Educação do Século XXI. Assim, existe um interesse crescente em analisar como a aprendizagem social ocorre em ambientes informais. No entanto, investigar a aquisição de conhecimento nesses ambientes é um processo complexo que exige uma abordagem analítica para compreender as várias dimensões do discurso dos participantes e das suas interações sociais. Além disso, existem inúmeras dificuldades metodológicas inerentes a esta investigação, como a natureza não estruturada das atividades de ensino e aprendizagem, a ausência do papel exercido por professores e/ou tutores e a inexistência de processos formais de avaliação. Assim, faltam métodos e não há consenso sobre como analisar as atividades de aprendizagem em ambientes informais. Neste contexto, o presente trabalho de doutorado define um processo intitulado SLIM (Process for assessing online Social Learning within online communities in Informal environMents). SLIM foi concebido a partir das lacunas de pesquisa sobre a investigação de ambiente informais evidenciadas na área de pesquisa educacional. Seu objetivo é estabelecer um conjunto de atividades e diretrizes para guiar a análise de dados produzidos pelos participantes de grandes comunidades online. Um estudo de caso para validar a aplicação do SLIM foi conduzido com base na análise dos dados de 131.037 participantes e 594.868 comentários de duas comunidades online da rede social Reddit. Os resultados evidenciaram a efetividade do processo na identificação de padrões comportamentais associados à aprendizagem. As principais contribuições do trabalho referem-se à confirmação de hipóteses que ampliam a compreensão sobre como a aprendizagem social online se realiza nos ambientes informais. Tais hipóteses evidenciam a troca de informações entre participantes com diferentes níveis de conhecimento, a importância do nível de atividade para que um indivíduo seja reconhecido como especialista pelos seus pares e a influência das emoções positiva e negativa na quantidade de participação detectada entre os membros das comunidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21122021-144117/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21122021-144117/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257256782987264