A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mafalda Sofia Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15798
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_5c6ebbd7f43e74f4219d06615fcc98bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infânciaRelação pedagógicaAfetividadeCriançasDesenvolvimentoPedagogical relationshipAffectivityChildrenDevelopmentRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado de forma a descrever de forma analítica, reflexiva e fundamentada um estudo de caso sobre a problemática da afetividade na construção de uma relação pedagógica, enquadrado na valência de jardim de infância. Esta investigação surge no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de pré-escolar, durante o período de 18 de outubro de 2021 a 18 de fevereiro do corrente ano, perfazendo um total de quatorze semanas de prática com um público-alvo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os 36 meses e os 48 meses de idade. Reconhecendo a importância da afetividade na construção de uma relação pedagógica, a presente investigação tem como objetivo analisar e clarificar as conceções da equipa de sala – educadora titular, educadora de língua inglesa e auxiliar de ação educativa – acerca da presente problemática. Para isso, serão apresentadas ao longo deste relatório as respetivas etapas de investigação, a justificação e importância desta escolha, bem como o seu aparecimento no quotidiano da prática desta valência. Para além disso, serão também evidenciados os dados obtidos no estudo, a sua análise e possíveis considerações finais acerca do mesmo. Metodologicamente, a presente investigação enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa, tendo recorrido a técnicas de recolha de informação como a observação participante e não participante, a análise documental e a realização de entrevistas à equipa educativa da sala de atividades. No que concerne aos instrumentos, foram elaborados registos escritos (notas de campo e reflexões) e o guião das entrevistas. Em concordância com os dados recolhidos, foi possível constatar que a construção de uma relação pedagógica de qualidade tem influência direta no desenvolvimento integral da criança. A afetividade surge como um pilar fundamental neste processo, capaz de contribuir substancialmente para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança.ABSTRACT The following report was prepared to describe in an analytical, reflective, and grounded way a case study on the issue of affectivity in the construction of a pedagogical relationship, framed in the valence of kindergarten. This investigation comes within the scope of the curricular unit of Supervised Professional Practice II (PPS II) in a preschool context, during the period from October 18, 2021, to February 18 of the current year, making a total of fourteen weeks of practice with a target audience of twenty-five children, aged between 36 months and 48 months. Recognizing the importance of affectivity in the construction of a pedagogical relationship, the present investigation aims to analyze and clarify the conceptions of the classroom team – head teacher, English language teacher and educational assistant – about the present problem. For this, the respective stages of investigation, the justification and importance of this choice, as well as its appearance in the daily practice of this valence, will be presented throughout this report. Furthermore, the data obtained in the study, its analysis, and possible final considerations about it will also be highlighted. Methodologically, the present investigation fits into a qualitative paradigm, having resorted to information collection techniques such as participant and non-participant observation, document analysis and interviews with the educational team in the activities room. Regarding the instruments, written records (field notes and reflections) and the interview guide were prepared. In agreement with the data collected, it was possible to verify that the construction of a quality pedagogical relationship has a direct influence on the integral development of the child. Affectivity appears as a fundamental pillar in this process, capable of contributing substantially to the development and learning process of each child.Simões, AnaRCIPLPereira, Mafalda Sofia Martins2023-03-17T10:14:55Z2022-06-282022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15798TID:203194284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:24.541751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
title A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
spellingShingle A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
Pereira, Mafalda Sofia Martins
Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Desenvolvimento
Pedagogical relationship
Affectivity
Children
Development
title_short A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
title_full A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
title_fullStr A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
title_full_unstemmed A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
title_sort A afetividade na construção de uma relação pedagógica em contexto de jardim de infância
author Pereira, Mafalda Sofia Martins
author_facet Pereira, Mafalda Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mafalda Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Desenvolvimento
Pedagogical relationship
Affectivity
Children
Development
topic Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Desenvolvimento
Pedagogical relationship
Affectivity
Children
Development
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
2022-06-28T00:00:00Z
2023-03-17T10:14:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15798
TID:203194284
url http://hdl.handle.net/10400.21/15798
identifier_str_mv TID:203194284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506767421440