Estudo do efeito do programa Dangerous Decibels em escolares do ensino fundamental, seus familiares e rede de colegas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-19082021-114123/ |
Resumo: | Introdução: A exposição a sons intensos por período prolongado pode causar perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e zumbido em indivíduos de qualquer idade. Com o objetivo de desenvolver e incentivar ações de atenção à saúde auditiva, vários projetos têm sido propostos ao redor do mundo. Dentre eles, o Dangerous Decibels®, com foco na conscientização e prevenção de perdas auditivas em crianças e adolescentes. Objetivo: Estudar o efeito do programa Dangerous Decibels® em escolares do ensino fundamental e seus familiares. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo 58 crianças do ensino fundamental, sendo 29 do grupo controle (GCc) e 29 do grupo estudo (GEc). Os responsáveis também foram convidados a participar (GEp - pais do grupo estudo; GCp - pais do grupo controle). Utilizaram-se os materiais do programa Dangerous Decibels® (questionário validado e materiais das oficinas interativas); vídeo composto por curtas-metragens; e jogo online. O estudo foi dividido em três fases: Fase 1, onde aconteceu a intervenção para o GEc, a aplicação dos questionários pré-intervenção (para todos os grupos) e pósintervenção (para o GEc); Fase 2, onde aconteceu a avaliação pós-3 meses (para todos) e a divulgação do jogo online para os grupos GEc e GCc; e Fase 3, onde aconteceu a avaliação pós-6 meses (para todos). As respostas aos questionários foram pontuadas de acordo com escores pré-estabelecidos para cada questão (maior pontuação para respostas mais esperadas, diminuindo até zero, para respostas menos esperadas). Foram obtidas para cada indivíduo a pontuação geral e por categorias (Comportamento, Conhecimento, Atitude, Barreira, Percepção do ambiente, Autopercepção e Autoeficácia). Para análise estatística, foram utilizados os testes ANOVA, post-hoc de Tukey e Quiquadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: Para as crianças do GEc, foi observada melhora estatisticamente significante no Total Geral do questionário pós-intervenção (p = 0,016) e do pós-6 meses (p = 0,009), quando comparados ao pré-intervenção, e nas categorias Conhecimento e Comportamento. Já o GCc, não apresentou diferença estatisticamente significante entre os momentos dos questionários, mas foi possível observar melhora significativa na categoria Autopercepção (p = 0,027), quando foi comparado pós-6 meses com pré-intervenção. Na comparação entre os grupos de pais, não se observou diferenças estatisticamente significantes em nenhum dos momentos ao longo do estudo. Conclusões: O programa Dangerous Decibels® se mostrou eficaz em melhorar os conhecimentos e o comportamento de crianças de 10 a 12 anos em relação ao ruído, em curto e médio prazo, mas não foi possível atingir mudanças significativas com relação à atitude e barreira apenas com o uso do programa e o jogo online. Aliar uma segunda intervenção (o jogo online) ao programa Dangerous Decibels® parece ser uma boa opção para manutenção das mudanças construídas com a aula interativa. Porém, isoladamente, o jogo não foi capaz de gerar impacto |
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Estudo do efeito do programa Dangerous Decibels em escolares do ensino fundamental, seus familiares e rede de colegasThe study of the effect of Dangerous Decibels® program on elementary school students, their families and network of colleaguesChildCriançaEarly interventionHearing loss/prevention & controlIntervenção precoceNoisePerda auditiva/prevenção & controleRuídoTinnitusZumbidoIntrodução: A exposição a sons intensos por período prolongado pode causar perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e zumbido em indivíduos de qualquer idade. Com o objetivo de desenvolver e incentivar ações de atenção à saúde auditiva, vários projetos têm sido propostos ao redor do mundo. Dentre eles, o Dangerous Decibels®, com foco na conscientização e prevenção de perdas auditivas em crianças e adolescentes. Objetivo: Estudar o efeito do programa Dangerous Decibels® em escolares do ensino fundamental e seus familiares. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo 58 crianças do ensino fundamental, sendo 29 do grupo controle (GCc) e 29 do grupo estudo (GEc). Os responsáveis também foram convidados a participar (GEp - pais do grupo estudo; GCp - pais do grupo controle). Utilizaram-se os materiais do programa Dangerous Decibels® (questionário validado e materiais das oficinas interativas); vídeo composto por curtas-metragens; e jogo online. O estudo foi dividido em três fases: Fase 1, onde aconteceu a intervenção para o GEc, a aplicação dos questionários pré-intervenção (para todos os grupos) e pósintervenção (para o GEc); Fase 2, onde aconteceu a avaliação pós-3 meses (para todos) e a divulgação do jogo online para os grupos GEc e GCc; e Fase 3, onde aconteceu a avaliação pós-6 meses (para todos). As respostas aos questionários foram pontuadas de acordo com escores pré-estabelecidos para cada questão (maior pontuação para respostas mais esperadas, diminuindo até zero, para respostas menos esperadas). Foram obtidas para cada indivíduo a pontuação geral e por categorias (Comportamento, Conhecimento, Atitude, Barreira, Percepção do ambiente, Autopercepção e Autoeficácia). Para análise estatística, foram utilizados os testes ANOVA, post-hoc de Tukey e Quiquadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: Para as crianças do GEc, foi observada melhora estatisticamente significante no Total Geral do questionário pós-intervenção (p = 0,016) e do pós-6 meses (p = 0,009), quando comparados ao pré-intervenção, e nas categorias Conhecimento e Comportamento. Já o GCc, não apresentou diferença estatisticamente significante entre os momentos dos questionários, mas foi possível observar melhora significativa na categoria Autopercepção (p = 0,027), quando foi comparado pós-6 meses com pré-intervenção. Na comparação entre os grupos de pais, não se observou diferenças estatisticamente significantes em nenhum dos momentos ao longo do estudo. Conclusões: O programa Dangerous Decibels® se mostrou eficaz em melhorar os conhecimentos e o comportamento de crianças de 10 a 12 anos em relação ao ruído, em curto e médio prazo, mas não foi possível atingir mudanças significativas com relação à atitude e barreira apenas com o uso do programa e o jogo online. Aliar uma segunda intervenção (o jogo online) ao programa Dangerous Decibels® parece ser uma boa opção para manutenção das mudanças construídas com a aula interativa. Porém, isoladamente, o jogo não foi capaz de gerar impactoIntroduction: Exposure to high sound pressure levels for prolonged period can cause noise-induced hearing loss (NIHL) and tinnitus in individuals of any age. In order to develop and encourage hearing healthcare actions, several projects have been proposed around the world. Among them, Dangerous Decibels® has performed excellently when improving awareness and prevention of hearing loss in children and adolescents. Objective: To study the effect of the Dangerous Decibels® program on elementary school students and their families. Materials and Methods: 58 elementary school children participated in this study - 29 were in the control group (GCc) and 29 were in the study group (GEc). Parents/guardians were also invited to participate (GEp - parents study group; GCp - parents control group). The Dangerous Decibels® standard material has been used, consisting of a validated questionnaire and the materials of the interactive workshops; a video composed of several short films; and an online game developed in the research. The study was divided in three stages - Stage 1, when the intervention took place in GEc, the application of the pre-intervention (to all groups) and post-intervention (to the GEc) questionnaires; Stage 2, when the post-3-month evaluation of the intervention (to all groups) and the dissemination of the online game (to GEc and GCc) took place; and Stage 3, when the post-6-month evaluation (to all groups) took place. Results: A statistically significant improvement has been observed in the Grand Total of the post-intervention questionnaire (p = 0.016) and in the post-6-month (p = 0.009) among the children in the GEc, when compared with the pre-intervention, as well as in the Knowledge and Behavior categories. GCc, on the other hand, did not show a statistically significant difference between the questionnaires, but it was possible to observe significant improvement in the Self-perception category (p = 0.027) when comparing the post-6-month questionnaire with pre-intervention one. When comparing the groups of parents, there were no statistically significant differences at any time during the study. Conclusions: The Dangerous Decibels® program proved to be effective in improving the knowledge and behavior of children aged 10 to 12 years in relation to noise, in the short and medium term, but it has not been possible to achieve significant changes in terms of attitude and barrier only with the use of the program and the online game. Combining a second intervention (the online game) with the Dangerous Decibels® program seems to be a good option for maintaining the changes developed by the interactive class. However, the game alone has not been able to generate significant impactBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSamelli, Alessandra GiannellaGomes, Raquel Fornaziero2021-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-19082021-114123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-19T16:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-19082021-114123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-19T16:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Introdução: A exposição a sons intensos por período prolongado pode causar perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e zumbido em indivíduos de qualquer idade. Com o objetivo de desenvolver e incentivar ações de atenção à saúde auditiva, vários projetos têm sido propostos ao redor do mundo. Dentre eles, o Dangerous Decibels®, com foco na conscientização e prevenção de perdas auditivas em crianças e adolescentes. Objetivo: Estudar o efeito do programa Dangerous Decibels® em escolares do ensino fundamental e seus familiares. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo 58 crianças do ensino fundamental, sendo 29 do grupo controle (GCc) e 29 do grupo estudo (GEc). Os responsáveis também foram convidados a participar (GEp - pais do grupo estudo; GCp - pais do grupo controle). Utilizaram-se os materiais do programa Dangerous Decibels® (questionário validado e materiais das oficinas interativas); vídeo composto por curtas-metragens; e jogo online. O estudo foi dividido em três fases: Fase 1, onde aconteceu a intervenção para o GEc, a aplicação dos questionários pré-intervenção (para todos os grupos) e pósintervenção (para o GEc); Fase 2, onde aconteceu a avaliação pós-3 meses (para todos) e a divulgação do jogo online para os grupos GEc e GCc; e Fase 3, onde aconteceu a avaliação pós-6 meses (para todos). As respostas aos questionários foram pontuadas de acordo com escores pré-estabelecidos para cada questão (maior pontuação para respostas mais esperadas, diminuindo até zero, para respostas menos esperadas). Foram obtidas para cada indivíduo a pontuação geral e por categorias (Comportamento, Conhecimento, Atitude, Barreira, Percepção do ambiente, Autopercepção e Autoeficácia). Para análise estatística, foram utilizados os testes ANOVA, post-hoc de Tukey e Quiquadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: Para as crianças do GEc, foi observada melhora estatisticamente significante no Total Geral do questionário pós-intervenção (p = 0,016) e do pós-6 meses (p = 0,009), quando comparados ao pré-intervenção, e nas categorias Conhecimento e Comportamento. Já o GCc, não apresentou diferença estatisticamente significante entre os momentos dos questionários, mas foi possível observar melhora significativa na categoria Autopercepção (p = 0,027), quando foi comparado pós-6 meses com pré-intervenção. Na comparação entre os grupos de pais, não se observou diferenças estatisticamente significantes em nenhum dos momentos ao longo do estudo. Conclusões: O programa Dangerous Decibels® se mostrou eficaz em melhorar os conhecimentos e o comportamento de crianças de 10 a 12 anos em relação ao ruído, em curto e médio prazo, mas não foi possível atingir mudanças significativas com relação à atitude e barreira apenas com o uso do programa e o jogo online. Aliar uma segunda intervenção (o jogo online) ao programa Dangerous Decibels® parece ser uma boa opção para manutenção das mudanças construídas com a aula interativa. Porém, isoladamente, o jogo não foi capaz de gerar impacto |
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