Processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora em escolares do 5o. ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23102018-093701/ |
Resumo: | Introdução: O processamento auditivo (PA) é definido como a maneira com a qual o sistema nervoso lida com a informação auditiva. O vocabulário receptivo (VR) refere-se às palavras que a criança é capaz de compreender. A decodificação e a compreensão leitora (CL) envolvem habilidades relacionadas aos processos sensoriais, cognitivos, linguísticos e sociais que possibilitam ao leitor interpretar um conteúdo impresso. Nesse sentido, verificar a associação entre tais habilidades em escolares do 5º ano é necessária, uma vez que a integridade auditiva, compreensão auditiva eficiente e o conhecimento do significado das palavras escritas facilita o processo de alfabetização e a CL. Objetivo: Verificar a influência do PA e do VR na CL de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada. Método: Foram avaliadas 34 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental (16 de escola pública e 18 de escola privada). As habilidades auditivas de figura-fundo, associação de estímulos auditivos e visuais, integração binaural, ordenação temporal, transferência inter-hemisférica e resolução temporal foram avaliadas com testes comportamentais. O VR foi avaliado com o Teste de Vocabulário por Figuras USP e a CL com teste PROLEC. Um questionário de nível socioeconômico foi aplicado. Resultados: Houve diferença significante entre o nível socioeconômico dos alunos de ambas as escolas. Os sujeitos da escola privada obtiveram melhor desempenho, em valores absolutos, em todos os testes aplicados. Houve associação entre o PA e a CL, e entre o VR e a CL apenas no grupo de alunos do ensino público. Conclusão: O tipo de ensino influenciou no desempenho em todas as provas experimentais. O PA e o VR podem prever o desempenho em CL dos alunos da escola pública. Pode-se pressupor que a estimulação das habilidades auditivas e ampliação lexical (desde etapas pré-alfabetização) proporciona às crianças oportunidades de desenvolvimento da compreensão leitora |
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Processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora em escolares do 5o. ano do ensino fundamentalAuditory processing, receptive vocabulary and reading comprehension in 5th grade studentsAprendizagemAudiçãoAuditory PerceptionChildCompreensãoComprehensionCriançaHearingLearningPercepção auditivaVocabulárioVocabularyIntrodução: O processamento auditivo (PA) é definido como a maneira com a qual o sistema nervoso lida com a informação auditiva. O vocabulário receptivo (VR) refere-se às palavras que a criança é capaz de compreender. A decodificação e a compreensão leitora (CL) envolvem habilidades relacionadas aos processos sensoriais, cognitivos, linguísticos e sociais que possibilitam ao leitor interpretar um conteúdo impresso. Nesse sentido, verificar a associação entre tais habilidades em escolares do 5º ano é necessária, uma vez que a integridade auditiva, compreensão auditiva eficiente e o conhecimento do significado das palavras escritas facilita o processo de alfabetização e a CL. Objetivo: Verificar a influência do PA e do VR na CL de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada. Método: Foram avaliadas 34 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental (16 de escola pública e 18 de escola privada). As habilidades auditivas de figura-fundo, associação de estímulos auditivos e visuais, integração binaural, ordenação temporal, transferência inter-hemisférica e resolução temporal foram avaliadas com testes comportamentais. O VR foi avaliado com o Teste de Vocabulário por Figuras USP e a CL com teste PROLEC. Um questionário de nível socioeconômico foi aplicado. Resultados: Houve diferença significante entre o nível socioeconômico dos alunos de ambas as escolas. Os sujeitos da escola privada obtiveram melhor desempenho, em valores absolutos, em todos os testes aplicados. Houve associação entre o PA e a CL, e entre o VR e a CL apenas no grupo de alunos do ensino público. Conclusão: O tipo de ensino influenciou no desempenho em todas as provas experimentais. O PA e o VR podem prever o desempenho em CL dos alunos da escola pública. Pode-se pressupor que a estimulação das habilidades auditivas e ampliação lexical (desde etapas pré-alfabetização) proporciona às crianças oportunidades de desenvolvimento da compreensão leitoraIntroduction: Auditory processing (AP) is defined as the way the nervous system deals with auditory information. The receptive vocabulary (RV) refers to the words that the child is able to comprehend. Decoding and reading comprehension (RC) involve abilities related to sensory, cognitive, linguistic, and social skills that enables the reader to comprehend a written materials. In this regard, verifying the association between such skills in 5th grade students is relevant, since the auditory integrity, efficient auditory comprehension and the knowledge of words meaning facilitates the process of decoding and reading comprehension. Objective: To verify the influence of the AP and the RV in RC of 5th grade in elementary school of students from public and private schools. Methods: Thirty-four students from 5th grade of elementary school (16 from public school and 18 from private school) were assessed. The figure-ground skill, the association of auditory and visual stimulus, binaural integration for linguistic sounds, temporal ordering, inter-hemispheric transfer and temporal resolution were assessed using auditory behavioral tests. The RV was evaluated with the Teste de Vocabulário por Figuras USP and RC with PROLEC test. A socioeconomic level questionnaire was applied. Results: There was a significant difference between the socioeconomic level of students from both school\'s. Children of the private school obtained better performance, in absolute values, in all applied tests. There was an association between AP and RC, and between RV and RC only in the public school group. Conclusion: The school type influenced in all experimental tests performance. The AP and the RV can predict the public school students RC performance. It can be assumed that auditory skills and lexical enlargement stimulation (since pre-literacy stages) gives children opportunities to develop reading comprehensionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchochat, ElianeNalom, Ana Flávia de Oliveira2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23102018-093701/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-01T16:25:01Zoai:teses.usp.br:tde-23102018-093701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-11-01T16:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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