EMEF Presidente Campos Salles: o impacto da afetividade no ambiente escolar em decorrência do Projeto Político-Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Sergio Aparecido
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-141100/
Resumo: Entre os vários problemas crônicos na Educação, destacamos as situações de conflitos, que podem ser desencadeadas pelo impacto de emoções e sentimentos desagradáveis que se manifestam no ambiente escolar e atingem as relações. O agravo ocorre se a escola não tem um projeto pedagógico inovador que envolva o seu entorno, a comunidade local, os pais de alunos, a equipe técnica, professores, alunos e funcionários. A Escola Municipal de Educação Fundamental Presidente Campos Salles é um exemplo que merece destaque, porque vem atuando na contramão desses problemas, por ser inspirada na Escola da Ponte, situada em Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, em Santo Tirso, no distrito do Porto, em Portugal. A escola iniciou, em 2005, um projeto pedagógico democrático e inovador para reverter o ambiente adverso. Seu passado era de violência, indisciplina e fracasso escolar. A maioria dos alunos, moradores da favela de Heliópolis, não tinha sua história de vida considerada. O docente e o aluno, respectivamente, eram vistos como: o centro do universo e um ser fraco. Com a nova prática, baseada na educação na cidadania, esse quadro se alterou, significativamente, para melhor. A pesquisa de campo traz como metodologia o estudo de caso investigatório, com análise qualitativa de entrevistas com o ex-diretor, com as coordenadoras pedagógicas e com seis professoras, além das observações sobre o trabalho de três professoras do Ensino Fundamental Regular II, responsáveis por um salão, com cerca de cem alunos dos 5º anos. A base teórica foi desenvolvida à luz de Henri Wallon. Na linha do objetivo geral, o resultado da pesquisa mostrou que o projeto da escola investigada é afetivo. Ele alterou significativamente a concepção de educação e introduziu novas práticas pedagógicas, propiciando uma impactante manifestação de emoções e sentimentos agradáveis no ambiente. O docente também se tornou afetivo e reinterpretou seu papel, caracterizado pelo compartilhamento solidário. O aluno passou a ter voz e ser visto como sujeito de direitos, forte, responsável, solidário e autônomo, capaz de construir o conhecimento próprio e de se organizar individual e coletivamente.
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A Escola Municipal de Educação Fundamental Presidente Campos Salles é um exemplo que merece destaque, porque vem atuando na contramão desses problemas, por ser inspirada na Escola da Ponte, situada em Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, em Santo Tirso, no distrito do Porto, em Portugal. A escola iniciou, em 2005, um projeto pedagógico democrático e inovador para reverter o ambiente adverso. Seu passado era de violência, indisciplina e fracasso escolar. A maioria dos alunos, moradores da favela de Heliópolis, não tinha sua história de vida considerada. O docente e o aluno, respectivamente, eram vistos como: o centro do universo e um ser fraco. Com a nova prática, baseada na educação na cidadania, esse quadro se alterou, significativamente, para melhor. A pesquisa de campo traz como metodologia o estudo de caso investigatório, com análise qualitativa de entrevistas com o ex-diretor, com as coordenadoras pedagógicas e com seis professoras, além das observações sobre o trabalho de três professoras do Ensino Fundamental Regular II, responsáveis por um salão, com cerca de cem alunos dos 5º anos. A base teórica foi desenvolvida à luz de Henri Wallon. Na linha do objetivo geral, o resultado da pesquisa mostrou que o projeto da escola investigada é afetivo. Ele alterou significativamente a concepção de educação e introduziu novas práticas pedagógicas, propiciando uma impactante manifestação de emoções e sentimentos agradáveis no ambiente. O docente também se tornou afetivo e reinterpretou seu papel, caracterizado pelo compartilhamento solidário. O aluno passou a ter voz e ser visto como sujeito de direitos, forte, responsável, solidário e autônomo, capaz de construir o conhecimento próprio e de se organizar individual e coletivamente.Among the various chronic problems in Education, we highlight situations of conflict, which can be triggered by the impact of unpleasant emotions and feelings that manifest in the school environment and affect relationships. The grievance occurs if the school does not have an innovative pedagogical project that involves its surroundings, the local community, the parents of students, the technical staff, teachers, students and employees. The Escola Municipal de Educação Fundamental \"Presidente Campos Salles\" is an example that deserves to be highlighted, because it has been acting against these problems, since it was inspired by the Escola da Ponte, located in Vila das Aves and São Tomé de Negrelos, in Santo Tirso, district of Porto, in Portugal. In 2005, the school started a democratic and innovative pedagogical project to reverse the adverse environment. His past was one of violence, indiscipline and school failure. Most of the students, residents of the favela of Heliópolis, did not have their life history considered. The teacher and student, respectively, were seen as: the center of the universe and a weak being. With the new practice, based on citizenship education, this picture has significantly changed for the better. The field research is a research case study, with a qualitative analysis of interviews with the former director, the pedagogical coordinators and six teachers, as well as the observations on the work of three teachers of Regular Fundamental Education II, responsible for a hall, with about one hundred students from the 5th grade. The theoretical basis was developed in the light of Henri Wallon. In line with the general objective, the research results showed that the investigated school project is affective. He has significantly altered the conception of education and introduced new pedagogical practices, providing an impressive manifestation of pleasant emotions and feelings in the environment. The teacher also became affective and reinterpreted his role, characterized by solidarity sharing. The student came to have a voice and be seen as a subject of rights, strong, responsible, supportive and autonomous, able to build self-knowledge and to organize individually and collectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMrech, Leny MagalhaesNavarro, Sergio Aparecido2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-141100/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-07112018-141100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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