A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Daniela Prado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133194
Resumo: A Educação Física é um componente básico da educação brasileira. Esta é a disciplina responsável pelo desenvolvimento das habilidades psicomotoras, criatividade, relações sociais e senso crítico da cultura corporal dos alunos. Porém, são observados no Brasil a diminuição da participação e o crescente desinteresse por parte dos alunos nas aulas de Educação Física. Essa desmotivação ocorre gradativamente das primeiras para as últimas series escolares. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a análise motivacional de alunos de Ensino Médio provenientes de diferentes turmas de uma mesma escola acessando, portanto, a mesma infra-estrutura educativa. A presente pesquisa édefinida pelo caráter quantitativo descritivo e tem como objetivo identificar e compreender o que motiva os alunos do Ensino Médio a participar das aulas de Educação Física. A partir desta, buscou-se investigar os motivos que geram baixa participação e desinteresse por parte dos estudantes referentes às aulas de Educação Física, levado em consideração sexo, série e idade. A amostra foi realizada com 29 alunos na faixa etária de 15 a 24 anos do ensino médio. A pesquisa foi feita através de questionários que tem o propósito de identificar os principais motivos pelos quais os estudantes participam, ou não participam, das aulas de educação física. Os resultados apontam uma tendência ao aumento da desmotivação da primeira à terceira série, assim como maior desmotivação dos alunos com idade igual ou maior de 18 anos, independente da série, em comparação com os alunos menores de 18 anos. Além disso, há diferença estatisticamente significativa entre os alunos de diferentes sexos em um grupo amostral, sendo os de sexo masculino, mais motivados à prática de Educação Física. Este estudo é uma contribuição para as pesquisas sobre motivação na Educação Física em escolas de Ensino Médio. Ele apresenta resultados de uma escola pública que atende a uma fração da população de classe média da zona leste de Porto Alegre. Esta iniciativa auxilia a identificação dos interesses dos alunos inseridos neste contexto sócio-econômico, facilitando aos docentes da Educação Física o desenvolvimento de suas aulas com os conteúdos adequados e a busca de melhores estratégias afim de, alcançar os seus objetivos com máximo aproveitamento para si e para os discentes sob sua tutela.
id UFRGS-2_13d34da298f29e12b0b9c94b40eaa9ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133194
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paludo, Daniela PradoBossle, Fabiano2016-03-05T02:04:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/133194000983818A Educação Física é um componente básico da educação brasileira. Esta é a disciplina responsável pelo desenvolvimento das habilidades psicomotoras, criatividade, relações sociais e senso crítico da cultura corporal dos alunos. Porém, são observados no Brasil a diminuição da participação e o crescente desinteresse por parte dos alunos nas aulas de Educação Física. Essa desmotivação ocorre gradativamente das primeiras para as últimas series escolares. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a análise motivacional de alunos de Ensino Médio provenientes de diferentes turmas de uma mesma escola acessando, portanto, a mesma infra-estrutura educativa. A presente pesquisa édefinida pelo caráter quantitativo descritivo e tem como objetivo identificar e compreender o que motiva os alunos do Ensino Médio a participar das aulas de Educação Física. A partir desta, buscou-se investigar os motivos que geram baixa participação e desinteresse por parte dos estudantes referentes às aulas de Educação Física, levado em consideração sexo, série e idade. A amostra foi realizada com 29 alunos na faixa etária de 15 a 24 anos do ensino médio. A pesquisa foi feita através de questionários que tem o propósito de identificar os principais motivos pelos quais os estudantes participam, ou não participam, das aulas de educação física. Os resultados apontam uma tendência ao aumento da desmotivação da primeira à terceira série, assim como maior desmotivação dos alunos com idade igual ou maior de 18 anos, independente da série, em comparação com os alunos menores de 18 anos. Além disso, há diferença estatisticamente significativa entre os alunos de diferentes sexos em um grupo amostral, sendo os de sexo masculino, mais motivados à prática de Educação Física. Este estudo é uma contribuição para as pesquisas sobre motivação na Educação Física em escolas de Ensino Médio. Ele apresenta resultados de uma escola pública que atende a uma fração da população de classe média da zona leste de Porto Alegre. Esta iniciativa auxilia a identificação dos interesses dos alunos inseridos neste contexto sócio-econômico, facilitando aos docentes da Educação Física o desenvolvimento de suas aulas com os conteúdos adequados e a busca de melhores estratégias afim de, alcançar os seus objetivos com máximo aproveitamento para si e para os discentes sob sua tutela.Physical education is a basic component of Brazilian scholar education. This is the subject responsible for the students development of psychomotor skills, creativity, social relationships and critical sense of body culture. However, are been observed in Brazil the decrease in participation and the declining interest of the students in physical education classes. This lack of motivation occurs gradually from the first to the last high school series. Thus, the aim of this study is the motivational analysis of high school students from different classes of the same school that, therefore, have accessing to the same educational infrastructure. This research presents descriptive quantitative approach and aims to identify and understand what motivates high school students to participate in physical education classes. From this, we sought to investigate the reasons that generate low participation and lack of interest from students concerning physical education classes, taken into account sex, grade and age. The sample was conducted with 29 students in the age group 15-24 years from theColégio Padre Rambo high school. The survey was conducted through questionnaires that aims to identify the main reasons why students participate, or do not participate in physical education classes. The results show a tendency to decrease the motivation from the first to the third serie, as well as lower motivation of students aged over 18, regardless of the series, compared to students under 18 years. Also, we found statistically significant difference between students of different sexes in one ammostral group, the male being more motivated to physical education. This study is a contribution to motivation researches on high school students motivation in physical education. It presents the results of a public school that caters to a fraction of the middle class population of the area east of Puerto Alegre. This initiative helps to identify the interests of the students included in this socio-economic context, making it easier for teachers of physical education to develop their classes with the appropriate content and the search for better strategies in order to achieve their goals with maximum benefit for themselves and the students under his tutelage.application/pdfporEducação física escolarAdolescentesMotivaçãoPhysical education schoolHigh schoolMotivationQuantitative researchA motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983818.pdf000983818.pdfTexto completoapplication/pdf443655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/1/000983818.pdf428d32935d17a7b86a0c74652fc95d91MD51TEXT000983818.pdf.txt000983818.pdf.txtExtracted Texttext/plain64689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/2/000983818.pdf.txt8b754b7e40b7756b83dae2800b1d2380MD52THUMBNAIL000983818.pdf.jpg000983818.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/3/000983818.pdf.jpg565cf7cdf9c771856f839abfb7c44df9MD5310183/1331942019-04-20 02:35:43.351724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
title A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
spellingShingle A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
Paludo, Daniela Prado
Educação física escolar
Adolescentes
Motivação
Physical education school
High school
Motivation
Quantitative research
title_short A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
title_full A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
title_fullStr A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
title_sort A motivação das aulas de educação física para estudantes do ensino médio
author Paludo, Daniela Prado
author_facet Paludo, Daniela Prado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Daniela Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Adolescentes
Motivação
topic Educação física escolar
Adolescentes
Motivação
Physical education school
High school
Motivation
Quantitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education school
High school
Motivation
Quantitative research
description A Educação Física é um componente básico da educação brasileira. Esta é a disciplina responsável pelo desenvolvimento das habilidades psicomotoras, criatividade, relações sociais e senso crítico da cultura corporal dos alunos. Porém, são observados no Brasil a diminuição da participação e o crescente desinteresse por parte dos alunos nas aulas de Educação Física. Essa desmotivação ocorre gradativamente das primeiras para as últimas series escolares. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a análise motivacional de alunos de Ensino Médio provenientes de diferentes turmas de uma mesma escola acessando, portanto, a mesma infra-estrutura educativa. A presente pesquisa édefinida pelo caráter quantitativo descritivo e tem como objetivo identificar e compreender o que motiva os alunos do Ensino Médio a participar das aulas de Educação Física. A partir desta, buscou-se investigar os motivos que geram baixa participação e desinteresse por parte dos estudantes referentes às aulas de Educação Física, levado em consideração sexo, série e idade. A amostra foi realizada com 29 alunos na faixa etária de 15 a 24 anos do ensino médio. A pesquisa foi feita através de questionários que tem o propósito de identificar os principais motivos pelos quais os estudantes participam, ou não participam, das aulas de educação física. Os resultados apontam uma tendência ao aumento da desmotivação da primeira à terceira série, assim como maior desmotivação dos alunos com idade igual ou maior de 18 anos, independente da série, em comparação com os alunos menores de 18 anos. Além disso, há diferença estatisticamente significativa entre os alunos de diferentes sexos em um grupo amostral, sendo os de sexo masculino, mais motivados à prática de Educação Física. Este estudo é uma contribuição para as pesquisas sobre motivação na Educação Física em escolas de Ensino Médio. Ele apresenta resultados de uma escola pública que atende a uma fração da população de classe média da zona leste de Porto Alegre. Esta iniciativa auxilia a identificação dos interesses dos alunos inseridos neste contexto sócio-econômico, facilitando aos docentes da Educação Física o desenvolvimento de suas aulas com os conteúdos adequados e a busca de melhores estratégias afim de, alcançar os seus objetivos com máximo aproveitamento para si e para os discentes sob sua tutela.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-05T02:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983818
url http://hdl.handle.net/10183/133194
identifier_str_mv 000983818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/1/000983818.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/2/000983818.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133194/3/000983818.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 428d32935d17a7b86a0c74652fc95d91
8b754b7e40b7756b83dae2800b1d2380
565cf7cdf9c771856f839abfb7c44df9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447162701479936