Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mário José Garrido de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23112006-082838/
Resumo: O trabalho mostra que a distribuição de qualidade de viagem do ponto de vista de quem usa rodovias, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem contribuir para aperfeiçoar o manuseio de informação para hierarquizar necessidades de intervenção, e orientar manutenção de rodovias não-pavimentadas acessível a cidades pequenas do Brasil. Para isso foram estudadas escalas de classificação geradas a partir de análise sobre distribuições de variáveis que descrevem defeitos de rodovias não-pavimentadas em função de opiniões emitidas por habitantes e produtores rurais. O GPS de navegação foi usado para determinar coordenadas de pontos de rodovias. O SIG usado é brasileiro e de domínio público. A argumentação foi obtida em estudo de caso sobre as rodovias de Nova Europa, estado de São Paulo, Brasil.
id USP_955d615f5cb3eea1d995b644eef93e02
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23112006-082838
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadasTo guide the maintenance of non-paved roadsMaintenanceManutençãoNon-paved roadsQualidade de viagensRodovias não-pavimentadasTrip qualityO trabalho mostra que a distribuição de qualidade de viagem do ponto de vista de quem usa rodovias, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem contribuir para aperfeiçoar o manuseio de informação para hierarquizar necessidades de intervenção, e orientar manutenção de rodovias não-pavimentadas acessível a cidades pequenas do Brasil. Para isso foram estudadas escalas de classificação geradas a partir de análise sobre distribuições de variáveis que descrevem defeitos de rodovias não-pavimentadas em função de opiniões emitidas por habitantes e produtores rurais. O GPS de navegação foi usado para determinar coordenadas de pontos de rodovias. O SIG usado é brasileiro e de domínio público. A argumentação foi obtida em estudo de caso sobre as rodovias de Nova Europa, estado de São Paulo, Brasil.This dissertation shows that the distribution of trip quality from the point of view of highway users, the Global Positioning System (GPS) and the system of Geographical Information System (GIS) can contribute with information accessible to brazilian small cities administrators to classify the hierarchy of intervention necessities to guide the maintenance of non-paved roads. Scales of classification from analysis on distributions of variables were studied describing non-paved roads defects obtained from the study of the opinions of inhabitants and rural producers. The GPS of navigation was used to determine coordinates of highway points. The GIS used is a brazilian product of public domain. The argument was gotten in a case study on highways from the city of Nova Europa, state of São Paulo, Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFelex, Jose BernardesOliveira, Mário José Garrido de2005-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23112006-082838/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-23112006-082838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
To guide the maintenance of non-paved roads
title Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
spellingShingle Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
Oliveira, Mário José Garrido de
Maintenance
Manutenção
Non-paved roads
Qualidade de viagens
Rodovias não-pavimentadas
Trip quality
title_short Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
title_full Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
title_fullStr Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
title_full_unstemmed Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
title_sort Hierarquização para orientar a manutenção de rodovias não-pavimentadas
author Oliveira, Mário José Garrido de
author_facet Oliveira, Mário José Garrido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felex, Jose Bernardes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mário José Garrido de
dc.subject.por.fl_str_mv Maintenance
Manutenção
Non-paved roads
Qualidade de viagens
Rodovias não-pavimentadas
Trip quality
topic Maintenance
Manutenção
Non-paved roads
Qualidade de viagens
Rodovias não-pavimentadas
Trip quality
description O trabalho mostra que a distribuição de qualidade de viagem do ponto de vista de quem usa rodovias, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem contribuir para aperfeiçoar o manuseio de informação para hierarquizar necessidades de intervenção, e orientar manutenção de rodovias não-pavimentadas acessível a cidades pequenas do Brasil. Para isso foram estudadas escalas de classificação geradas a partir de análise sobre distribuições de variáveis que descrevem defeitos de rodovias não-pavimentadas em função de opiniões emitidas por habitantes e produtores rurais. O GPS de navegação foi usado para determinar coordenadas de pontos de rodovias. O SIG usado é brasileiro e de domínio público. A argumentação foi obtida em estudo de caso sobre as rodovias de Nova Europa, estado de São Paulo, Brasil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23112006-082838/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23112006-082838/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257377147977728