Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Constantino Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102007-104421/
Resumo: As aplicações dos conceitos: universidade corporativa, gestão do conhecimento e educação a distância ganham cada vez mais importância e estão cada vez mais presentes nas estratégias das grandes empresas. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram no setor de telecomunicações e nas tecnologias de informação. Acompanhando essa modernização, os cursos na modalidade e-learning estão cada vez mais bem elaborados, proporcionando mais interações entre os participantes e apresentando maiores taxas de conclusão. Apesar de toda essa evolução verifica-se, no entanto, que muitas empresas ainda falham na implementação dessa modalidade nos seus programas de treinamento. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas, verificando quais as principais ações que devem ser tomadas para garantir os resultados esperados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa exploratória, mediante a técnica do estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante, registros em arquivos, informações documentais e entrevistas, no primeiro semestre de 2007. Estudou-se uma empresa fornecedora de soluções de e-learning, inicialmente com a análise da inserção do e-learning no contexto do seu programa interno de treinamento. Num segundo momento, em proveito da experiência da sua equipe na comercialização e implementação dessas soluções e a visão de profissionais de empresas clientes, foi estudado o que elas têm feito para garantir a sua efetividade. A conclusão do trabalho apresenta sete processos que, se forem realizados com atenção e utilizarem os recursos necessários, possibilitarão que a implementação traga bons resultados. São estes os processos: o levantamento da necessidade de treinamento, a seleção dos fornecedores, a preparação para o lançamento, o envolvimento dos gestores, as ações de comunicação, o acompanhamento dos treinandos, a avaliação e a adaptação do programa de treinamento. Ao entender os cuidados que devem ser tomados em cada uma dessas fases, os gestores estarão preparados para fazer que o processo de implementação do e-learning traga para a empresa os benefícios esperados.
id USP_829033b90aee2bc853364f4108e48dc3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102007-104421
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresasCritical factors for successful implemantation of e-learning in corporationsCorporate universityDistance educationEducação à distânciaEducational tecnologyGestão do conhecimentoKnowledgment managementTecnologia educacionalTrainningTreinamento de pessoalUniversidade corporativaAs aplicações dos conceitos: universidade corporativa, gestão do conhecimento e educação a distância ganham cada vez mais importância e estão cada vez mais presentes nas estratégias das grandes empresas. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram no setor de telecomunicações e nas tecnologias de informação. Acompanhando essa modernização, os cursos na modalidade e-learning estão cada vez mais bem elaborados, proporcionando mais interações entre os participantes e apresentando maiores taxas de conclusão. Apesar de toda essa evolução verifica-se, no entanto, que muitas empresas ainda falham na implementação dessa modalidade nos seus programas de treinamento. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas, verificando quais as principais ações que devem ser tomadas para garantir os resultados esperados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa exploratória, mediante a técnica do estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante, registros em arquivos, informações documentais e entrevistas, no primeiro semestre de 2007. Estudou-se uma empresa fornecedora de soluções de e-learning, inicialmente com a análise da inserção do e-learning no contexto do seu programa interno de treinamento. Num segundo momento, em proveito da experiência da sua equipe na comercialização e implementação dessas soluções e a visão de profissionais de empresas clientes, foi estudado o que elas têm feito para garantir a sua efetividade. A conclusão do trabalho apresenta sete processos que, se forem realizados com atenção e utilizarem os recursos necessários, possibilitarão que a implementação traga bons resultados. São estes os processos: o levantamento da necessidade de treinamento, a seleção dos fornecedores, a preparação para o lançamento, o envolvimento dos gestores, as ações de comunicação, o acompanhamento dos treinandos, a avaliação e a adaptação do programa de treinamento. Ao entender os cuidados que devem ser tomados em cada uma dessas fases, os gestores estarão preparados para fazer que o processo de implementação do e-learning traga para a empresa os benefícios esperados.Corporate university, knowledge management and distance education are concepts that are gaining more and more importance and are ever more present in the strategies of big companies. Over the last years, there were multiple advances in telecommunications and information technology. Following this modernization, e-learning courses are getting better produced, allowing more interactions among the participants and having higher completion rates. However, despite all this evolution, many companies are still not successful in implementing e-learning in their training programs. The objective of this research study is to analyze the critical factors for the successful implementation of e-learning in corporations, determining the best actions that will guarantee the expected results. This is an exploratory qualitative research using a case study technique. Data was collected in the first half of 2007 via participant observation, filed written records, documents and interviews. The object of the study is an e-learning solutions supplier. Initially, the introduction of e-learning to the context of its internal training program is analyzed. Next, the actions taken to guarantee effectiveness in implementing e-learning solutions are studied, taking advantage of the experience of the supplier?s BTB team in the commercialization and implementation of these solutions, and the vision of professionals from client companies. This research paper presents seven processes, which if carried out attentively with the necessary resources, will enable the implementation of e-learning to bring effective results. These processes are: discovery of training needs, supplier selection, launching preparation, management involvement, communication activities, monitoring of students, training program evaluation and adaptation. If the managers understand what to look for in each one of these phases, they will be ready to enable the e-learning implementation process to bring the expected benefits to their company.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIkeda, Ana AkemiCavalheiro, Constantino Rodrigues2007-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102007-104421/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-19102007-104421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
Critical factors for successful implemantation of e-learning in corporations
title Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
spellingShingle Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
Cavalheiro, Constantino Rodrigues
Corporate university
Distance education
Educação à distância
Educational tecnology
Gestão do conhecimento
Knowledgment management
Tecnologia educacional
Trainning
Treinamento de pessoal
Universidade corporativa
title_short Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
title_full Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
title_fullStr Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
title_full_unstemmed Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
title_sort Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
author Cavalheiro, Constantino Rodrigues
author_facet Cavalheiro, Constantino Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ikeda, Ana Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Constantino Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Corporate university
Distance education
Educação à distância
Educational tecnology
Gestão do conhecimento
Knowledgment management
Tecnologia educacional
Trainning
Treinamento de pessoal
Universidade corporativa
topic Corporate university
Distance education
Educação à distância
Educational tecnology
Gestão do conhecimento
Knowledgment management
Tecnologia educacional
Trainning
Treinamento de pessoal
Universidade corporativa
description As aplicações dos conceitos: universidade corporativa, gestão do conhecimento e educação a distância ganham cada vez mais importância e estão cada vez mais presentes nas estratégias das grandes empresas. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram no setor de telecomunicações e nas tecnologias de informação. Acompanhando essa modernização, os cursos na modalidade e-learning estão cada vez mais bem elaborados, proporcionando mais interações entre os participantes e apresentando maiores taxas de conclusão. Apesar de toda essa evolução verifica-se, no entanto, que muitas empresas ainda falham na implementação dessa modalidade nos seus programas de treinamento. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas, verificando quais as principais ações que devem ser tomadas para garantir os resultados esperados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa exploratória, mediante a técnica do estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante, registros em arquivos, informações documentais e entrevistas, no primeiro semestre de 2007. Estudou-se uma empresa fornecedora de soluções de e-learning, inicialmente com a análise da inserção do e-learning no contexto do seu programa interno de treinamento. Num segundo momento, em proveito da experiência da sua equipe na comercialização e implementação dessas soluções e a visão de profissionais de empresas clientes, foi estudado o que elas têm feito para garantir a sua efetividade. A conclusão do trabalho apresenta sete processos que, se forem realizados com atenção e utilizarem os recursos necessários, possibilitarão que a implementação traga bons resultados. São estes os processos: o levantamento da necessidade de treinamento, a seleção dos fornecedores, a preparação para o lançamento, o envolvimento dos gestores, as ações de comunicação, o acompanhamento dos treinandos, a avaliação e a adaptação do programa de treinamento. Ao entender os cuidados que devem ser tomados em cada uma dessas fases, os gestores estarão preparados para fazer que o processo de implementação do e-learning traga para a empresa os benefícios esperados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102007-104421/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102007-104421/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090871404003328