O conceito de personalidade democrática nos primeiros trabalhos de Paulo Freire (1940-1960): conexões com a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Fernanda Ribeiro Ruffo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-25012022-093332/
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar e compreender a questão da \"personalidade democrática\" desenvolvida por Paulo Freire, em seus intercâmbios com outros temas pertencentes à sua obra até o período de 1960. Esse período é descrito como fundante no desenvolvimento do pensamento de Freire como educador, pois é nesses anos que Freire entrou em contato, a nível prático e teórico, com problemáticas relevantes do campo da educação e desdobrou os alicerces de sua obra (Kohan, 2019). É nesse período que Freire aprendeu lições valiosas sobre a prática educacional e os principais desafios de uma sociedade como a nossa. Desafios que ainda permanecem, mesmo que em novos formatos. Paiva (1980) descreve os trabalhos de Freire desse período da década de 50 como uma \"síntese pedagógica do período\", pois são fotografias ricas dos movimentos, desafios práticos e correntes filosóficas que eram debatidos e estudados pelos profissionais e pesquisadores do campo da Educação. A questão da \"personalidade democrática\", por sua vez, é o cerne da discussão que conecta a educação com a formação de uma sociedade democrática, mais participativa, justa e igualitária - relação essa de maior importância para Freire. Em termos de método empregado nesse trabalho, trata-se de uma pesquisa histórica, em que foi realizado um levantamento documental, em conjunto com uma análise biográfica de Freire, com ênfase nos anos de 1950, na sua vivência no SESI e nas diversas iniciativas educacionais e políticas que se envolveu nesse período. Entre os principais comentadores de Freire que contribuíram para nosso levantamento biográfico e para um entendimento mais profundo de sua obra estão Moacir Gadotti, Celso Bieseigel, Ana Maria Araújo de Freire, Walter Omar Kohan e o próprio Paulo Freire. Em termos de documentação e análise de registros foi a partir do acervo digital do Instituto Paulo Freire, que encontramos os documentos do processo de estudo de Freire, pistas de como o educador desenvolvia os temas fundamentais de sua obra nos primeiros anos, com um destaque a questão da personalidade que relacionava-se fortemente com o contexto de industrialização e democratização do Brasil e os modelos educacionais que Freire discutia, criticava, contribuia e vivenciava. Nas marginálias das principais obras estudadas e comentadas por Freire até a publicação de sua tese de doutoramento, encontramos seus comentários que indicam a forma como o educador foi desdobrando a questão da mentalidade democrática, que permanece muito valiosa a ser analisada e debatida para aqueles que desejam se aprofundar na obra de Paulo Freire e debater a relação entre educação e democracia naquele período, como também em tempos atuais.
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spelling O conceito de personalidade democrática nos primeiros trabalhos de Paulo Freire (1940-1960): conexões com a atualidadeThe concept of democratic personality in the early works of Paulo Freire (1940-1960): connections with the presentDemocratic personalityEducaçãoEducationPaulo FreirePaulo FreirePersonalidade democráticaA presente pesquisa buscou analisar e compreender a questão da \"personalidade democrática\" desenvolvida por Paulo Freire, em seus intercâmbios com outros temas pertencentes à sua obra até o período de 1960. Esse período é descrito como fundante no desenvolvimento do pensamento de Freire como educador, pois é nesses anos que Freire entrou em contato, a nível prático e teórico, com problemáticas relevantes do campo da educação e desdobrou os alicerces de sua obra (Kohan, 2019). É nesse período que Freire aprendeu lições valiosas sobre a prática educacional e os principais desafios de uma sociedade como a nossa. Desafios que ainda permanecem, mesmo que em novos formatos. Paiva (1980) descreve os trabalhos de Freire desse período da década de 50 como uma \"síntese pedagógica do período\", pois são fotografias ricas dos movimentos, desafios práticos e correntes filosóficas que eram debatidos e estudados pelos profissionais e pesquisadores do campo da Educação. A questão da \"personalidade democrática\", por sua vez, é o cerne da discussão que conecta a educação com a formação de uma sociedade democrática, mais participativa, justa e igualitária - relação essa de maior importância para Freire. Em termos de método empregado nesse trabalho, trata-se de uma pesquisa histórica, em que foi realizado um levantamento documental, em conjunto com uma análise biográfica de Freire, com ênfase nos anos de 1950, na sua vivência no SESI e nas diversas iniciativas educacionais e políticas que se envolveu nesse período. Entre os principais comentadores de Freire que contribuíram para nosso levantamento biográfico e para um entendimento mais profundo de sua obra estão Moacir Gadotti, Celso Bieseigel, Ana Maria Araújo de Freire, Walter Omar Kohan e o próprio Paulo Freire. Em termos de documentação e análise de registros foi a partir do acervo digital do Instituto Paulo Freire, que encontramos os documentos do processo de estudo de Freire, pistas de como o educador desenvolvia os temas fundamentais de sua obra nos primeiros anos, com um destaque a questão da personalidade que relacionava-se fortemente com o contexto de industrialização e democratização do Brasil e os modelos educacionais que Freire discutia, criticava, contribuia e vivenciava. Nas marginálias das principais obras estudadas e comentadas por Freire até a publicação de sua tese de doutoramento, encontramos seus comentários que indicam a forma como o educador foi desdobrando a questão da mentalidade democrática, que permanece muito valiosa a ser analisada e debatida para aqueles que desejam se aprofundar na obra de Paulo Freire e debater a relação entre educação e democracia naquele período, como também em tempos atuais.This research aims to analyze and comprehend the concept of \"democratic personality\", developed by Paulo Freire, through its exchanges with other themes belonging to the author\'s opus until 1960. This period is described as foundational in the development of Freire\'s thoughts as a teacher, because it was when Freire came across, in theory and practice, with relevant problems in the field of education and projected the bases for his works (Kohan, 2019). In the same period, Freire took valuable lessons regarding the educational practice and the main challenges for a society like ours, which are still present, even though in new formats. Paiva (1980) describes Freire\'s works in the 1950s as a \"pedagogical synthesis of the period\", as they are rich photographs of the movements, practical challenges and philosophical trends debated and studied by professionals and researchers in the field of Education. The \"democratic personality\" issue, on the other hand, is nuclear for the discussion connecting education and the formation of a democratic, more participative, fairer and equal society - a relation of great importance for Freire. In terms of methodology, we apply a historic investigation, performing a documental research combined with an analysis of Freire\'s biography, with an emphasis on the 1950s, on his experiences at SESI and on the diverse educational and political initiatives he was involved with in this period. Among the main commentators of Freire that contributed the most for our biographical analysis and for a deeper understanding of his opus, we cite Moacir Gadotti, Celso Bieseigel, Ana Maria Araújo de Freire, Walter Omar Kohan and Paulo Freire himself. Regarding documentation and register analysis, Paulo Freire Institute\'s digital archive provided the documents for our study process, as well as hints on how Freire developed the fundamental themes of his works in those first years. Examining the material, we spotted a prominence of the personality question, which strongly related to the industrialization and democratization context in Brazil and to the educational models Freire discussed, criticized, contributed to and experienced. From the marginalia in the main works Freire studied and commented until the publication of his PhD thesis, we found annotations that indicate the way he unfolded the issue of democratic mentality. Such a question remains valuable for analysis and debate by those who wish to deepen their knowledge over Paulo Freire\'s opus, as well as to discuss the relation between education and democracy in that period and today.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFonseca, Sergio Cesar daRoberto, Fernanda Ribeiro Ruffo2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-25012022-093332/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-14T15:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-25012022-093332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-14T15:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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