Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Marcos Vinicius de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/
Resumo: A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.
id USP_8bc5e954ef54071465d6a56d472c1fe1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042023-144924
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.Application of gamification and virtual plant techniques in the automation course: development of a varnish factory.Controladores programáveisIndústria 4.0Industry 4.0Programmable controllersSimulaçãoSimulationA automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.Automation is present in several industrial processes, controlling variables and executing sequential tasks, in order to obtain an optimized and standardized process. It is an area that involves technological resources, in constant evolution, and multidisciplinary, also multi-professional concepts, so teaching automation is not simple, whether in technical courses or in higher engineering courses. In this context, practical experiments in didactic laboratories are very important and effective in this learning; however there is a necessity for a high financial value so that educational institutions can maintain this infrastructure. Thus, in this work, a Virtual Plant of a Varnish Factory is presented, where students can apply the techniques studied in theory, it was used in three types of Benches: Autonomous, with Local HMI and with Remote HMI. Furthermore, to improve student motivation and engagement, Gamification techniques were used in experimental scripts, in the Moodles platform and in the Virtual Plant developed in this work. The developed environment of the virtual plant, despite having a relatively high investment cost, is quite flexible, allowing the incorporation of several modifications, or the creation of new experiments, for several editions of the automation laboratory disciplines.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPellini, Eduardo LorenzettiAmorim, Marcos Vinicius de2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-27T16:51:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042023-144924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-27T16:51:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
Application of gamification and virtual plant techniques in the automation course: development of a varnish factory.
title Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
spellingShingle Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
Amorim, Marcos Vinicius de
Controladores programáveis
Indústria 4.0
Industry 4.0
Programmable controllers
Simulação
Simulation
title_short Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
title_full Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
title_fullStr Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
title_full_unstemmed Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
title_sort Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
author Amorim, Marcos Vinicius de
author_facet Amorim, Marcos Vinicius de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pellini, Eduardo Lorenzetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Marcos Vinicius de
dc.subject.por.fl_str_mv Controladores programáveis
Indústria 4.0
Industry 4.0
Programmable controllers
Simulação
Simulation
topic Controladores programáveis
Indústria 4.0
Industry 4.0
Programmable controllers
Simulação
Simulation
description A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257357968474112