Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Silvia Terezinha Torreglossa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-31012014-161749/
Resumo: A presente pesquisa busca observar a articulação entre merchandising social e função educativa na telenovela brasileira como geradora de pautas para a imprensa e de temas de conversação nas redes sociais da internet. Entre as redes sociais, escolhemos o Facebook, como local de análise das conversações sobre os temas sociais. Para isso, realizamos um estudo de caso da telenovela Salve Jorge, de autoria de Gloria Perez, transmitida pela Rede Globo, por meio de uma metodologia que aborda tanto a recepção a partir dos conteúdos emitidos pela televisão, passando pelo repercussão na imprensa, como pelos posts no Facebook. A recepção foi vista de acordo com o que Martín-Barbero definiu como operadores perceptivos e suas destrezas discursivas. Um aspecto que merece destaque é que os temas sociais aparecem mais constantemente tratados na mídia hegemônica como jornais, revistas e tv, do que nas redes sociais, demonstrando que a conversação nesses locais nem sempre é pautada pelos discursos correntes dos produtores oficiais de conteúdo.
id USP_8ce4ee69b2ac91602704541fdc0bf383
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31012014-161749
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve JorgeEducational function of brazilian telenovela: the social merchandising to the socioeducative action in Salve JorgeBrazilian telenovelaeducational function of the telenovelaexploração metodológicaficção televisivafunção educativa da telenovelamerchandising socialmethodological explorationsocial merchandisingtelenovela brasileiratelevision fictionA presente pesquisa busca observar a articulação entre merchandising social e função educativa na telenovela brasileira como geradora de pautas para a imprensa e de temas de conversação nas redes sociais da internet. Entre as redes sociais, escolhemos o Facebook, como local de análise das conversações sobre os temas sociais. Para isso, realizamos um estudo de caso da telenovela Salve Jorge, de autoria de Gloria Perez, transmitida pela Rede Globo, por meio de uma metodologia que aborda tanto a recepção a partir dos conteúdos emitidos pela televisão, passando pelo repercussão na imprensa, como pelos posts no Facebook. A recepção foi vista de acordo com o que Martín-Barbero definiu como operadores perceptivos e suas destrezas discursivas. Um aspecto que merece destaque é que os temas sociais aparecem mais constantemente tratados na mídia hegemônica como jornais, revistas e tv, do que nas redes sociais, demonstrando que a conversação nesses locais nem sempre é pautada pelos discursos correntes dos produtores oficiais de conteúdo.This research aims to observe the articulation between social merchandising and educational function in the in Brazilian telenovela themes as generating conversation on social networks of the internet. Between social networks, we chose Facebook, as local analysis of conversations about social issues. For this, we will hold a case study of Salve Jorge telenovela, written by Gloria Perez, broadcast by Rede Globo, through a methodology that addresses both the reception from the content broadcast on television as posts by principal Salve Jorge fanpages on Facebook last month display the plot. The reception will be seen from what Martín-Barbero coined as perceptual operators and their discursive skills. One aspect worth mentioning is that the social themes appear constantly treated in more mainstream media such as newspapers, magazines and television, that in social networks, demonstrating that the conversation at these sites is not always guided by current discourses of official producers of content.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Maria Immacolata Vassallo deJesus, Silvia Terezinha Torreglossa de2013-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-31012014-161749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-31012014-161749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
Educational function of brazilian telenovela: the social merchandising to the socioeducative action in Salve Jorge
title Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
spellingShingle Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
Jesus, Silvia Terezinha Torreglossa de
Brazilian telenovela
educational function of the telenovela
exploração metodológica
ficção televisiva
função educativa da telenovela
merchandising social
methodological exploration
social merchandising
telenovela brasileira
television fiction
title_short Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
title_full Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
title_fullStr Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
title_full_unstemmed Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
title_sort Função educativa da telenovela brasileira: do merchandising social à ação socioeducativa em Salve Jorge
author Jesus, Silvia Terezinha Torreglossa de
author_facet Jesus, Silvia Terezinha Torreglossa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Silvia Terezinha Torreglossa de
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian telenovela
educational function of the telenovela
exploração metodológica
ficção televisiva
função educativa da telenovela
merchandising social
methodological exploration
social merchandising
telenovela brasileira
television fiction
topic Brazilian telenovela
educational function of the telenovela
exploração metodológica
ficção televisiva
função educativa da telenovela
merchandising social
methodological exploration
social merchandising
telenovela brasileira
television fiction
description A presente pesquisa busca observar a articulação entre merchandising social e função educativa na telenovela brasileira como geradora de pautas para a imprensa e de temas de conversação nas redes sociais da internet. Entre as redes sociais, escolhemos o Facebook, como local de análise das conversações sobre os temas sociais. Para isso, realizamos um estudo de caso da telenovela Salve Jorge, de autoria de Gloria Perez, transmitida pela Rede Globo, por meio de uma metodologia que aborda tanto a recepção a partir dos conteúdos emitidos pela televisão, passando pelo repercussão na imprensa, como pelos posts no Facebook. A recepção foi vista de acordo com o que Martín-Barbero definiu como operadores perceptivos e suas destrezas discursivas. Um aspecto que merece destaque é que os temas sociais aparecem mais constantemente tratados na mídia hegemônica como jornais, revistas e tv, do que nas redes sociais, demonstrando que a conversação nesses locais nem sempre é pautada pelos discursos correntes dos produtores oficiais de conteúdo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-31012014-161749/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-31012014-161749/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257476762697728