A prática docente do professor de física no terceiro grau.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-03112014-124806/ |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como um Estudo de Caso, com o objetivo de compreender a prática docente de professores-pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa educacional. Foram observadas as aulas ministradas no segundo semestre de 1994 de quatro professores, em disciplinas do Bacharelado e da Licenciatura, bem como realizadas duas entrevistas estruturadas com cada um deles. O elemento norteador na seleção dos professores foi a preocupação demonstrada também com o ensino, num ambiente profissional caracterizado pela projeção nacional e internacional na pesquisa em Física Teórica e Experimental. A análise dos dados foi realizada a partir de nove categorias criadas para essa finalidade e que englobam os principais aspectos da dinâmica de sala de aula. São as seguintes categorias: Planejamento, Execução, Docência, Interação, Avaliação, Binômio Ensino/Pesquisa, Características dos Professores, Experiências Anteriores e Dimensão Pessoal/Profissional. Nas conclusões buscou-se oferecer subsídios para futuros encaminhamentos quanto à formação continuada de professores de Física e de áreas correlatas, no ensino superior. Enfatizou-se a prática reflexiva por meio da tomada de consciência, direcionada ao processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
USP_982db961ed01b6377ad35cf8320c83c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03112014-124806 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A prática docente do professor de física no terceiro grau.Teaching practice by physics professors and researchersFormação pedagógica do professor universitárioHigher education pedagogyKnowledge of professorsPrática reflexivaReflexive practiceSaberes docentesO presente trabalho caracteriza-se como um Estudo de Caso, com o objetivo de compreender a prática docente de professores-pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa educacional. Foram observadas as aulas ministradas no segundo semestre de 1994 de quatro professores, em disciplinas do Bacharelado e da Licenciatura, bem como realizadas duas entrevistas estruturadas com cada um deles. O elemento norteador na seleção dos professores foi a preocupação demonstrada também com o ensino, num ambiente profissional caracterizado pela projeção nacional e internacional na pesquisa em Física Teórica e Experimental. A análise dos dados foi realizada a partir de nove categorias criadas para essa finalidade e que englobam os principais aspectos da dinâmica de sala de aula. São as seguintes categorias: Planejamento, Execução, Docência, Interação, Avaliação, Binômio Ensino/Pesquisa, Características dos Professores, Experiências Anteriores e Dimensão Pessoal/Profissional. Nas conclusões buscou-se oferecer subsídios para futuros encaminhamentos quanto à formação continuada de professores de Física e de áreas correlatas, no ensino superior. Enfatizou-se a prática reflexiva por meio da tomada de consciência, direcionada ao processo de ensino e de aprendizagem.The present work aims to understand the teaching practice at graduate level used by Physics teacher-researchers. It is a Case Study on four teachers who carry out activities in teacher education and in bachelorship at the Physics Institute of São Carlos - USP. The choice of teachers was based in the evidence that their actuation also denotes preoccupation with the teaching practice in a professional environment which is characterised by the national and international projections in research on Theoretical and Experimental Physics. The qualitative approach in educational research was used. Two interviews were effectuated with each one of the four teachers and observation of their lessons throughout the second semester of 1994 was carried out. The data analysis was carried out from nine categories that were created for this purpose and which embody the main aspects found in the classroom. The conclusions aim to offer subsidies for future applications concerning the continued education of Physics teachers and teachers from proximal fields. The reflective practice and awareness directed to the learning and teaching processes are emphasised.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMasetto, Marcos TarcisoBarreiro, Aguida Celina de Meo1996-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-03112014-124806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-03112014-124806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. Teaching practice by physics professors and researchers |
title |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
spellingShingle |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. Barreiro, Aguida Celina de Meo Formação pedagógica do professor universitário Higher education pedagogy Knowledge of professors Prática reflexiva Reflexive practice Saberes docentes |
title_short |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
title_full |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
title_fullStr |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
title_full_unstemmed |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
title_sort |
A prática docente do professor de física no terceiro grau. |
author |
Barreiro, Aguida Celina de Meo |
author_facet |
Barreiro, Aguida Celina de Meo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiro, Aguida Celina de Meo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação pedagógica do professor universitário Higher education pedagogy Knowledge of professors Prática reflexiva Reflexive practice Saberes docentes |
topic |
Formação pedagógica do professor universitário Higher education pedagogy Knowledge of professors Prática reflexiva Reflexive practice Saberes docentes |
description |
O presente trabalho caracteriza-se como um Estudo de Caso, com o objetivo de compreender a prática docente de professores-pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa educacional. Foram observadas as aulas ministradas no segundo semestre de 1994 de quatro professores, em disciplinas do Bacharelado e da Licenciatura, bem como realizadas duas entrevistas estruturadas com cada um deles. O elemento norteador na seleção dos professores foi a preocupação demonstrada também com o ensino, num ambiente profissional caracterizado pela projeção nacional e internacional na pesquisa em Física Teórica e Experimental. A análise dos dados foi realizada a partir de nove categorias criadas para essa finalidade e que englobam os principais aspectos da dinâmica de sala de aula. São as seguintes categorias: Planejamento, Execução, Docência, Interação, Avaliação, Binômio Ensino/Pesquisa, Características dos Professores, Experiências Anteriores e Dimensão Pessoal/Profissional. Nas conclusões buscou-se oferecer subsídios para futuros encaminhamentos quanto à formação continuada de professores de Física e de áreas correlatas, no ensino superior. Enfatizou-se a prática reflexiva por meio da tomada de consciência, direcionada ao processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-03112014-124806/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-03112014-124806/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256703042584576 |