Avaliação do processo de construção de uma rede multicêntrica de teleconferências em geriatria e gerontologia: a TeleGero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-30082021-143813/ |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A TeleGero é uma rede multicêntrica, multidisciplinar, de interação bidirecional, que, através de uma construção experiencial, consegue ressignificar o olhar sobre diversos temas e contribui para a evolução dos centros participantes. As reuniões têm duração de duas horas e ocorrem na última quinta-feira do mês, em onze meses do ano. OBJETIVO: Ensejar a reflexão sobre as características que tornaram a TeleGero uma proposta educativa transformadora, sustentável academicamente ao longo de dez anos. DESENHO: Estudo primário, observacional, longitudinal. CASUÍSTICA: Seus doze centros distribuem-se em cinco estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas) e um em Portugal (Porto). MÉTODO: Foram realizadas entrevista semiestruturada com informantes-chave de cada um dos centros participantes, para entender como o programa influenciou no comportamento do corpo profissional dos respectivos centros. Aquelas foram gravadas e transcritas em estilo literal e analisadas pelo método de condensação de significados. Todas as teleconferências gravadas, foram editadas e separadas em dois grandes grupos: apresentação e debate. Seu conteúdo foi analisado e estruturado em um banco de dados. RESULTADOS: Os responsáveis pelas apresentações caracterizaram-se por serem do sexo feminino (56%); médicos (69%), e por escolherem seminários (50%) como forma de apresentação. Foram identificados 172 descritores em ciências da saúde diferentes, sendo \"tratamento\" e \"estratégia de saúde da família\" os mais encontrados. A TeleGero foi identificada como uma proposta singular pela pluralidade dos centros participantes, que permitiu a aproximação de realidades distantes, mas também pela qualidade das apresentações e dos debates. A motivação para sua criação foi, segundo os informantes, a necessidade de aproximação entre centros formadores em Geriatria e em Gerontologia como também uma motivação relevante para todos os entrevistados. A TeleGero enfrentou várias dificuldades, especialmente, problemas técnicos, mas estruturou soluções e permitiu-se novas perspectivas de ação conjunta. CONCLUSÃO: A TeleGero formou uma rede multicêntrica, multiprofissional e colaborativa, cujas estratégias de construção podem contribuir para a formação de atividades educativas em telesaúde. |
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Avaliação do processo de construção de uma rede multicêntrica de teleconferências em geriatria e gerontologia: a TeleGeroEvaluation of a network building multicentric teleconference about knowledge in geriatrics and gerontology: the TeleGeroAged.Colaboração intersetorialcontinuingEducação à distânciaEducação continuadaEducationEducation distanceGeriatriaGeriatricsIdoso.Intersectoral collaborationTeleconferenceTeleconferênciaINTRODUÇÃO: A TeleGero é uma rede multicêntrica, multidisciplinar, de interação bidirecional, que, através de uma construção experiencial, consegue ressignificar o olhar sobre diversos temas e contribui para a evolução dos centros participantes. As reuniões têm duração de duas horas e ocorrem na última quinta-feira do mês, em onze meses do ano. OBJETIVO: Ensejar a reflexão sobre as características que tornaram a TeleGero uma proposta educativa transformadora, sustentável academicamente ao longo de dez anos. DESENHO: Estudo primário, observacional, longitudinal. CASUÍSTICA: Seus doze centros distribuem-se em cinco estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas) e um em Portugal (Porto). MÉTODO: Foram realizadas entrevista semiestruturada com informantes-chave de cada um dos centros participantes, para entender como o programa influenciou no comportamento do corpo profissional dos respectivos centros. Aquelas foram gravadas e transcritas em estilo literal e analisadas pelo método de condensação de significados. Todas as teleconferências gravadas, foram editadas e separadas em dois grandes grupos: apresentação e debate. Seu conteúdo foi analisado e estruturado em um banco de dados. RESULTADOS: Os responsáveis pelas apresentações caracterizaram-se por serem do sexo feminino (56%); médicos (69%), e por escolherem seminários (50%) como forma de apresentação. Foram identificados 172 descritores em ciências da saúde diferentes, sendo \"tratamento\" e \"estratégia de saúde da família\" os mais encontrados. A TeleGero foi identificada como uma proposta singular pela pluralidade dos centros participantes, que permitiu a aproximação de realidades distantes, mas também pela qualidade das apresentações e dos debates. A motivação para sua criação foi, segundo os informantes, a necessidade de aproximação entre centros formadores em Geriatria e em Gerontologia como também uma motivação relevante para todos os entrevistados. A TeleGero enfrentou várias dificuldades, especialmente, problemas técnicos, mas estruturou soluções e permitiu-se novas perspectivas de ação conjunta. CONCLUSÃO: A TeleGero formou uma rede multicêntrica, multiprofissional e colaborativa, cujas estratégias de construção podem contribuir para a formação de atividades educativas em telesaúde.INTRODUCTION: TeleGero is a multicentric, multidisciplinary network, of bidirectional interaction, which, through an experiential construction, manages to reframe the look on different themes and contributes to the evolution of the participating centers. The meetings have two hours and occur on the last Thursday of the month, eleven months per year. OBJECTIVE: Signify a reflection about the characteristics that made TeleGero a transformative educational proposal, academically sustainable over ten years. DESIGN: Observational, longitudinal study. CASUISTIC: Twelve centers distributed in five states of Brazil (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas) and one in Portugal (Porto). METHOD: Semi-structured interviews were conducted with a key integrant of each of the participating centers, to understand how the program influenced the behavior of the professional staff of the respective centers. Those were recorded and transcribed in literal style and analyzed by the method of condensation of meanings. All recorded conference calls were edited and separated into two major groups: presentation and debate. Its content was analyzed and structured in a database. RESULTS: The responsibles for the presentations were predominantly female (56%); doctors (69%), and chosen seminars (50%) as a form of presentation. 172 descriptors were identified in different health sciences, with \"treatment\" and \"family health strategy\" being the most common. TeleGero was identified as a singular proposal due to the plurality of participating centers, which allowed distant realities to come together, but also due to the quality of the presentations and debates. The motivation for the creation was, according to the informants, the need for approximation between training centers in Geriatrics and Gerontology as well as a relevant motivation for all interviewees. TeleGero faced several difficulties, especially technical problems, but found structured solutions and allowed new perspectives for joint action. CONCLUSION: TeleGero formed a multicenter, multiprofessional and collaborative network, whose construction strategies can contribute to the formation of educational activities in telehealth.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJacob Filho, WilsonMoreira Filho, Oberdã Gomes2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-30082021-143813/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-30T17:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082021-143813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-30T17:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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