Primado da religião e o Leviatã submerso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Alessandro Manduco
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-05052008-144048/
Resumo: O trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.
id USP_88e6bdb0d040e980ebbd19f33feb193d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05052008-144048
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Primado da religião e o Leviatã submersoThe relationship between politics and religionHobbesHobbesLeviatãLeviatãPolíticoPoliticsReligiosoReligiousSacredSagradoO trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.This thesis submits to examination the relationship between politics and religion. As a back-cloth of this investigation, at first, two approaches are going to be done: one anthropological and other historical. Both conduct to the essential: that the political nature is sacred and therefore, the intricate relation between politics and religion must be thought starting from the primacy of religious upon the politic. As a confirmation on centrality of religious is done a reading of a key moment of the History of the modern political thought - the XVII English century, specifically and in a representative way the political theory of Thomas Hobbes - in witch it-s going to be search that there isn\'t any desecularization of power, on the contrary, the religious element is permanent and rules all the argumentation proposed by Hobbes that in a explicit way settles that religion comes first in the understanding of politics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVouga, Claudio Jose TorresCoelho, Alessandro Manduco2008-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-05052008-144048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-09-28T00:01:58Zoai:teses.usp.br:tde-05052008-144048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-09-28T00:01:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Primado da religião e o Leviatã submerso
The relationship between politics and religion
title Primado da religião e o Leviatã submerso
spellingShingle Primado da religião e o Leviatã submerso
Coelho, Alessandro Manduco
Hobbes
Hobbes
Leviatã
Leviatã
Político
Politics
Religioso
Religious
Sacred
Sagrado
title_short Primado da religião e o Leviatã submerso
title_full Primado da religião e o Leviatã submerso
title_fullStr Primado da religião e o Leviatã submerso
title_full_unstemmed Primado da religião e o Leviatã submerso
title_sort Primado da religião e o Leviatã submerso
author Coelho, Alessandro Manduco
author_facet Coelho, Alessandro Manduco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vouga, Claudio Jose Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Alessandro Manduco
dc.subject.por.fl_str_mv Hobbes
Hobbes
Leviatã
Leviatã
Político
Politics
Religioso
Religious
Sacred
Sagrado
topic Hobbes
Hobbes
Leviatã
Leviatã
Político
Politics
Religioso
Religious
Sacred
Sagrado
description O trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-05052008-144048/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-05052008-144048/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090404383981568