A influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulasowicz, Carla
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas. Participaram como sujeitos 51 alunos, estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental II de uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo. Os alunos foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: 1) uma escala de motivação, elaborada especialmente para esta pesquisa, com 12 afirmações referentes à prática de atividades físicas; 2) três apostilas sobre os sistemas cardiovascular e respiratório, também elaboradas especificamente para este trabalho; 3) três provas objetivas de avaliação do conhecimento; 4) uma escala para avaliar o grau de satisfação em relação a vários aspectos da apostila; 5) um questionário de opinião sobre os três materiais apostilados; 6) uma escala de opinião sobre o processo ensino-aprendizagem; e, 7) uma entrevista sobre adesão à prática de atividades físicas com alunos e seus responsáveis, composta por uma questão referente à prática de atividades físicas e outra sobre o tipo de atividade realizada; 8) uma entrevista final, com seis perguntas, sobre a opinião do aluno em relação ao trabalho vivenciado. As aulas foram ministradas pela pesquisadora durante três meses, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, divididas em três blocos temáticos. No início da pesquisa os alunos responderam a escala de motivação para a prática de atividades físicas e foram entrevistados sobre a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar. Em cada bloco temático foi utilizada uma apostila específica, num total de três apostilas, cujo conteúdo foi trabalhado por meio de vivências teórico-práticas. Ao final de cada bloco temático os alunos realizaram uma prova de avaliação de conhecimento e responderam a escala de opinião sobre o material apostilado. Ao final da pesquisa, os alunos responderam a escala de motivação em relação à prática de atividades físicas, a escala de opinião sobre o processo ensino-aprendizagem, o questionário de opinião sobre os três materiais apostilados e foram entrevistados sobre a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar com posterior confirmação de seus responsáveis. A entrevista final foi realizada com 12 alunos, seis com as melhores médias e seis com as piores médias na prova de avaliação de conhecimentos. Após cincos meses da intervenção, os alunos foram novamente entrevistados sobre a prática de atividades físicas. Os resultados demonstraram que, a partir de informações sobre a saúde associadas às atividades físicas, os alunos sentiram-se motivados a realizar atividades físicas fora do ambiente escolar. Os resultados foram discutidos segundo o referencial teórico da motivação intrínseca e extrínseca
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Os alunos foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: 1) uma escala de motivação, elaborada especialmente para esta pesquisa, com 12 afirmações referentes à prática de atividades físicas; 2) três apostilas sobre os sistemas cardiovascular e respiratório, também elaboradas especificamente para este trabalho; 3) três provas objetivas de avaliação do conhecimento; 4) uma escala para avaliar o grau de satisfação em relação a vários aspectos da apostila; 5) um questionário de opinião sobre os três materiais apostilados; 6) uma escala de opinião sobre o processo ensino-aprendizagem; e, 7) uma entrevista sobre adesão à prática de atividades físicas com alunos e seus responsáveis, composta por uma questão referente à prática de atividades físicas e outra sobre o tipo de atividade realizada; 8) uma entrevista final, com seis perguntas, sobre a opinião do aluno em relação ao trabalho vivenciado. As aulas foram ministradas pela pesquisadora durante três meses, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, divididas em três blocos temáticos. No início da pesquisa os alunos responderam a escala de motivação para a prática de atividades físicas e foram entrevistados sobre a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar. Em cada bloco temático foi utilizada uma apostila específica, num total de três apostilas, cujo conteúdo foi trabalhado por meio de vivências teórico-práticas. Ao final de cada bloco temático os alunos realizaram uma prova de avaliação de conhecimento e responderam a escala de opinião sobre o material apostilado. Ao final da pesquisa, os alunos responderam a escala de motivação em relação à prática de atividades físicas, a escala de opinião sobre o processo ensino-aprendizagem, o questionário de opinião sobre os três materiais apostilados e foram entrevistados sobre a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar com posterior confirmação de seus responsáveis. A entrevista final foi realizada com 12 alunos, seis com as melhores médias e seis com as piores médias na prova de avaliação de conhecimentos. Após cincos meses da intervenção, os alunos foram novamente entrevistados sobre a prática de atividades físicas. Os resultados demonstraram que, a partir de informações sobre a saúde associadas às atividades físicas, os alunos sentiram-se motivados a realizar atividades físicas fora do ambiente escolar. Os resultados foram discutidos segundo o referencial teórico da motivação intrínseca e extrínsecaThe aim of this research was to investigate the influence of a teaching program about motivation for the practice of physical activities. The participants were 51 students from the 8th grade of the Second Fundamental Teaching of a private school in São Paulo city. The students were evaluated by the following instruments: 1) a motivation scale, specially elaborated for this research, with 12 statements regarding the practice of physical activities; 2) three handouts about the cardiovascular and respiratory systems, also specifically elaborated for this study; 3) three objective tests of knowledge evaluation; 4) a scale to evaluate the level of satisfaction in relation to many aspects of the handout; 5) An opinion questionnaire about the three handout materials; 6) an opinion scale about the teaching and learning process; 7) an interview with the students and the people responsible for them about adherence to the practice of physical activities composed by a question about the practice of physical activities and another about the kind of activity done; and, 8) a final interview, with six questions, about the student opinion in relation to the lived experience. The classes were given by the researcher during three months, twice a week, 50 minutes each class, divided into three thematic blocks. In the beginning of the research, the students answered the motivation scale for the practice of physical activities and were interviewed about the practice of activities out of the school. In each thematic block, it was used a specific handout, in a total of three handouts, which content was worked through the theoretical and practical experiences. At the end of each thematic block, the students did a test of knowledge evaluation and answered an opinion scale about the handout material. At the end of the research, the students answered the motivation scale in relation to the practice of physical activities, the opinion scale about the teaching and learning process, the opinion questionnaire about the three handout materials and were interviewed about the physical activities out of school with a posterior confirmation of the people responsible for them. The final interview was done with 12 students, six with the best averages and six with the worst averages in the test of knowledge evaluation. After five months of intervention, the students were interviewed again about the practice of physical activities. The results showed that, from the information about health associated to physical activities, the students felt themselves motivated to do physical activities out of the school. The results were discussed according to the theory of intrinsic and extrinsic motivationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLomonaco, Jose Fernando BitencourtUlasowicz, Carla2010-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-19072010-144106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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