Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Federico Neto, Paschoal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-24112016-150840/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo pesquisar a importância de parâmetros de sucesso no processo de gerenciamento do desenvolvimento de veículos comerciais em empresas estabelecidas no Brasil, quarto maior mercado mundial. O referencial teórico tem como base os cinco critérios de avaliação de resultados de projetos descritos no Modelo Diamante de Shenhar e Dvir e os dez fatores críticos de sucesso (FCS) que formam o Modelo de Processo de Implantação de Projetos (PIP) de Pinto e Slevin. Para isto, foi feito um estudo de caso em uma grande montadora tradicional, por meio de um questionário dirigido a participantes de gerenciamento de projetos de produtos. A pesquisa revelou resultados interessantes tais como: (i) o perfil do participante de projetos de veículos comerciais, principalmente engenheiros com grande experiência profissional; (ii) as características principais dos produtos desenvolvidos, como inovação, tecnologia, complexidade e prazo restrito; (iii) a comparação de priorização dos critérios de sucesso segundo as opiniões dos entrevistados e segundo o que pensam ser o que sua empresa adota e (iv) a priorização dos FCS segundo suas próprias opiniões. Nestes dois últimos resultados, obtiveram-se achados que, por um lado, confirmam o referencial teórico e, por outro lado, mostram algumas diferenças como (i) o paradoxo de alguns altos executivos considerarem que a empresa adota critérios diferentes da sua própria priorização e (ii) a relação de importância dos FCS com o perfi do entrevistado e suas principais necessidades próprias para o desenvolvimento de projetos. Por fim, esta pesquisa traz colaborações para a academia, para as empresas e para a sociedade por meio da proposta do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), que busca temas de pesquisa baseado no universo profissional, embasa os conceitos teóricos com a metodologia acadêmica e aplica a pesquisa novamente no campo profissional. Isto aproxima a Universidade ao mundo empresarial e colabora com uma melhora sustentável de produtividade da sociedade brasileira
id USP_98508ec6d755d109e10b142979709086
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24112016-150840
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtosCommercial vehicles development in Brazil: a study about success parameters in products projects managementAdministração de projetosAutomotive industryCritical success factorsFatores críticos de sucessoGerenciamento de projetosIndicadores de sucessoIndústria automobilísticaProject administrationProject managementSuccessSuccess indicatorsSucessoEsta dissertação tem como objetivo pesquisar a importância de parâmetros de sucesso no processo de gerenciamento do desenvolvimento de veículos comerciais em empresas estabelecidas no Brasil, quarto maior mercado mundial. O referencial teórico tem como base os cinco critérios de avaliação de resultados de projetos descritos no Modelo Diamante de Shenhar e Dvir e os dez fatores críticos de sucesso (FCS) que formam o Modelo de Processo de Implantação de Projetos (PIP) de Pinto e Slevin. Para isto, foi feito um estudo de caso em uma grande montadora tradicional, por meio de um questionário dirigido a participantes de gerenciamento de projetos de produtos. A pesquisa revelou resultados interessantes tais como: (i) o perfil do participante de projetos de veículos comerciais, principalmente engenheiros com grande experiência profissional; (ii) as características principais dos produtos desenvolvidos, como inovação, tecnologia, complexidade e prazo restrito; (iii) a comparação de priorização dos critérios de sucesso segundo as opiniões dos entrevistados e segundo o que pensam ser o que sua empresa adota e (iv) a priorização dos FCS segundo suas próprias opiniões. Nestes dois últimos resultados, obtiveram-se achados que, por um lado, confirmam o referencial teórico e, por outro lado, mostram algumas diferenças como (i) o paradoxo de alguns altos executivos considerarem que a empresa adota critérios diferentes da sua própria priorização e (ii) a relação de importância dos FCS com o perfi do entrevistado e suas principais necessidades próprias para o desenvolvimento de projetos. Por fim, esta pesquisa traz colaborações para a academia, para as empresas e para a sociedade por meio da proposta do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), que busca temas de pesquisa baseado no universo profissional, embasa os conceitos teóricos com a metodologia acadêmica e aplica a pesquisa novamente no campo profissional. Isto aproxima a Universidade ao mundo empresarial e colabora com uma melhora sustentável de produtividade da sociedade brasileiraThis dissertation aims to research the importance of success parameters in the management process of commercial vehicles\' development in companies established in Brazil, world\'s fourth largest market. The theoretical framework was based on five criteria of project evaluation results, described in the Diamond Model designed by Shenhar and Dvir, and in ten critical success factors (CSF) that integrate the Projects Implementation Process (PIP) modeled by Pinto and Slevin. For this purpose, a case study in a large traditional automaker was done through a questionnaire addressed to participants of product management projects. This research showed interesting results such as: (i) the profile of commercial vehicles projects\' participants, which are mainly engineers with large professional experience; (ii) the developed products main characteristics, as innovation, technology, complexity and limited term; (iii) the comparison of success criteria prioritization according to the their own opinions and what they think their company adopts and (iv) the prioritization of CSF according to their own opinions. In the latter two results, research has gathered interesting findings that, on one hand, confirm the theoretical framework and, on the other hand, show some differences as (i) the paradox of some senior executives who consider that the company adopts different criteria than their own prioritization and (ii) the importance of CSF relationship with the respondents\' profiles and their own main needs for development projects. Finally, this research brings contributions to academy, to business and to society through the proposal of the Professional Master\'s Degree in Entrepreneurship of the School of Economics, Business and Accounting of the University of São Paulo (FEA-USP), which seeks to research themes based on the professional world, underlies theoretical concepts with academic methodology and applies research findings again into the professional field. This brings the University closer to the business world and collaborates with a sustainable improvement of Brazilian society\'s productivity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaximiano, Antonio Cesar AmaruFederico Neto, Paschoal2016-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-24112016-150840/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-24112016-150840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
Commercial vehicles development in Brazil: a study about success parameters in products projects management
title Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
spellingShingle Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
Federico Neto, Paschoal
Administração de projetos
Automotive industry
Critical success factors
Fatores críticos de sucesso
Gerenciamento de projetos
Indicadores de sucesso
Indústria automobilística
Project administration
Project management
Success
Success indicators
Sucesso
title_short Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
title_full Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
title_fullStr Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
title_sort Desenvolvimento de veículos comerciais no Brasil: um estudo sobre parâmetros de sucesso em gerenciamento de projetos de produtos
author Federico Neto, Paschoal
author_facet Federico Neto, Paschoal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maximiano, Antonio Cesar Amaru
dc.contributor.author.fl_str_mv Federico Neto, Paschoal
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de projetos
Automotive industry
Critical success factors
Fatores críticos de sucesso
Gerenciamento de projetos
Indicadores de sucesso
Indústria automobilística
Project administration
Project management
Success
Success indicators
Sucesso
topic Administração de projetos
Automotive industry
Critical success factors
Fatores críticos de sucesso
Gerenciamento de projetos
Indicadores de sucesso
Indústria automobilística
Project administration
Project management
Success
Success indicators
Sucesso
description Esta dissertação tem como objetivo pesquisar a importância de parâmetros de sucesso no processo de gerenciamento do desenvolvimento de veículos comerciais em empresas estabelecidas no Brasil, quarto maior mercado mundial. O referencial teórico tem como base os cinco critérios de avaliação de resultados de projetos descritos no Modelo Diamante de Shenhar e Dvir e os dez fatores críticos de sucesso (FCS) que formam o Modelo de Processo de Implantação de Projetos (PIP) de Pinto e Slevin. Para isto, foi feito um estudo de caso em uma grande montadora tradicional, por meio de um questionário dirigido a participantes de gerenciamento de projetos de produtos. A pesquisa revelou resultados interessantes tais como: (i) o perfil do participante de projetos de veículos comerciais, principalmente engenheiros com grande experiência profissional; (ii) as características principais dos produtos desenvolvidos, como inovação, tecnologia, complexidade e prazo restrito; (iii) a comparação de priorização dos critérios de sucesso segundo as opiniões dos entrevistados e segundo o que pensam ser o que sua empresa adota e (iv) a priorização dos FCS segundo suas próprias opiniões. Nestes dois últimos resultados, obtiveram-se achados que, por um lado, confirmam o referencial teórico e, por outro lado, mostram algumas diferenças como (i) o paradoxo de alguns altos executivos considerarem que a empresa adota critérios diferentes da sua própria priorização e (ii) a relação de importância dos FCS com o perfi do entrevistado e suas principais necessidades próprias para o desenvolvimento de projetos. Por fim, esta pesquisa traz colaborações para a academia, para as empresas e para a sociedade por meio da proposta do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), que busca temas de pesquisa baseado no universo profissional, embasa os conceitos teóricos com a metodologia acadêmica e aplica a pesquisa novamente no campo profissional. Isto aproxima a Universidade ao mundo empresarial e colabora com uma melhora sustentável de produtividade da sociedade brasileira
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-24112016-150840/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-24112016-150840/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257319053721600