A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gramari, Edna Pereira da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30042009-161742/
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo de caso, de natureza qualitativa, que se propõe avaliar os efeitos da implantação do regime de progressão continuada, a partir de 1998, em uma escola da rede estadual de ensino da Capital. Para tanto, recorre à produção acadêmica relacionada ao tema para, inicialmente, acompanhar a trajetória das discussões e ações que antecederam a formulação da proposta de progressão continuada. A presente discussão busca subsídios em pesquisas dedicadas ao tema da progressão continuada, que buscaram avaliar, entre outros aspectos, sua forma de implantação e as dificuldades decorrentes de sua implementação, reveladas pelo exame do cotidiano de algumas escolas da rede. Várias dessas pesquisas identificaram o autoritarismo que marcou a introdução dessa política educacional do governo, demonstrando que muitos dos reiterados alertas feitos por estudiosos da área educacional, sobre a importância de assegurar a participação dos professores no processo de formulação das reformas pretendidas, ou sobre a necessidade de realizar outras mudanças no sistema educacional para se implementar a reforma, não foram considerados. Nesse sentido, as pesquisas que apontam a insatisfação dos professores com a introdução da progressão continuada, indicam que a Secretaria de Estado da Educação não propiciou as condições para a apropriação dos pressupostos teóricos que a fundamentaram. As opiniões de professores ouvidos na presente pesquisa, através de questionários e entrevistas, demonstram que, mesmo decorridos dez anos de sua implantação, o entendimento da proposta ainda é superficial, pois as discussões sobre a implantação da progressão continuada restringiram-se aos aspectos mais diretamente relacionados à economia de recursos e à impossibilidade de retenção dos alunos dentro de um mesmo ciclo. A insatisfação demonstrada pelos professores foi, com freqüência, interpretada como resistência a mudanças e conservadorismo. No entanto, a presente pesquisa, fundamentada em considerações apresentadas por outras pesquisas que enfocaram o tema da progressão continuada, ao propor aos professores entrevistados, uma oportunidade de reflexão sobre seu processo de formação e sua prática profissional, constatou a existência de dificuldades de outra ordem. Entre estas dificuldades, evidenciadas a partir da implantação do regime de progressão continuada, ressaltamos a questão da formação dos professores, tanto a formação inicial, quanto a formação continuada; os limites à sua atuação condicionada por elementos estruturais e organizacionais da escola e do sistema de ensino e, numa dimensão mais ampla, a crise de identidade que atinge as formas de ser e de estar na profissão.
id USP_86a1d1f0b347aec09631eca54460680a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30042009-161742
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.The introduction of the \"progressão continuada\" system at a state public school in São Paulo city and its impact on teachers routine: a communication channel.continuing educationcrise identitáriademocratizaçãodemocratizationformação continuadaformação inicialidentity crisisinitial educationprogressão continuadaprogressão continuadaA presente pesquisa consiste em um estudo de caso, de natureza qualitativa, que se propõe avaliar os efeitos da implantação do regime de progressão continuada, a partir de 1998, em uma escola da rede estadual de ensino da Capital. Para tanto, recorre à produção acadêmica relacionada ao tema para, inicialmente, acompanhar a trajetória das discussões e ações que antecederam a formulação da proposta de progressão continuada. A presente discussão busca subsídios em pesquisas dedicadas ao tema da progressão continuada, que buscaram avaliar, entre outros aspectos, sua forma de implantação e as dificuldades decorrentes de sua implementação, reveladas pelo exame do cotidiano de algumas escolas da rede. Várias dessas pesquisas identificaram o autoritarismo que marcou a introdução dessa política educacional do governo, demonstrando que muitos dos reiterados alertas feitos por estudiosos da área educacional, sobre a importância de assegurar a participação dos professores no processo de formulação das reformas pretendidas, ou sobre a necessidade de realizar outras mudanças no sistema educacional para se implementar a reforma, não foram considerados. Nesse sentido, as pesquisas que apontam a insatisfação dos professores com a introdução da progressão continuada, indicam que a Secretaria de Estado da Educação não propiciou as condições para a apropriação dos pressupostos teóricos que a fundamentaram. As opiniões de professores ouvidos na presente pesquisa, através de questionários e entrevistas, demonstram que, mesmo decorridos dez anos de sua implantação, o entendimento da proposta ainda é superficial, pois as discussões sobre a implantação da progressão continuada restringiram-se aos aspectos mais diretamente relacionados à economia de recursos e à impossibilidade de retenção dos alunos dentro de um mesmo ciclo. A insatisfação demonstrada pelos professores foi, com freqüência, interpretada como resistência a mudanças e conservadorismo. No entanto, a presente pesquisa, fundamentada em considerações apresentadas por outras pesquisas que enfocaram o tema da progressão continuada, ao propor aos professores entrevistados, uma oportunidade de reflexão sobre seu processo de formação e sua prática profissional, constatou a existência de dificuldades de outra ordem. Entre estas dificuldades, evidenciadas a partir da implantação do regime de progressão continuada, ressaltamos a questão da formação dos professores, tanto a formação inicial, quanto a formação continuada; os limites à sua atuação condicionada por elementos estruturais e organizacionais da escola e do sistema de ensino e, numa dimensão mais ampla, a crise de identidade que atinge as formas de ser e de estar na profissão.This is a qualitative case study designed to assess the impact of the introduction of the progressão continuada system at a state public school in São Paulo city in 1998. To that end, the academic literature on the topic was reviewed so that a thorough examination of the discussions and measures that resulted in the outline of the progressão continuada proposal could be made. This paper is based on research on progressão continuada intended to assess, among other aspects, the manner in which it was introduced and the ensuing challenges, revealed in studies about the routine of some public schools. Many of those studies demonstrated the authoritarian attitude involved in the implementation of that governmental policy. Furthermore, they showed that many of the repeated recommendations by experts in education concerning the need to ensure teacher participation in formulating proposals for the intended reforms or to introduce other changes in the educational system so that the reform could be introduced were ignored. In that regard, the surveys reporting teacher dissatisfaction with the introduction of progressão continuada also indicate that the State Education Department did not provide the means for a full understanding of the theoretical underpinnings of the system. The opinions of the teachers surveyed in this study, by means of questionnaires and interviews, demonstrate that there is still a superficial understanding of the proposal even though it has been over ten years since it was introduced. Teacher dissatisfaction has often been dismissed as a sign of resistance to change and conservatism. Nonetheless, this paper, based on issues raised in other studies on progressão continuada, revealed difficulties of a different nature in that it offered the interviewed teachers an opportunity for reflection on their own educational process and professional practice. Among those difficulties, observed since the introduction of the progressão continuada system, it is worth noting teachers initial and continuing education, limited action due to schools structural and organizational aspects and, on a broader level, the identity crisis affecting the teaching profession.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria Cecilia Cortez Christiano deGramari, Edna Pereira da Silva2009-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30042009-161742/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-30042009-161742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
The introduction of the \"progressão continuada\" system at a state public school in São Paulo city and its impact on teachers routine: a communication channel.
title A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
spellingShingle A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
Gramari, Edna Pereira da Silva
continuing education
crise identitária
democratização
democratization
formação continuada
formação inicial
identity crisis
initial education
progressão continuada
progressão continuada
title_short A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
title_full A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
title_fullStr A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
title_full_unstemmed A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
title_sort A implantação do regime de progressão continuada em uma escola da rede estadual de ensino da capital e suas implicações sobre o cotidiano dos professores: um canal de escuta.
author Gramari, Edna Pereira da Silva
author_facet Gramari, Edna Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gramari, Edna Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv continuing education
crise identitária
democratização
democratization
formação continuada
formação inicial
identity crisis
initial education
progressão continuada
progressão continuada
topic continuing education
crise identitária
democratização
democratization
formação continuada
formação inicial
identity crisis
initial education
progressão continuada
progressão continuada
description A presente pesquisa consiste em um estudo de caso, de natureza qualitativa, que se propõe avaliar os efeitos da implantação do regime de progressão continuada, a partir de 1998, em uma escola da rede estadual de ensino da Capital. Para tanto, recorre à produção acadêmica relacionada ao tema para, inicialmente, acompanhar a trajetória das discussões e ações que antecederam a formulação da proposta de progressão continuada. A presente discussão busca subsídios em pesquisas dedicadas ao tema da progressão continuada, que buscaram avaliar, entre outros aspectos, sua forma de implantação e as dificuldades decorrentes de sua implementação, reveladas pelo exame do cotidiano de algumas escolas da rede. Várias dessas pesquisas identificaram o autoritarismo que marcou a introdução dessa política educacional do governo, demonstrando que muitos dos reiterados alertas feitos por estudiosos da área educacional, sobre a importância de assegurar a participação dos professores no processo de formulação das reformas pretendidas, ou sobre a necessidade de realizar outras mudanças no sistema educacional para se implementar a reforma, não foram considerados. Nesse sentido, as pesquisas que apontam a insatisfação dos professores com a introdução da progressão continuada, indicam que a Secretaria de Estado da Educação não propiciou as condições para a apropriação dos pressupostos teóricos que a fundamentaram. As opiniões de professores ouvidos na presente pesquisa, através de questionários e entrevistas, demonstram que, mesmo decorridos dez anos de sua implantação, o entendimento da proposta ainda é superficial, pois as discussões sobre a implantação da progressão continuada restringiram-se aos aspectos mais diretamente relacionados à economia de recursos e à impossibilidade de retenção dos alunos dentro de um mesmo ciclo. A insatisfação demonstrada pelos professores foi, com freqüência, interpretada como resistência a mudanças e conservadorismo. No entanto, a presente pesquisa, fundamentada em considerações apresentadas por outras pesquisas que enfocaram o tema da progressão continuada, ao propor aos professores entrevistados, uma oportunidade de reflexão sobre seu processo de formação e sua prática profissional, constatou a existência de dificuldades de outra ordem. Entre estas dificuldades, evidenciadas a partir da implantação do regime de progressão continuada, ressaltamos a questão da formação dos professores, tanto a formação inicial, quanto a formação continuada; os limites à sua atuação condicionada por elementos estruturais e organizacionais da escola e do sistema de ensino e, numa dimensão mais ampla, a crise de identidade que atinge as formas de ser e de estar na profissão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30042009-161742/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30042009-161742/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257498266894336