A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Butruce, Debora Lucia Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-04032021-144034/
Resumo: Esta tese tem como objetivo refletir sobre a restauração de filmes no Brasil e a transformação ocasionada pela incorporação da tecnologia digital nas práticas da atividade na virada dos anos 2000. Tem como eixo o exame de três restaurações realizadas em momentos históricos significativos para a área no país: O ébrio (1946), de Gilda de Abreu , exemplar da chamada restauração editorial efetuada no momento de transição da tecnologia fotoquímica para a tecnologia digital, processo finalizado em 1998; O padre e a moça (1966), de Joaquim Pedro de Andrade , primeiro trabalho de restauração digital em tecnologia 2K no Brasil, realizado em 2005; e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), de Glauber Rocha , projeto de restauração digital em 4K de um filme em cores, executado por um profissional brasileiro em um laboratório estrangeiro e encerrado em 2008. Procuramos verificar em que medida a disseminação das ferramentas digitais contribuiu para o amadurecimento do restauro de filmes no Brasil, até o momento do colapso da atividade em 2015, com o fechamento de laboratórios cinematográficos e de seus departamentos dedicados ao trabalho de restauração. De delimitação não consensual, o conceito de original, baliza central para a compreensão sobre o exercício da atividade de restauro, será debatido a partir das tentativas de definição empreendidas pela bibliografia estrangeira existente, a fim de apresentar seus possíveis entendimentos, para, em seguida, examinarmos de que maneira a prática brasileira se apropriou deste conceito. Através da compreensão sobre a articulação das dimensões histórica, estética e ética nas três obras fílmicas selecionadas, refletiremos sobre as implicações das escolhas realizadas em seus respectivos projetos de restauro e os resultados obtidos, buscando evidenciar a importância da restauração para a manutenção da integridade do patrimônio audiovisual brasileiro.
id USP_9539bbeefa113d7cc12f6d2b2a9fe49d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04032021-144034
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI-audiovisual heritageaudiovisual preservationBrazilian cinemacinema brasileirodigital technologyfilm restorationpatrimônio audiovisualpreservação audiovisualrestauração de filmestecnologia digitalEsta tese tem como objetivo refletir sobre a restauração de filmes no Brasil e a transformação ocasionada pela incorporação da tecnologia digital nas práticas da atividade na virada dos anos 2000. Tem como eixo o exame de três restaurações realizadas em momentos históricos significativos para a área no país: O ébrio (1946), de Gilda de Abreu , exemplar da chamada restauração editorial efetuada no momento de transição da tecnologia fotoquímica para a tecnologia digital, processo finalizado em 1998; O padre e a moça (1966), de Joaquim Pedro de Andrade , primeiro trabalho de restauração digital em tecnologia 2K no Brasil, realizado em 2005; e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), de Glauber Rocha , projeto de restauração digital em 4K de um filme em cores, executado por um profissional brasileiro em um laboratório estrangeiro e encerrado em 2008. Procuramos verificar em que medida a disseminação das ferramentas digitais contribuiu para o amadurecimento do restauro de filmes no Brasil, até o momento do colapso da atividade em 2015, com o fechamento de laboratórios cinematográficos e de seus departamentos dedicados ao trabalho de restauração. De delimitação não consensual, o conceito de original, baliza central para a compreensão sobre o exercício da atividade de restauro, será debatido a partir das tentativas de definição empreendidas pela bibliografia estrangeira existente, a fim de apresentar seus possíveis entendimentos, para, em seguida, examinarmos de que maneira a prática brasileira se apropriou deste conceito. Através da compreensão sobre a articulação das dimensões histórica, estética e ética nas três obras fílmicas selecionadas, refletiremos sobre as implicações das escolhas realizadas em seus respectivos projetos de restauro e os resultados obtidos, buscando evidenciar a importância da restauração para a manutenção da integridade do patrimônio audiovisual brasileiro.This thesis aims to reflect on film restoration in Brazil and the transformation caused by the incorporation of digital technology into film restoration practices at the turn of the 2000s. The axis of this work is to examine three restorations carried out at significant historical moments within the field of film restoration in Brazil: O ébrio by Gilda de Abreu (1946), an example of the socalled editorial restoration that was being carried out during the time of transition from photochemical to digital technology, completed in 1998; O padre e a moça, by Joaquim Pedro de Andrade (1966), the first digital restoration work using 2K technology in Brazil, carried out in 2005, and O dragão da maldade contra o santo guerreiro, by Glauber Rocha (1969), a digital restoration project in 4K of a color film, executed by a Brazilian restoration professional in a foreign film restoration laboratory and completed in 2008. Using these examples, I intend to analyze the historical trajectory of digital film restoration in Brazil. This thesis will verify the extent to which the dissemination of digital tools contributed to the maturation of film restoration in Brazil, until the moment that restoration activity collapsed in 2015 after the closing of cinematographic laboratories and their respective departments dedicated to restoration work. Controversial, the concept of the original, which is a central guideline for understanding the activity of restoration, will be debated by outlining the attempts towards defining the word which have been undertaken by texts within the existing foreign bibliography on the subject. The goal of such debates will be to present an array of possible interpretations that this concept has come under, and to then examine how Brazilian practice has appropriated these concepts. Through understanding the articulation of the historical, aesthetic and ethical dimension in the three selected film works, this thesis reflects on the implications of the choices made during their restoration process and the results obtained, seeking to highlight the importance of restoration for maintaining the integrity of Brazilian audiovisual heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorettin, Eduardo VictorioButruce, Debora Lucia Vieira2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-04032021-144034/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-04T21:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-04032021-144034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-04T21:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
-
title A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
spellingShingle A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
Butruce, Debora Lucia Vieira
audiovisual heritage
audiovisual preservation
Brazilian cinema
cinema brasileiro
digital technology
film restoration
patrimônio audiovisual
preservação audiovisual
restauração de filmes
tecnologia digital
title_short A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
title_full A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
title_fullStr A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
title_full_unstemmed A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
title_sort A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI
author Butruce, Debora Lucia Vieira
author_facet Butruce, Debora Lucia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morettin, Eduardo Victorio
dc.contributor.author.fl_str_mv Butruce, Debora Lucia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv audiovisual heritage
audiovisual preservation
Brazilian cinema
cinema brasileiro
digital technology
film restoration
patrimônio audiovisual
preservação audiovisual
restauração de filmes
tecnologia digital
topic audiovisual heritage
audiovisual preservation
Brazilian cinema
cinema brasileiro
digital technology
film restoration
patrimônio audiovisual
preservação audiovisual
restauração de filmes
tecnologia digital
description Esta tese tem como objetivo refletir sobre a restauração de filmes no Brasil e a transformação ocasionada pela incorporação da tecnologia digital nas práticas da atividade na virada dos anos 2000. Tem como eixo o exame de três restaurações realizadas em momentos históricos significativos para a área no país: O ébrio (1946), de Gilda de Abreu , exemplar da chamada restauração editorial efetuada no momento de transição da tecnologia fotoquímica para a tecnologia digital, processo finalizado em 1998; O padre e a moça (1966), de Joaquim Pedro de Andrade , primeiro trabalho de restauração digital em tecnologia 2K no Brasil, realizado em 2005; e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), de Glauber Rocha , projeto de restauração digital em 4K de um filme em cores, executado por um profissional brasileiro em um laboratório estrangeiro e encerrado em 2008. Procuramos verificar em que medida a disseminação das ferramentas digitais contribuiu para o amadurecimento do restauro de filmes no Brasil, até o momento do colapso da atividade em 2015, com o fechamento de laboratórios cinematográficos e de seus departamentos dedicados ao trabalho de restauração. De delimitação não consensual, o conceito de original, baliza central para a compreensão sobre o exercício da atividade de restauro, será debatido a partir das tentativas de definição empreendidas pela bibliografia estrangeira existente, a fim de apresentar seus possíveis entendimentos, para, em seguida, examinarmos de que maneira a prática brasileira se apropriou deste conceito. Através da compreensão sobre a articulação das dimensões histórica, estética e ética nas três obras fílmicas selecionadas, refletiremos sobre as implicações das escolhas realizadas em seus respectivos projetos de restauro e os resultados obtidos, buscando evidenciar a importância da restauração para a manutenção da integridade do patrimônio audiovisual brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-04032021-144034/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-04032021-144034/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090364085108736