Modelo explicativo para a configuração do canal de distribuição de automóveis novos no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tortato, Ubiratã
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-19092006-173749/
Resumo: Ao longo do tempo a configuração do canal de distribuição de automóveis novos passou por alterações. De início os distribuidores atuavam de forma isolada, representando somente um fabricante. Após a abertura do mercado brasileiro ao exterior, no início dos anos 90, verificou-se tendência para a formação de grupos de distribuição, representando uma ou várias marcas. Assim, esta tese busca propor um modelo explicativo para a configuração do canal de distribuição de automóveis novos no Brasil. Para isto foi feito estudo de caso de natureza exploratório-conceitual por meio de recursos qualitativos. Verificou-se na limitada bibliografia sobre distribuição de bens especiais, em material de divulgação do setor de distribuição de automóveis e em entrevistas realizadas com representantes de distribuidoras e montadoras, a presença de três variáveis que podem constituir o modelo. Estas três variáveis são: porte dos distribuidores, comportamento do consumidor e ambiente legal. A partir disto construiu-se um modelo que apresenta como resultado três configurações de canal possíveis aos distribuidores: isolado e monomarca, grupo e monomarca e grupo e multimarcas. Dessa forma, espera-se com esta tese contribuir para o entendimento da evolução histórica do setor, bem como auxiliar na análise de tendências futuras da distribuição de automóveis novos no Brasil.
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