Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Marcos Vinicius de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/
Resumo: A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.
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