Composição química e digestibilidade do farelo de côco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Jorge do Prado
Data de Publicação: 1976
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20240301-153709/
Resumo: Buscou-se aquilatar o valor nutritivo do farelo do côco, determinando-se a digestibilidade de seus nutrientes por associação com o feno do capim Rhodes, aos níveis de 0,15 e 30% do farelo, respectivamente, tratamento A (só feno), B e C. Foram utilizados 8 carneiros (mestiços, adultos machos, castrados) com peso vivo médio de 37,97 kg. O delineamento seguido foi o de “Quadrado latino equilibrado” em que os animais passam por todos os tratamentos, um em cada período, numa sequência sorteada. Dois dos animais constituíram reserva para eventual substituição e, para tanto, foram conduzidos como os demais. A análise estatística foi aplicada sobre os coeficientes do digestibilidade obtidos. O testo de “F” na análise de variância indicou, em todos os casos, significância apenas para tratamentos, a 1% de probabilidade. Pelo teste de Tukey, constatou-se que a digestibilidade do feno (tratamento A) foi sempre inferior à da B e de C, como seria esperado. Nos demais tratamentos, as únicas diferenças foram quanto à maior digestibilidade do Extrativo Não-Nitrogenado e Extrato Etéreo para o tratamento C, esta última atribuída à qualidade especial do óleo de farelo de côco e ao melhor nível energético da ração. Como resultado global do valor nutritivo do farelo, obteve-se o teor médio de 71,06% de NDT.
id USP_93a5b9e5dbc8f32c727406640507bbc5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-153709
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Composição química e digestibilidade do farelo de côcoCOMPOSIÇÃO QUÍMICADIGESTIBILIDADEFARELO DE COCOVALOR NUTRITIVOBuscou-se aquilatar o valor nutritivo do farelo do côco, determinando-se a digestibilidade de seus nutrientes por associação com o feno do capim Rhodes, aos níveis de 0,15 e 30% do farelo, respectivamente, tratamento A (só feno), B e C. Foram utilizados 8 carneiros (mestiços, adultos machos, castrados) com peso vivo médio de 37,97 kg. O delineamento seguido foi o de “Quadrado latino equilibrado” em que os animais passam por todos os tratamentos, um em cada período, numa sequência sorteada. Dois dos animais constituíram reserva para eventual substituição e, para tanto, foram conduzidos como os demais. A análise estatística foi aplicada sobre os coeficientes do digestibilidade obtidos. O testo de “F” na análise de variância indicou, em todos os casos, significância apenas para tratamentos, a 1% de probabilidade. Pelo teste de Tukey, constatou-se que a digestibilidade do feno (tratamento A) foi sempre inferior à da B e de C, como seria esperado. Nos demais tratamentos, as únicas diferenças foram quanto à maior digestibilidade do Extrativo Não-Nitrogenado e Extrato Etéreo para o tratamento C, esta última atribuída à qualidade especial do óleo de farelo de côco e ao melhor nível energético da ração. Como resultado global do valor nutritivo do farelo, obteve-se o teor médio de 71,06% de NDT.The nutritive value of coconut cake meal was studied throughout a digestibility trial, in a rotative equilibrated latin squares design, with adult wethers. The digestibility of the conventional nutrients was taken out by association with a hay of Rhodes grass (Chloris gayana - Kunth.). Three levels of cake plus hay were tested: zero percent (treatment A), 15% (treatment B) and 30% (treatment C). Treatment C was the higher in fat, about 6%, and its coefficient of digestibility was also the highest for fat, probably due to the good quality of the cake oil. The average TDN of the coconut cake, calculated from association with the hay, was 71,06%. It was so concluded that the cake is also a good source of energy, since the level of energy is around 22%.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBose, Max Lázaro VieiraSobral, Jorge do Prado1976-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20240301-153709/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-14T13:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-153709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-14T13:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição química e digestibilidade do farelo de côco
title Composição química e digestibilidade do farelo de côco
spellingShingle Composição química e digestibilidade do farelo de côco
Sobral, Jorge do Prado
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
DIGESTIBILIDADE
FARELO DE COCO
VALOR NUTRITIVO
title_short Composição química e digestibilidade do farelo de côco
title_full Composição química e digestibilidade do farelo de côco
title_fullStr Composição química e digestibilidade do farelo de côco
title_full_unstemmed Composição química e digestibilidade do farelo de côco
title_sort Composição química e digestibilidade do farelo de côco
author Sobral, Jorge do Prado
author_facet Sobral, Jorge do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bose, Max Lázaro Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Jorge do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv COMPOSIÇÃO QUÍMICA
DIGESTIBILIDADE
FARELO DE COCO
VALOR NUTRITIVO
topic COMPOSIÇÃO QUÍMICA
DIGESTIBILIDADE
FARELO DE COCO
VALOR NUTRITIVO
description Buscou-se aquilatar o valor nutritivo do farelo do côco, determinando-se a digestibilidade de seus nutrientes por associação com o feno do capim Rhodes, aos níveis de 0,15 e 30% do farelo, respectivamente, tratamento A (só feno), B e C. Foram utilizados 8 carneiros (mestiços, adultos machos, castrados) com peso vivo médio de 37,97 kg. O delineamento seguido foi o de “Quadrado latino equilibrado” em que os animais passam por todos os tratamentos, um em cada período, numa sequência sorteada. Dois dos animais constituíram reserva para eventual substituição e, para tanto, foram conduzidos como os demais. A análise estatística foi aplicada sobre os coeficientes do digestibilidade obtidos. O testo de “F” na análise de variância indicou, em todos os casos, significância apenas para tratamentos, a 1% de probabilidade. Pelo teste de Tukey, constatou-se que a digestibilidade do feno (tratamento A) foi sempre inferior à da B e de C, como seria esperado. Nos demais tratamentos, as únicas diferenças foram quanto à maior digestibilidade do Extrativo Não-Nitrogenado e Extrato Etéreo para o tratamento C, esta última atribuída à qualidade especial do óleo de farelo de côco e ao melhor nível energético da ração. Como resultado global do valor nutritivo do farelo, obteve-se o teor médio de 71,06% de NDT.
publishDate 1976
dc.date.none.fl_str_mv 1976-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20240301-153709/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20240301-153709/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090947968925696