Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/ |
Resumo: | A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação. |
id |
USP_8bc5e954ef54071465d6a56d472c1fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26042023-144924 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.Application of gamification and virtual plant techniques in the automation course: development of a varnish factory.Controladores programáveisIndústria 4.0Industry 4.0Programmable controllersSimulaçãoSimulationA automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.Automation is present in several industrial processes, controlling variables and executing sequential tasks, in order to obtain an optimized and standardized process. It is an area that involves technological resources, in constant evolution, and multidisciplinary, also multi-professional concepts, so teaching automation is not simple, whether in technical courses or in higher engineering courses. In this context, practical experiments in didactic laboratories are very important and effective in this learning; however there is a necessity for a high financial value so that educational institutions can maintain this infrastructure. Thus, in this work, a Virtual Plant of a Varnish Factory is presented, where students can apply the techniques studied in theory, it was used in three types of Benches: Autonomous, with Local HMI and with Remote HMI. Furthermore, to improve student motivation and engagement, Gamification techniques were used in experimental scripts, in the Moodles platform and in the Virtual Plant developed in this work. The developed environment of the virtual plant, despite having a relatively high investment cost, is quite flexible, allowing the incorporation of several modifications, or the creation of new experiments, for several editions of the automation laboratory disciplines.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPellini, Eduardo LorenzettiAmorim, Marcos Vinicius de2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-27T16:51:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042023-144924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-27T16:51:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. Application of gamification and virtual plant techniques in the automation course: development of a varnish factory. |
title |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
spellingShingle |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. Amorim, Marcos Vinicius de Controladores programáveis Indústria 4.0 Industry 4.0 Programmable controllers Simulação Simulation |
title_short |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
title_full |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
title_fullStr |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
title_full_unstemmed |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
title_sort |
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes. |
author |
Amorim, Marcos Vinicius de |
author_facet |
Amorim, Marcos Vinicius de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pellini, Eduardo Lorenzetti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Marcos Vinicius de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controladores programáveis Indústria 4.0 Industry 4.0 Programmable controllers Simulação Simulation |
topic |
Controladores programáveis Indústria 4.0 Industry 4.0 Programmable controllers Simulação Simulation |
description |
A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-26042023-144924/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257357968474112 |