Abordagem do tema \"química da água\" no Ensino Médio com base nos estilos de aprendizagem dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01042022-103643/ |
Resumo: | A água é a base da vida como a conhecemos, tanto biológica quanto socialmente. A oferta e a demanda de água para consumo e irrigação, exploração mineral e produção de energia mudarão sob as influências combinadas do desenvolvimento humano e de um clima mais quente. Um abastecimento de água seguro, confiável e de fácil acesso é essencial para uma boa saúde. No entanto, cerca de um bilhão de pessoas nos países em desenvolvimento não têm abastecimento de água seguro e sustentável há várias décadas. As políticas nacionais de educação abordam o ensino voltado para a conscientização, desenvolvimento de atitudes e valores que transformem a sociedade atual em busca de uma comunidade mais igualitária e ambientalmente responsável. O Parâmetro Curricular Nacional é um excelente exemplo dessas políticas educacionais que incentivam diferentes conhecimentos e temas. O tema: química da água é considerado necessário no ensino de química, pois permite ao docente problematizar situações de resolução de problemas a partir da interpretação de conceitos químicos. Partindo do pressuposto de que todos os indivíduos têm seu estilo de aprender novos fatos, o conhecimento dessas diferentes formas e preferências de aprendizagem pode beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Diversos modelos buscam identificar essas características do estilo de aprendizagem, como o ciclo de aprendizagem proposto por David Allen Kolb (1984), que utiliza um inventário de estilos de aprendizagem (LSI). Nessa perspectiva, este trabalho de pesquisa abordou o tema: química da água, por meio de uma intervenção pedagógica planejada com base no ciclo de aprendizagem proposto por David Allen Kolb. Atividades focadas nos diferentes estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio por meio de aulas expositivas e aulas práticas dialogadas, visando análises físico- químicas de água não potável e potável e o desenvolvimento de debates e pesquisas científicas sobre o tema. Assim, esta pesquisa desenvolveu conhecimentos em química mediados pela teoria dos estilos de aprendizagem com estudantes do Ensino Médio. Os estilos de aprendizagem encontrados na turma avaliada corresponderam a 50% assimiladores, 25% convergentes, 21,4% acomodatícios e 3,6% divergentes. O conhecimento dos estilos de aprendizagem da turma norteou a elaboração de uma sequência didática privilegiando os quatro estilos de aprendizagem. Os estudantes apresentaram expressivo ganho de aprendizagem (0,82) nas avaliações pré e pós-teste de acordo com a escala de Hake. No entanto, esse ganho diminuiu à medida que testes com maior grau de complexidade foram aplicados. O planejamento das aulas utilizando o ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb, além de contribuir para um melhor desempenho dos estudantes, favoreceu a didática do professor sobre o tema \"química da água\". |
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Abordagem do tema \"química da água\" no Ensino Médio com base nos estilos de aprendizagem dos estudantesApproach to the theme water chemistry in high school based on students learning stylesChemistry teachingDavid KolbDavid KolbEnsino de QuímicaEnsino MédioEstilos de AprendizagemHigh schoolLearning StylesQuímica da águaWater chemistryA água é a base da vida como a conhecemos, tanto biológica quanto socialmente. A oferta e a demanda de água para consumo e irrigação, exploração mineral e produção de energia mudarão sob as influências combinadas do desenvolvimento humano e de um clima mais quente. Um abastecimento de água seguro, confiável e de fácil acesso é essencial para uma boa saúde. No entanto, cerca de um bilhão de pessoas nos países em desenvolvimento não têm abastecimento de água seguro e sustentável há várias décadas. As políticas nacionais de educação abordam o ensino voltado para a conscientização, desenvolvimento de atitudes e valores que transformem a sociedade atual em busca de uma comunidade mais igualitária e ambientalmente responsável. O Parâmetro Curricular Nacional é um excelente exemplo dessas políticas educacionais que incentivam diferentes conhecimentos e temas. O tema: química da água é considerado necessário no ensino de química, pois permite ao docente problematizar situações de resolução de problemas a partir da interpretação de conceitos químicos. Partindo do pressuposto de que todos os indivíduos têm seu estilo de aprender novos fatos, o conhecimento dessas diferentes formas e preferências de aprendizagem pode beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Diversos modelos buscam identificar essas características do estilo de aprendizagem, como o ciclo de aprendizagem proposto por David Allen Kolb (1984), que utiliza um inventário de estilos de aprendizagem (LSI). Nessa perspectiva, este trabalho de pesquisa abordou o tema: química da água, por meio de uma intervenção pedagógica planejada com base no ciclo de aprendizagem proposto por David Allen Kolb. Atividades focadas nos diferentes estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio por meio de aulas expositivas e aulas práticas dialogadas, visando análises físico- químicas de água não potável e potável e o desenvolvimento de debates e pesquisas científicas sobre o tema. Assim, esta pesquisa desenvolveu conhecimentos em química mediados pela teoria dos estilos de aprendizagem com estudantes do Ensino Médio. Os estilos de aprendizagem encontrados na turma avaliada corresponderam a 50% assimiladores, 25% convergentes, 21,4% acomodatícios e 3,6% divergentes. O conhecimento dos estilos de aprendizagem da turma norteou a elaboração de uma sequência didática privilegiando os quatro estilos de aprendizagem. Os estudantes apresentaram expressivo ganho de aprendizagem (0,82) nas avaliações pré e pós-teste de acordo com a escala de Hake. No entanto, esse ganho diminuiu à medida que testes com maior grau de complexidade foram aplicados. O planejamento das aulas utilizando o ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb, além de contribuir para um melhor desempenho dos estudantes, favoreceu a didática do professor sobre o tema \"química da água\".Water is the basis of life as we know it, both biologically and socially. The supply and demand of water for consumption and irrigation, mineral exploration, and energy production will change under the combined influences of human development and a warmer climate. A safe, reliable, and easily accessible water supply is essential for good health. However, around one billion people in developing countries have had no safe and sustainable water supply for several decades. National education policies address teaching aimed at raising awareness, developing attitudes and values that transform today\'s society in search of a more egalitarian and environmentally responsible community. The National Curriculum Parameter is an excellent example of these educational policies that encourage different knowledge and themes. The theme: \"water chemistry\" is considered necessary in chemistry teaching, as it allows the teacher to problematize situations involving problem-solving based on the interpretation of chemical concepts. With the assumption that all individuals have their style for learning new facts, knowing these different ways and preferences in learning can benefit the teaching and learning process. Several models seek to identify these learning style characteristics, such as the learning cycle proposed by David Allen Kolb (1984), which uses a learning style inventory (LSI). From this perspective, this research work addressed the theme: \"water chemistry\", through a planned pedagogical intervention based on the learning cycle proposed by David Allen Kolb. Activities focusing on the different learning styles of high school students through dialogued expository classes and practical classes, aiming at physical-chemical analysis of non-drinking water and drinking water and the development of debates and scientific research on the subject. Thus, this research developed knowledge in chemistry mediated by the theory of learning styles with high school students. The learning styles found in the evaluated class corresponded to 50% assimilating, 25% convergent, 21.4% accommodating, and 3.6% divergent. Knowledge of the learning styles of the class guided the preparation of a didactic sequence favoring the four learning styles. According to the Hake scale, students showed an expressive learning gain (0.82) in the pre- and post-test evaluations. However, this gain decreased as tests with a higher degree of complexity were applied. The planning of classes using David Kolb\'s experiential learning cycle, in addition to contributing to better student performance, favored the teacher\'s didactics on the topic \"water chemistry\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Rita de Cássia Lacerda BrambillaSiqueira, Isabel Cristina de2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01042022-103643/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-01T13:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-01042022-103643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-01T13:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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