O ser professor de Química no Timor-Leste à luz de Jodelet e Dubar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30092022-144028/ |
Resumo: | Este estudo buscou identificar a representação social sobre ser professor de química de professores timorenses envolvidos com formação inicial ou continuada de Química, bem como analisar a relação entre a representação social de professores timorenses sobre ser professor de Química e a construção de sua identidade profissional docente. O Timor-Leste, um país insular no sudeste asiático, próximo da Indonésia e da Austrália, foi colonizado por Portugal de 1511 a 1975 e ocupado pela Indonésia de 1975 até 1999. As Nações Unidas assumiram o governo transitório até 2002, quando foi obtida a independência. Como referencial teóricos, empregou-se a perspectiva das representações sociais, considerada a abordagem psicossocial desenvolvida por Serge Moscovici e Denise Jodelet Como referenciais teóricos, esta pesquisa situa-se na articulação entre a Teoria das Representações Sociais, na acepção da abordagem culturalista, cujos representantes são Serge Moscovici e Denise Jodelet as teorizações sobre Identidades Sociais e Profissionais de Claude Dubar. Com esse objetivo, foram realizados procedimentos exploratórios para levantamento de dados, com abordagem qualitativa. O primeiro, de natureza descritiva, consistiu na análise documental de um século da legislação educacional timorense. Participaram do estudo onze professores timorenses envolvidos na área de química, oito participantes de um programa de formação inicial em serviço (denominado Bacharelato em Química) e três participantes de um programa de formação continuada nas escolas. Para a coleta de informações foram utilizados os relatos escritos da trajetória vivida e entrevistas não-diretivas, além das notas de campo. Para a produção dos dados, privilegiou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) atrelada à análise de similitude e classificação hierárquica descentente, com suporte informático do software IRaMuTeQ. Como resultados, o dentre os aspectos sobre ser professor de Química que os diferenciem de outros países é a RS é ancorada na valorização social, na resistência política e cultural. |
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O ser professor de Química no Timor-Leste à luz de Jodelet e DubarBeing a Chemistry teacher in Timor-Leste at the light of Jodelet and DubarBeing a TeacherChemistry,Formas identitáriasIdentidades Profissionais DocentesIdentity FormsQuímica,Representações SociaisSer ProfessorSocial RepresentationsTeacher Professional IdentitiesTimor-LesteTimor-LesteEste estudo buscou identificar a representação social sobre ser professor de química de professores timorenses envolvidos com formação inicial ou continuada de Química, bem como analisar a relação entre a representação social de professores timorenses sobre ser professor de Química e a construção de sua identidade profissional docente. O Timor-Leste, um país insular no sudeste asiático, próximo da Indonésia e da Austrália, foi colonizado por Portugal de 1511 a 1975 e ocupado pela Indonésia de 1975 até 1999. As Nações Unidas assumiram o governo transitório até 2002, quando foi obtida a independência. Como referencial teóricos, empregou-se a perspectiva das representações sociais, considerada a abordagem psicossocial desenvolvida por Serge Moscovici e Denise Jodelet Como referenciais teóricos, esta pesquisa situa-se na articulação entre a Teoria das Representações Sociais, na acepção da abordagem culturalista, cujos representantes são Serge Moscovici e Denise Jodelet as teorizações sobre Identidades Sociais e Profissionais de Claude Dubar. Com esse objetivo, foram realizados procedimentos exploratórios para levantamento de dados, com abordagem qualitativa. O primeiro, de natureza descritiva, consistiu na análise documental de um século da legislação educacional timorense. Participaram do estudo onze professores timorenses envolvidos na área de química, oito participantes de um programa de formação inicial em serviço (denominado Bacharelato em Química) e três participantes de um programa de formação continuada nas escolas. Para a coleta de informações foram utilizados os relatos escritos da trajetória vivida e entrevistas não-diretivas, além das notas de campo. Para a produção dos dados, privilegiou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) atrelada à análise de similitude e classificação hierárquica descentente, com suporte informático do software IRaMuTeQ. Como resultados, o dentre os aspectos sobre ser professor de Química que os diferenciem de outros países é a RS é ancorada na valorização social, na resistência política e cultural.This study sought to identify the social representation of being a chemistry teacher of Timorese teachers involved with initial or continuing education in Chemistry, as well as analyzing the relationship between the social representation of Timorese teachers about \'being a chemistry teacher\' and the construction of their professional identity teacher. Timor-Leste, an island country in Southeast Asia, close to Indonesia and from Australia, was colonized by Portugal from 1511 to 1975 and occupied by Indonesia from 1975 until 1999. The United Nations assumed the transitional government until 2002, when independence was obtained. As a theoretical framework, the perspective of social representations, considering the psychosocial approach developed by Serge Moscovici and Denise Jodelet As theoretical references, this research is situated in the articulation between the Theory of Social Representations, in the sense of the approach culturalist, whose representatives are Serge Moscovici and Denise Jodelet the theorizations on Social and Professional Identities by Claude Dubar. With this objective, exploratory procedures were carried out to survey data, with a qualitative approach. The first, of a descriptive nature, consisted of the documentary analysis of a century of Timorese educational legislation. participated eleven Timorese teachers involved in the chemistry area, eight participants in an initial in-service training program (called Bachelor of Chemistry) and three participants in a training program continued in schools. For the collection of information, the reports were used. writings of the lived trajectory and non-directive interviews, in addition to field notes. For the production of data, content analysis was privileged (BARDIN, 2011) linked to the similarity analysis and descent hierarchical classification, with computer support of the IRaMuTeQ software. As a result, among the aspects about being a Chemistry teacher that the differentiate from other countries is RS is anchored in social valorization, resistance political and cultural.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Daisy de BritoAguilar, Márcia Brandão Rodrigues2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30092022-144028/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-17T19:52:33Zoai:teses.usp.br:tde-30092022-144028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-17T19:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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