Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Tadeu Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/
Resumo: Esta tese foi desenvolvida na linha Educação Científica, Matemática e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo investigar os olhares e movimentos de líderes de grupos de pesquisa em Etnomatemática no Brasil, na formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática. No referencial teórico, apresenta os estudos de Paulo Freire nas discussões sobre a formação de professores e professoras. Com relação ao Programa Etnomatemática, são trazidas as teorizações propostas por Ubiratan DAmbrosio e as ponderações de Maria do Carmo Santos Domite sobre a formação de professores e professoras na perspectiva da Etnomatemática. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com perguntas elaboradas a partir de um estudo de Domite, contextualizando a questão de pesquisa. Os(as) entrevistados(as) são os líderes coordenadores(as) ou vice-coordenadores(as) dos oito grupos brasileiros cadastrados no diretório de grupos do CNPq, cujo nome inclui a palavra Etnomatemática. Esses grupos perfazem todas as cinco regiões do Brasil. Utilizou- se do software NVIVO12 para auxiliar na identificação dos nós (categorias), através destas palavras, as mais frequentes no discurso dos(as) depoentes: Matemática, Etnomatemática, Conhecimento e Professor. Tais palavras foram obtidas por meio da nuvem de palavras e considerando nossa subjetividade de pesquisador, chegou- se às categorias de análise Diferentes olhares para a Matemática, Conhecimento primeiro e conhecimento científico e Etnomatemática na formação inicial de professores(as) que ensinam Matemática. Desse processo, emergiram as subcategorias Matemática como produção social e cultural, Interlocução dos conhecimentos escolares e do cotidiano e Postura Etnomatemática. O trabalho considera a importância do(a) professor(a) formador(a) por meio da interlocução do conhecimento produzido social e culturalmente nas práticas cotidianas dos(as) futuros(as) professores(as) com o conhecimento acadêmico, sem que haja imposição de um conhecimento sobre o outro, assumindo uma postura etnomatemática em sua prática e sempre respeitando e valorizando as diferentes matemáticas.
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Com relação ao Programa Etnomatemática, são trazidas as teorizações propostas por Ubiratan DAmbrosio e as ponderações de Maria do Carmo Santos Domite sobre a formação de professores e professoras na perspectiva da Etnomatemática. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com perguntas elaboradas a partir de um estudo de Domite, contextualizando a questão de pesquisa. Os(as) entrevistados(as) são os líderes coordenadores(as) ou vice-coordenadores(as) dos oito grupos brasileiros cadastrados no diretório de grupos do CNPq, cujo nome inclui a palavra Etnomatemática. Esses grupos perfazem todas as cinco regiões do Brasil. Utilizou- se do software NVIVO12 para auxiliar na identificação dos nós (categorias), através destas palavras, as mais frequentes no discurso dos(as) depoentes: Matemática, Etnomatemática, Conhecimento e Professor. Tais palavras foram obtidas por meio da nuvem de palavras e considerando nossa subjetividade de pesquisador, chegou- se às categorias de análise Diferentes olhares para a Matemática, Conhecimento primeiro e conhecimento científico e Etnomatemática na formação inicial de professores(as) que ensinam Matemática. Desse processo, emergiram as subcategorias Matemática como produção social e cultural, Interlocução dos conhecimentos escolares e do cotidiano e Postura Etnomatemática. O trabalho considera a importância do(a) professor(a) formador(a) por meio da interlocução do conhecimento produzido social e culturalmente nas práticas cotidianas dos(as) futuros(as) professores(as) com o conhecimento acadêmico, sem que haja imposição de um conhecimento sobre o outro, assumindo uma postura etnomatemática em sua prática e sempre respeitando e valorizando as diferentes matemáticas.This thesis was developed in the Scientific, Mathematical and Technological Education line of the Graduate Program in Education, of the Faculty of Education of the University of São Paulo. It is a research that aims to investigate the views and movements of leaders of research groups in Ethnomathematics in Brazil, in the initial training of teachers who teach mathematics. In the theoretical framework, it presents Paulo Freire\'s studies in the discussions about the formation of teachers. Regarding the Ethnomathematics Program, the theorizations proposed by Ubiratan D\'Ambrosio and the considerations of Maria do Carmo Santos Domite on the formation of teachers in the perspective of Ethnomathematics are brought up. This research has a qualitative methodological approach, and the data were collected through semi- structured interviews, with questions elaborated from a Domites study, contextualizing the research question. The interviewees are the leaders - coordinators or vice-coordinators - of the eight Brazilian groups registered in the CNPq group directory, which includes the word Ethnomathematics in its name. These groups make up all five regions of Brazil. The NVIVO12 software was used to assist in the identification of the sets (categories), through these words, the most frequent in the speech of the interviewees: Mathematics, Ethnomathematics, Knowledge and Teacher. Such words were obtained through the word cloud and considering our subjectivity as researchers, we arrived at these analysis categories. \"Different viewpoints on Mathematics\", \"First knowledge and scientific knowledge\" and \"Ethnomathematics in the initial training of teachers who teach Mathematics\". From this process, these subcategories emerged Mathematics as social and cultural production, interchange between school knowledge and everyday knowledge and Ethnomathematics Stance. The work considers the importance of the teacher trainer through the dialogue of the knowledge produced socially and culturally in the daily practices of the future teachers with the academic knowledge, without there being imposition of some knowledge about the other, assuming an ethnomathematics posture in their practice and always respecting and valuing different branches of mathematics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Cristiane Coppe deCosta, Rodrigo Tadeu Pereira da2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-07T02:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-06072021-150215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-07T02:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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