O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Tathiana Popak
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26032015-150333/
Resumo: Analisou-se a fala de uma monitora presente nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante uma trilha monitorada realizada no Parque Municipal Vila dos Remédios, da cidade de São Paulo. A partir da análise da referida fala, buscou-se, como objetivo central da pesquisa, propor um modelo de Transposição Didática para o Saber Ecológico produzido no parque e identificar as características do Saber Ecológico ensinado nas atividades de Educação Ambiental, bem como suas possíveis relações com valores e práticas sociais. A análise do material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com uso de alguns elementos provenientes da metodologia da análise do conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi delineada uma proposta de diagrama de transposição didática do saber ecológico, considerando as especificidades do contexto de um parque municipal, como também as bases teóricas fornecidas pelo modelo KVP, assumindo o saber ecológico como o saber resultante da interação entre o Saber Sábio da Ciência Ecológica e o Saber oriundo do Ecologismo. A análise das características do Saber Ecológico ensinado no parque mostrou a priorização de conteúdos factuais e conceituais, sendo identificada, também, a presença de conteúdos procedimentais e atitudinais. Os conceitos identificados mostraram pouco vínculo com o ecologismo e uma relação direta com o saber da Ciência Ecológica, mostrando-se diretamente associados aos sistemas naturais presentes no parque, enquanto que os conteúdos procedimentais e atitudinais mostraram uma estreita relação com o ecologismo. A tendência preservacionista dos conteúdos atitudinais do saber ecológico ensinado reflete o caráter preservacionista do próprio parque, expressando uma formação ambiental direcionada à relação entre os visitantes e o parque. Analisando-se as relações entre o saber ecológico ensinado e os valores e práticas sociais ensinadas, observa-se uma relação mais próxima dos valores ensinados em relação ao saber orirundo do ecologismo e a dimensão atitudinal do saber ecológico, enquanto que as práticas sociais refletem uma relação negativa entre o homem e o ambiente, baseada numa visão antropocêntrica de ambiente.
id USP_93c90647049d12c92463aad991cb1ca7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26032015-150333
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São PauloEcology Knowledge in Environmental Education activities developed in a municipal park in the city of São PauloEcology WisdomEducação AmbientalEnvironment EducationEspaço não formal de ensinoNon-formal EducationSaber EcológicoAnalisou-se a fala de uma monitora presente nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante uma trilha monitorada realizada no Parque Municipal Vila dos Remédios, da cidade de São Paulo. A partir da análise da referida fala, buscou-se, como objetivo central da pesquisa, propor um modelo de Transposição Didática para o Saber Ecológico produzido no parque e identificar as características do Saber Ecológico ensinado nas atividades de Educação Ambiental, bem como suas possíveis relações com valores e práticas sociais. A análise do material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com uso de alguns elementos provenientes da metodologia da análise do conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi delineada uma proposta de diagrama de transposição didática do saber ecológico, considerando as especificidades do contexto de um parque municipal, como também as bases teóricas fornecidas pelo modelo KVP, assumindo o saber ecológico como o saber resultante da interação entre o Saber Sábio da Ciência Ecológica e o Saber oriundo do Ecologismo. A análise das características do Saber Ecológico ensinado no parque mostrou a priorização de conteúdos factuais e conceituais, sendo identificada, também, a presença de conteúdos procedimentais e atitudinais. Os conceitos identificados mostraram pouco vínculo com o ecologismo e uma relação direta com o saber da Ciência Ecológica, mostrando-se diretamente associados aos sistemas naturais presentes no parque, enquanto que os conteúdos procedimentais e atitudinais mostraram uma estreita relação com o ecologismo. A tendência preservacionista dos conteúdos atitudinais do saber ecológico ensinado reflete o caráter preservacionista do próprio parque, expressando uma formação ambiental direcionada à relação entre os visitantes e o parque. Analisando-se as relações entre o saber ecológico ensinado e os valores e práticas sociais ensinadas, observa-se uma relação mais próxima dos valores ensinados em relação ao saber orirundo do ecologismo e a dimensão atitudinal do saber ecológico, enquanto que as práticas sociais refletem uma relação negativa entre o homem e o ambiente, baseada numa visão antropocêntrica de ambiente.The speeches given by the monitor in the Environmental Education activities during a specific guided trail in the Vila dos Remédios Municipal Park, in the city of São Paulo were thoroughly analyzed as part of this thesis. Given the data provided in these speeches, the main goal of this research is to propose a Didatic Transposition model for the Ecology Wisdom that was developed in the park and to identify the characteristics of the Ecology Wisdom that was taught in the activities of Environmental Education, as well as the potential relationships with social values and practices. The analysis of the material that was collected was based on a qualitative approach with the usage of selected elements directly from the content analysis methodology. As a result of the research, a proposal of the ecology wisdom didactic transposition diagram was prepared which considered: the specificities of a municipal park context, the theoretical basis supplied by the KVP model, the fact that the ecology wisdom results from the interaction between the Ecology Science Wisdom and the Ecologist Wisdom. The analysis of the material that was collected was based on a qualitative approach with the usage of selected elements directly from the content analysis methodology. The concepts that were identified have shown little relationship to the ecologism and a more direct relationship to the Ecology Science wisdom, so that they were thoroughly associated with the natural systems that were present in the park. The procedural and attitudinal contents, however, have shown little relevance to ecologism. The preservationist tendency of attitudinal contents of the ecology wisdom that was taught reflects the preservationist characteristics of the park itself. This clearly shows an environmental concern that is directed to the relationship between the visitors and the park. By analyzing the relationships between the ecology wisdom, the values and social practices that were taught, it can be observed that a closer relationship exists with regards to the values that were taught in relation to the wisdom that derives from the ecologism and the attitudinal dimension of the ecology wisdom. This is valid as long as the social practices reflect a negative relationship between man and the environment, based upon an anthropocentric view of the environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Mauricio dos SantosMaria, Tathiana Popak2014-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26032015-150333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-26032015-150333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
Ecology Knowledge in Environmental Education activities developed in a municipal park in the city of São Paulo
title O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
spellingShingle O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
Maria, Tathiana Popak
Ecology Wisdom
Educação Ambiental
Environment Education
Espaço não formal de ensino
Non-formal Education
Saber Ecológico
title_short O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
title_full O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
title_fullStr O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
title_sort O saber ecológico em atividades de educação ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo
author Maria, Tathiana Popak
author_facet Maria, Tathiana Popak
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Mauricio dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Tathiana Popak
dc.subject.por.fl_str_mv Ecology Wisdom
Educação Ambiental
Environment Education
Espaço não formal de ensino
Non-formal Education
Saber Ecológico
topic Ecology Wisdom
Educação Ambiental
Environment Education
Espaço não formal de ensino
Non-formal Education
Saber Ecológico
description Analisou-se a fala de uma monitora presente nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante uma trilha monitorada realizada no Parque Municipal Vila dos Remédios, da cidade de São Paulo. A partir da análise da referida fala, buscou-se, como objetivo central da pesquisa, propor um modelo de Transposição Didática para o Saber Ecológico produzido no parque e identificar as características do Saber Ecológico ensinado nas atividades de Educação Ambiental, bem como suas possíveis relações com valores e práticas sociais. A análise do material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com uso de alguns elementos provenientes da metodologia da análise do conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi delineada uma proposta de diagrama de transposição didática do saber ecológico, considerando as especificidades do contexto de um parque municipal, como também as bases teóricas fornecidas pelo modelo KVP, assumindo o saber ecológico como o saber resultante da interação entre o Saber Sábio da Ciência Ecológica e o Saber oriundo do Ecologismo. A análise das características do Saber Ecológico ensinado no parque mostrou a priorização de conteúdos factuais e conceituais, sendo identificada, também, a presença de conteúdos procedimentais e atitudinais. Os conceitos identificados mostraram pouco vínculo com o ecologismo e uma relação direta com o saber da Ciência Ecológica, mostrando-se diretamente associados aos sistemas naturais presentes no parque, enquanto que os conteúdos procedimentais e atitudinais mostraram uma estreita relação com o ecologismo. A tendência preservacionista dos conteúdos atitudinais do saber ecológico ensinado reflete o caráter preservacionista do próprio parque, expressando uma formação ambiental direcionada à relação entre os visitantes e o parque. Analisando-se as relações entre o saber ecológico ensinado e os valores e práticas sociais ensinadas, observa-se uma relação mais próxima dos valores ensinados em relação ao saber orirundo do ecologismo e a dimensão atitudinal do saber ecológico, enquanto que as práticas sociais refletem uma relação negativa entre o homem e o ambiente, baseada numa visão antropocêntrica de ambiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26032015-150333/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26032015-150333/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257353822404608