A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15798 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_5c6ebbd7f43e74f4219d06615fcc98bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infânciaRelação pedagógicaAfetividadeCriançasDesenvolvimentoPedagogical relationshipAffectivityChildrenDevelopmentRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado de forma a descrever de forma analítica, reflexiva e fundamentada um estudo de caso sobre a problemática da afetividade na construção de uma relação pedagógica, enquadrado na valência de jardim de infância. Esta investigação surge no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de pré-escolar, durante o período de 18 de outubro de 2021 a 18 de fevereiro do corrente ano, perfazendo um total de quatorze semanas de prática com um público-alvo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os 36 meses e os 48 meses de idade. Reconhecendo a importância da afetividade na construção de uma relação pedagógica, a presente investigação tem como objetivo analisar e clarificar as conceções da equipa de sala – educadora titular, educadora de língua inglesa e auxiliar de ação educativa – acerca da presente problemática. Para isso, serão apresentadas ao longo deste relatório as respetivas etapas de investigação, a justificação e importância desta escolha, bem como o seu aparecimento no quotidiano da prática desta valência. Para além disso, serão também evidenciados os dados obtidos no estudo, a sua análise e possíveis considerações finais acerca do mesmo. Metodologicamente, a presente investigação enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa, tendo recorrido a técnicas de recolha de informação como a observação participante e não participante, a análise documental e a realização de entrevistas à equipa educativa da sala de atividades. No que concerne aos instrumentos, foram elaborados registos escritos (notas de campo e reflexões) e o guião das entrevistas. Em concordância com os dados recolhidos, foi possível constatar que a construção de uma relação pedagógica de qualidade tem influência direta no desenvolvimento integral da criança. A afetividade surge como um pilar fundamental neste processo, capaz de contribuir substancialmente para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança.ABSTRACT The following report was prepared to describe in an analytical, reflective, and grounded way a case study on the issue of affectivity in the construction of a pedagogical relationship, framed in the valence of kindergarten. This investigation comes within the scope of the curricular unit of Supervised Professional Practice II (PPS II) in a preschool context, during the period from October 18, 2021, to February 18 of the current year, making a total of fourteen weeks of practice with a target audience of twenty-five children, aged between 36 months and 48 months. Recognizing the importance of affectivity in the construction of a pedagogical relationship, the present investigation aims to analyze and clarify the conceptions of the classroom team – head teacher, English language teacher and educational assistant – about the present problem. For this, the respective stages of investigation, the justification and importance of this choice, as well as its appearance in the daily practice of this valence, will be presented throughout this report. Furthermore, the data obtained in the study, its analysis, and possible final considerations about it will also be highlighted. Methodologically, the present investigation fits into a qualitative paradigm, having resorted to information collection techniques such as participant and non-participant observation, document analysis and interviews with the educational team in the activities room. Regarding the instruments, written records (field notes and reflections) and the interview guide were prepared. In agreement with the data collected, it was possible to verify that the construction of a quality pedagogical relationship has a direct influence on the integral development of the child. Affectivity appears as a fundamental pillar in this process, capable of contributing substantially to the development and learning process of each child.Simões, AnaRCIPLPereira, Mafalda Sofia Martins2023-03-17T10:14:55Z2022-06-282022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15798TID:203194284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:24.541751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
title |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
spellingShingle |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância Pereira, Mafalda Sofia Martins Relação pedagógica Afetividade Crianças Desenvolvimento Pedagogical relationship Affectivity Children Development |
title_short |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
title_full |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
title_fullStr |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
title_sort |
A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância |
author |
Pereira, Mafalda Sofia Martins |
author_facet |
Pereira, Mafalda Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mafalda Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação pedagógica Afetividade Crianças Desenvolvimento Pedagogical relationship Affectivity Children Development |
topic |
Relação pedagógica Afetividade Crianças Desenvolvimento Pedagogical relationship Affectivity Children Development |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 2022-06-28T00:00:00Z 2023-03-17T10:14:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15798 TID:203194284 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15798 |
identifier_str_mv |
TID:203194284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506767421440 |