A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabricio Leal de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27012021-164650/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os textos que o escritor Dalton Trevisan publicou na Joaquim, revista por ele criada e dirigida entre os anos de 1946 e 1948. Diferentemente dos seus livros ficcionais, esses textos podem ser considerados manifestos, pois são reveladores das raras tomadas de posição do escritor acerca dos debates estéticos do século XX. Antes de ser um escritor reconhecido, Trevisan se posicionou no campo literário de Curitiba como um iconoclasta. Os personagens que ocupavam um lugar de destaque no campo da poesia, da pintura, da escultura e de outras manifestações, foram alvo dos seus escritos da juventude. A deslegitimação que impôs era acompanhada de uma nova proposta estética, de uma nova maneira de olhar para a realidade. Apesar de já estarem mortos,Trevisan realizava uma matança simbólica para redimensionar a memória e o exemplo que inspiravam.a Esses artistas também foram acusados por Trevisan de impedir que Curitiba desenvolvesse o modernismo, o que teria mantido a cidade distante das mais intensas convulsões estéticas. Parlelamente aos textos da revista Joaquim, analisamos também uma série de documentos de Dalton Trevisan ainda inéditos, condição que contribuiu para relevar questões fundamentais sobre a trajetória do escritor mais recluso do Brasil.
id USP_884df1496e488b92209262991446ee3a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012021-164650
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton TrevisanThe killing of the sacred dead: memory, literature and history in the work of Dalton TrevisanBrazilian CultureBrazilian literatureCultura BrasileiraDalton TrevisanDalton TrevisanLiteratura BrasileiraModernismModernismoParanismParanismoEste trabalho tem por objetivo analisar os textos que o escritor Dalton Trevisan publicou na Joaquim, revista por ele criada e dirigida entre os anos de 1946 e 1948. Diferentemente dos seus livros ficcionais, esses textos podem ser considerados manifestos, pois são reveladores das raras tomadas de posição do escritor acerca dos debates estéticos do século XX. Antes de ser um escritor reconhecido, Trevisan se posicionou no campo literário de Curitiba como um iconoclasta. Os personagens que ocupavam um lugar de destaque no campo da poesia, da pintura, da escultura e de outras manifestações, foram alvo dos seus escritos da juventude. A deslegitimação que impôs era acompanhada de uma nova proposta estética, de uma nova maneira de olhar para a realidade. Apesar de já estarem mortos,Trevisan realizava uma matança simbólica para redimensionar a memória e o exemplo que inspiravam.a Esses artistas também foram acusados por Trevisan de impedir que Curitiba desenvolvesse o modernismo, o que teria mantido a cidade distante das mais intensas convulsões estéticas. Parlelamente aos textos da revista Joaquim, analisamos também uma série de documentos de Dalton Trevisan ainda inéditos, condição que contribuiu para relevar questões fundamentais sobre a trajetória do escritor mais recluso do Brasil.This work aims (The purpose of this work is ) to analyze the Dalton Trevisan\'s texts, published in Joaquim magazine, which, he created and directed between the years 1946 and 1948. Unlike his fictional books, these texts can be considered as a manifest, because they are revealing of the writer\'s rare positions on the Aesthetic Debate of the 20th Century. Before becoming a recognized writer, Trevisan positioned himself in the literary field of Curitiba as an iconoclast. The persons who occupied a prominent place in the field of poetry, painting, sculpture and other manifestations, were the targets of his youth\'s writings. The delegitimization introduced by him was accompanied by a new aesthetic proposal, a new way of looking at reality. Although they were already dead, Trevisan performed a symbolic killing to change the size of the memory and example that they inspired. These artists were also blamed (accused) by Trevisan of preventing Curitiba from experiencing modernism, keeping the city away from the most intense aesthetic convulsions. Parallel to the texts of the journal Joaquim, we also analyze some of DaltonTrevisan\'s still unpublished documents. This condition helped to highlight (This condition that contributed to reveal) fundamental questions about the trajectory of the most reclusive writer in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Jose AntonioSouza, Fabricio Leal de2019-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27012021-164650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-28T00:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-27012021-164650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-28T00:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
The killing of the sacred dead: memory, literature and history in the work of Dalton Trevisan
title A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
spellingShingle A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
Souza, Fabricio Leal de
Brazilian Culture
Brazilian literature
Cultura Brasileira
Dalton Trevisan
Dalton Trevisan
Literatura Brasileira
Modernism
Modernismo
Paranism
Paranismo
title_short A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
title_full A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
title_fullStr A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
title_full_unstemmed A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
title_sort A matança dos mortos sagrados: memória, literatura e história na obra de Dalton Trevisan
author Souza, Fabricio Leal de
author_facet Souza, Fabricio Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Jose Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabricio Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian Culture
Brazilian literature
Cultura Brasileira
Dalton Trevisan
Dalton Trevisan
Literatura Brasileira
Modernism
Modernismo
Paranism
Paranismo
topic Brazilian Culture
Brazilian literature
Cultura Brasileira
Dalton Trevisan
Dalton Trevisan
Literatura Brasileira
Modernism
Modernismo
Paranism
Paranismo
description Este trabalho tem por objetivo analisar os textos que o escritor Dalton Trevisan publicou na Joaquim, revista por ele criada e dirigida entre os anos de 1946 e 1948. Diferentemente dos seus livros ficcionais, esses textos podem ser considerados manifestos, pois são reveladores das raras tomadas de posição do escritor acerca dos debates estéticos do século XX. Antes de ser um escritor reconhecido, Trevisan se posicionou no campo literário de Curitiba como um iconoclasta. Os personagens que ocupavam um lugar de destaque no campo da poesia, da pintura, da escultura e de outras manifestações, foram alvo dos seus escritos da juventude. A deslegitimação que impôs era acompanhada de uma nova proposta estética, de uma nova maneira de olhar para a realidade. Apesar de já estarem mortos,Trevisan realizava uma matança simbólica para redimensionar a memória e o exemplo que inspiravam.a Esses artistas também foram acusados por Trevisan de impedir que Curitiba desenvolvesse o modernismo, o que teria mantido a cidade distante das mais intensas convulsões estéticas. Parlelamente aos textos da revista Joaquim, analisamos também uma série de documentos de Dalton Trevisan ainda inéditos, condição que contribuiu para relevar questões fundamentais sobre a trajetória do escritor mais recluso do Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27012021-164650/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27012021-164650/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091115125571584