Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Graziella Schettino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-25062021-181954/
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar os benefícios do Ensino por Tarefas no desenvolvimento da expressão oral de aprendizes de italiano como língua estrangeira desde os níveis iniciantes. A fundamentação teórica consiste no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas proposto por Michael Long, uma abordagem sintética com o foco na forma que tem como princípios metodológicos: o uso de tarefas, não textos, como unidades de análise; aprender fazendo; a elaboração do insumo; o contato com insumo rico; o incentivo da aprendizagem indutiva de chunks (parcelas); o foco na forma; o feedback negativo; o respeito aos currículos internos e processos de desenvolvimento do aluno; a aprendizagem colaborativa e cooperativa; e individualização da instrução. Outras teorias e abordagens que contribuem para este estudo são: a Hipótese do Input de Krashen, a Hipótese do Output de Swain, a Hipótese da Interação de Long, a competência comunicativa e o Ensino Comunicativo, a tipologia de tarefas de Willis. No que se refere à fundamentação metodológica, trata-se de um estudo etnográfico das relações e interações verbais que acontecem na sala de aula. Para se realizar este estudo, foram elaboradas tarefas pedagógicas com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento da expressão oral para uma turma de italiano 2 (nível A1-A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em uma faculdade de letras de São Paulo, a partir dos vídeos de Dire Fare Partire! - material didático multimídia, produzido especificamente para o público brasileiro, disponibilizado on-line gratuitamente pela USP. A análise dos dados coletados parece indicar que a realização de tarefas pedagógicas, elaboradas a partir das necessidades dos aprendizes, pode trazer benefícios para a aquisição de línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral, na medida em que promove comunicação real, através da aprendizagem colaborativa, do monitoramento pessoal e cooperativo da conversa, do foco na forma condizente com o estágio de desenvolvimento dos aprendizes, motivados por seus objetivos e interesses pessoais.
id USP_9530eb9ed741ed21d0477713b1fb8405
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062021-181954
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italianoTask-based language teaching: using videos from Dire Fare Partire! In the development of Italian learners\' oral expression as a foreign language from beginner levelsEnsino por tarefasExpressão oralInteração verbalInteractionOral expressionPeer workTask-based language teachingTrabalho em grupoO objetivo deste estudo é verificar os benefícios do Ensino por Tarefas no desenvolvimento da expressão oral de aprendizes de italiano como língua estrangeira desde os níveis iniciantes. A fundamentação teórica consiste no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas proposto por Michael Long, uma abordagem sintética com o foco na forma que tem como princípios metodológicos: o uso de tarefas, não textos, como unidades de análise; aprender fazendo; a elaboração do insumo; o contato com insumo rico; o incentivo da aprendizagem indutiva de chunks (parcelas); o foco na forma; o feedback negativo; o respeito aos currículos internos e processos de desenvolvimento do aluno; a aprendizagem colaborativa e cooperativa; e individualização da instrução. Outras teorias e abordagens que contribuem para este estudo são: a Hipótese do Input de Krashen, a Hipótese do Output de Swain, a Hipótese da Interação de Long, a competência comunicativa e o Ensino Comunicativo, a tipologia de tarefas de Willis. No que se refere à fundamentação metodológica, trata-se de um estudo etnográfico das relações e interações verbais que acontecem na sala de aula. Para se realizar este estudo, foram elaboradas tarefas pedagógicas com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento da expressão oral para uma turma de italiano 2 (nível A1-A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em uma faculdade de letras de São Paulo, a partir dos vídeos de Dire Fare Partire! - material didático multimídia, produzido especificamente para o público brasileiro, disponibilizado on-line gratuitamente pela USP. A análise dos dados coletados parece indicar que a realização de tarefas pedagógicas, elaboradas a partir das necessidades dos aprendizes, pode trazer benefícios para a aquisição de línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral, na medida em que promove comunicação real, através da aprendizagem colaborativa, do monitoramento pessoal e cooperativo da conversa, do foco na forma condizente com o estágio de desenvolvimento dos aprendizes, motivados por seus objetivos e interesses pessoais.The aim of this study is to verify the benefits of teaching by tasks in the development of Italian learners\' oral expression as a foreign language from beginner levels. The theoretical foundation consists of Task-Based Language Teaching proposed by Michael Long, a synthetic approach with focus on form which there are some methodological principles, such as: use of tasks, not texts, as units of analysis; learning by doing; preparation of the input; contact with rich input; encouragement of inductive learning of chunks; focus on form; negative feedback; respect for the student\'s internal curricula and development processes; collaborative and cooperative learning; and individualization of instruction. Other theories and approaches, which have contributed to the present study, are: Krashen\'s Input Hypothesis, Swain\'s Output Hypothesis, Long\'s Interaction Hypothesis, communicative competence and communicative teaching, Willis\'s task typology. As far as the methodological foundation is concerned, it is an ethnographic study of the relationships and the verbal interactions that take place in the classroom. In order to carry out this study, pedagogical tasks were developed with the objective of offering opportunities for the development of oral expression for a class of Italian 2 learners (level A1-A2 of the Common European Framework of Reference for Languages) in a College for Linguistics in São Paulo, using videos from Dire Fare Partire! - multimedia didactic material that is produced specifically for Brazilian public and is available online for free by USP. The analysis of the collected data seems to indicate that the accomplishment of pedagogical tasks, elaborated from the needs of the apprentices, can bring benefits for the acquisition of foreign languages, mainly regarding the development of oral expression, to the extent that it promotes real communication , through collaborative learning, personal and cooperative monitoring of the conversation, focus on the form according to the stage of development of the learners, motivated by their personal goals and interests.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaggio, GiliolaValente, Graziella Schettino2020-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-25062021-181954/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-26T01:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-25062021-181954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-26T01:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
Task-based language teaching: using videos from Dire Fare Partire! In the development of Italian learners\' oral expression as a foreign language from beginner levels
title Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
spellingShingle Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
Valente, Graziella Schettino
Ensino por tarefas
Expressão oral
Interação verbal
Interaction
Oral expression
Peer work
Task-based language teaching
Trabalho em grupo
title_short Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
title_full Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
title_fullStr Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
title_full_unstemmed Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
title_sort Ensino de línguas baseado em tarefas: o uso do vídeo de Dire Fare Partire! No desenvolvimento da expressão oral de aprendizes iniciantes de italiano
author Valente, Graziella Schettino
author_facet Valente, Graziella Schettino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maggio, Giliola
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Graziella Schettino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por tarefas
Expressão oral
Interação verbal
Interaction
Oral expression
Peer work
Task-based language teaching
Trabalho em grupo
topic Ensino por tarefas
Expressão oral
Interação verbal
Interaction
Oral expression
Peer work
Task-based language teaching
Trabalho em grupo
description O objetivo deste estudo é verificar os benefícios do Ensino por Tarefas no desenvolvimento da expressão oral de aprendizes de italiano como língua estrangeira desde os níveis iniciantes. A fundamentação teórica consiste no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas proposto por Michael Long, uma abordagem sintética com o foco na forma que tem como princípios metodológicos: o uso de tarefas, não textos, como unidades de análise; aprender fazendo; a elaboração do insumo; o contato com insumo rico; o incentivo da aprendizagem indutiva de chunks (parcelas); o foco na forma; o feedback negativo; o respeito aos currículos internos e processos de desenvolvimento do aluno; a aprendizagem colaborativa e cooperativa; e individualização da instrução. Outras teorias e abordagens que contribuem para este estudo são: a Hipótese do Input de Krashen, a Hipótese do Output de Swain, a Hipótese da Interação de Long, a competência comunicativa e o Ensino Comunicativo, a tipologia de tarefas de Willis. No que se refere à fundamentação metodológica, trata-se de um estudo etnográfico das relações e interações verbais que acontecem na sala de aula. Para se realizar este estudo, foram elaboradas tarefas pedagógicas com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento da expressão oral para uma turma de italiano 2 (nível A1-A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em uma faculdade de letras de São Paulo, a partir dos vídeos de Dire Fare Partire! - material didático multimídia, produzido especificamente para o público brasileiro, disponibilizado on-line gratuitamente pela USP. A análise dos dados coletados parece indicar que a realização de tarefas pedagógicas, elaboradas a partir das necessidades dos aprendizes, pode trazer benefícios para a aquisição de línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral, na medida em que promove comunicação real, através da aprendizagem colaborativa, do monitoramento pessoal e cooperativo da conversa, do foco na forma condizente com o estágio de desenvolvimento dos aprendizes, motivados por seus objetivos e interesses pessoais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-25062021-181954/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-25062021-181954/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091067743567872