Práticas culinárias de mães residentes em Cruzeiro do Sul/Acre: uma abordagem qualitativa e feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mayara Sanay da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-30062021-160413/
Resumo: Introdução: as mulheres brasileiras são as principais responsáveis pelas práticas e as habilidades culinárias domésticas necessárias para obter, preparar e oferecer os alimentos à família. Estudos sugerem que os problemas de saúde das mulheres podem ser agravados pela sobrecarga de atividades dentro e fora do domicílio. Objetivo: investigar as dinâmicas de gêneros relacionadas às práticas culinárias domésticas, ao aprender e ensinar as habilidades culinárias e aos arranjos de divisões dos trabalhos culinários domésticos das mães vivendo em Cruzeiro do Sul - Estado do Acre - Amazônia Ocidental Brasileira. Métodos: desenvolveu-se um programa de pesquisa qualitativo de fundamentação interpretativa feminista no contexto do seguimento de dois anos do \"Estudo MINA-Brasil: saúde e nutrição materno-infantil em Cruzeiro do Sul, Acre\". Produziu-se os dados a partir de entrevistas em profundidade com 16 mulheres, autorreferidas cisgêneros, com idades entre 18 e 41 anos, que cozinhavam em casa no mínimo uma vez ao dia e que eram mãe de, ao menos, uma criança com 2 anos de idade. Também, entrevistou-se 5 homens, autorrelatados cisgêneros e cônjuges dessas mulheres. Analisou-se os dados a partir da análise de conteúdo, assim se identificou as unidades de significâncias regulares, expressivas e significativas presentes nas entrevistas. Interpretou-se os dados a partir das teorias: do sistema linguístico culinário apresentada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, das práticas sociais da alimentação proposta pelo sociólogo Alan Warde, da performatividade de gênero segundo a filósofa Judith Butler, e do fazer gênero de acordo com a socióloga e do sociólogo Candace West e Don Zimmerman. Resultados: As mulheres desenvolveram suas habilidades culinárias em diferentes momentos da vida. Na infância, elas foram ensinadas por figuras maternas e aprenderam habilidades culinárias necessárias para preparar a comida tradicional de seus locais de origem, a \"comida da mata\". Na idade adulta, foram ensinadas por suas empregadoras a desenvolveram habilidades culinárias necessárias para o trabalho remunerado doméstico, expresso através do cozinhar a \"comida da cidade\". Notoriamente, essas mulheres, também, foram ensinadas por seus maridos a cozinhar alimentos que atendessem aos gostos e aos padrões alimentares deles. Diferentemente, essas mulheres ensinavam às crianças habilidades culinárias para desenvolver sua autonomia alimentar, não sobrecarregar outras mulheres e promover a divisão igualitária do trabalho culinário doméstico. Apesar disso, a maioria das entrevistadas realizavam, em suas casas, atividades culinárias rotineiras, não discricionárias, com maior consumo de tempo e focadas para seus familiares. Enquanto seus cônjuges realizavam poucas (ou nenhuma) atividades culinárias domésticas, sendo a maioria destas dedicadas ao autocuidado ou ao lazer. Esse arranjo ficou, especialmente, evidente durante o processo de transição para a maternidade, pois quando não tinham crianças, as entrevistadas mencionaram realizar práticas culinárias atendendo suas demandas pessoais e horários do trabalho extradomiciliar. A partir do nascimento das crianças, as mulheres modificaram suas práticas culinárias se apropriando das ideias hegemônicas do que é ser mãe, desenvolvendo atividades culinárias focadas no cuidado dos membros da família. Nesse sentido, viu-se que as mulheres negociavam os elementos de suas práticas culinárias domésticas considerando a disponibilidade financeira individual e da família, a disponibilidade de tempo, as normas socioculturais de gênero, e as aspirações e desejos pessoais. Conclusão: denota-se que as práticas culinárias domésticas são elementos importantes para a construção e afirmação das identidades das mulheres da Amazônia ocidental brasileira. Assim, vemos que a culinária doméstica, no momento que é praticada, produz ou aciona um conjunto de efeitos de gênero que faz com que os indivíduos possam ter suas identidades femininas ou masculinas reconhecidas. Por fim, sugere-se que os resultados aqui apresentados possam contribuir para a compreensão da complexidade do processo sociocultural de gênero relacionado ao desenvolver, ensinar, compartilhar e desempenhar as habilidades e as práticas culinárias domésticas em comunidades ou membros de grupos socioculturais específicos, especialmente aqueles que vivem nos centros urbanos da Amazônia ocidental brasileira.
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Métodos: desenvolveu-se um programa de pesquisa qualitativo de fundamentação interpretativa feminista no contexto do seguimento de dois anos do \"Estudo MINA-Brasil: saúde e nutrição materno-infantil em Cruzeiro do Sul, Acre\". Produziu-se os dados a partir de entrevistas em profundidade com 16 mulheres, autorreferidas cisgêneros, com idades entre 18 e 41 anos, que cozinhavam em casa no mínimo uma vez ao dia e que eram mãe de, ao menos, uma criança com 2 anos de idade. Também, entrevistou-se 5 homens, autorrelatados cisgêneros e cônjuges dessas mulheres. Analisou-se os dados a partir da análise de conteúdo, assim se identificou as unidades de significâncias regulares, expressivas e significativas presentes nas entrevistas. Interpretou-se os dados a partir das teorias: do sistema linguístico culinário apresentada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, das práticas sociais da alimentação proposta pelo sociólogo Alan Warde, da performatividade de gênero segundo a filósofa Judith Butler, e do fazer gênero de acordo com a socióloga e do sociólogo Candace West e Don Zimmerman. Resultados: As mulheres desenvolveram suas habilidades culinárias em diferentes momentos da vida. Na infância, elas foram ensinadas por figuras maternas e aprenderam habilidades culinárias necessárias para preparar a comida tradicional de seus locais de origem, a \"comida da mata\". Na idade adulta, foram ensinadas por suas empregadoras a desenvolveram habilidades culinárias necessárias para o trabalho remunerado doméstico, expresso através do cozinhar a \"comida da cidade\". Notoriamente, essas mulheres, também, foram ensinadas por seus maridos a cozinhar alimentos que atendessem aos gostos e aos padrões alimentares deles. Diferentemente, essas mulheres ensinavam às crianças habilidades culinárias para desenvolver sua autonomia alimentar, não sobrecarregar outras mulheres e promover a divisão igualitária do trabalho culinário doméstico. Apesar disso, a maioria das entrevistadas realizavam, em suas casas, atividades culinárias rotineiras, não discricionárias, com maior consumo de tempo e focadas para seus familiares. Enquanto seus cônjuges realizavam poucas (ou nenhuma) atividades culinárias domésticas, sendo a maioria destas dedicadas ao autocuidado ou ao lazer. Esse arranjo ficou, especialmente, evidente durante o processo de transição para a maternidade, pois quando não tinham crianças, as entrevistadas mencionaram realizar práticas culinárias atendendo suas demandas pessoais e horários do trabalho extradomiciliar. A partir do nascimento das crianças, as mulheres modificaram suas práticas culinárias se apropriando das ideias hegemônicas do que é ser mãe, desenvolvendo atividades culinárias focadas no cuidado dos membros da família. Nesse sentido, viu-se que as mulheres negociavam os elementos de suas práticas culinárias domésticas considerando a disponibilidade financeira individual e da família, a disponibilidade de tempo, as normas socioculturais de gênero, e as aspirações e desejos pessoais. Conclusão: denota-se que as práticas culinárias domésticas são elementos importantes para a construção e afirmação das identidades das mulheres da Amazônia ocidental brasileira. Assim, vemos que a culinária doméstica, no momento que é praticada, produz ou aciona um conjunto de efeitos de gênero que faz com que os indivíduos possam ter suas identidades femininas ou masculinas reconhecidas. Por fim, sugere-se que os resultados aqui apresentados possam contribuir para a compreensão da complexidade do processo sociocultural de gênero relacionado ao desenvolver, ensinar, compartilhar e desempenhar as habilidades e as práticas culinárias domésticas em comunidades ou membros de grupos socioculturais específicos, especialmente aqueles que vivem nos centros urbanos da Amazônia ocidental brasileira.Introduction: Brazilian women are primarily responsible for the domestic culinary practices and skills necessary to obtain, prepare, and serve meals to their families. Women\'s health problems can be aggravated by the overload of activities inside and outside the home. Objective: to investigate the genders\' dynamics related to domestic culinary practices, learning and teaching domestic culinary skills, and the division\'s arrangements of domestic culinary work of mothers living in Cruzeiro do Sul - State of Acre - Brazilian Western Amazon. Methods: it is a qualitative research program with a feminist interpretive approach. 19 in-depth interviews were developed in the context of the two-year follow-up of the \"MINA-Brazil Study: maternal and child health and nutrition in Cruzeiro do Sul, Acre\". 16 respondents were women, self-reported cisgenders, aged between 18 and 41 years old, who cooked at home at least once a day, and who were the mother of at least one 2-year-old child. Another 5 were men, self-reported cisgenders, and husbands of these women. Data were analyzed from content analysis, identifying the regular, expressive and meaningful significance units collected through the interviews. The data was interpreted from the theories of the culinary linguistic system presented by the anthropologist Claude Lévi-Strauss, the social practices of eating proposed by the sociologist Alan Warde, gender performance according to the philosopher Judith Butler, and doing gender according to sociologists Candace West and Don Zimmerman. Results: women developed their culinary skills at different times in life. In childhood, they were taught by maternal figures and learned the culinary skills to prepare traditional food from their places of origin, the \"Comida da Mata\". As adults, they were taught by employers to develop the culinary skills to meet the domestic works\' demands, as a housemaid, expressed through cooking \"Comida da Cidade\". Notoriously, husbands taught their wives to cook food that met their tastes and eating patterns. Contrasting this, women taught their children culinary skills to develop food autonomy, not overburden other women, and promote an equal division of domestic culinary work. Despite this, most women interviewees do routine, non-discretionary, time-consuming, and family-driven domestic culinary activities. While their husbands achieved few (or none) domestic cooking activities, mainly dedicated to self-care or leisure. This arrangement was especially evident during the transition to motherhood. When women did not have children, they mentioned carrying out culinary practices meeting their demands and working hours outside the home. After the birth of children, women modified their culinary practices, appropriating the hegemonic ideas of what it means to be a mother, developing culinary activities focused on caring for their relatives. In this way, it was seen that women negotiated the elements of their domestic culinary practices considering the individual and family financial availability, the time availability, the socio-cultural gender\'s norms, and the personal aspirations and desires. Conclusion: domestic culinary practices are critical elements for the construction and affirmation of the identities of women in the Brazilian Western Amazon. Because domestic culinary practices could produce or trigger a set of gender effects that make it possible for individuals to have their female or male identities expressed, recognized, and reaffirmed. Finally, the results presented here may contribute to the understanding of the complexity of the gender socio-cultural process related to developing, teaching, sharing, and acting domestic cooking skills and practices of individuals or communities living in urban areas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSato, Priscila de MoraisScagliusi, Fernanda BaezaOliveira, Mayara Sanay da Silva2021-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-30062021-160413/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-30T22:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-30062021-160413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-30T22:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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