Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Anna Luisa Veliago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-12062019-144547/
Resumo: O presente estudo aborda os Domingos da Criação, encontros de inventividade coletiva, situados entre os campos da arte e da educação. Articuladas pelo crítico de arte Frederico Morais, em parceria com artistas experimentais, essas manifestações ocorreram no espaço externo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1971. Nesta investigação, situaremos esses encontros diante de indagações contemporâneas. Pretendemos, desse modo, construir interpretações que articulem condições históricas à categorias estéticas. Tomaremos como ponto de partida as formulações de Frederico Morais e aspectos da produção artística entre os anos 1960 e 1970. Procurando, por fim, produzir uma leitura dos sentidos experimentais desses seis dias, que contemple relações entre estética e política, arte e educação; expondo a atualidade dessas experiências.
id USP_98dd4751033db0da41ce35e73e89e2dd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12062019-144547
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os sentidos experimentais dos Domingos da CriaçãoThe experimental meanings of Domingos da CriaçãoArt and educationArt and politicsArte brasileira (1960-1970)Arte e educaçãoArte e políticaBrazilian art (1960-1970)Domingos da CriaçãoDomingos da CriaçãoFrederico MoraisFrederico MoraisMuseumsMuseusO presente estudo aborda os Domingos da Criação, encontros de inventividade coletiva, situados entre os campos da arte e da educação. Articuladas pelo crítico de arte Frederico Morais, em parceria com artistas experimentais, essas manifestações ocorreram no espaço externo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1971. Nesta investigação, situaremos esses encontros diante de indagações contemporâneas. Pretendemos, desse modo, construir interpretações que articulem condições históricas à categorias estéticas. Tomaremos como ponto de partida as formulações de Frederico Morais e aspectos da produção artística entre os anos 1960 e 1970. Procurando, por fim, produzir uma leitura dos sentidos experimentais desses seis dias, que contemple relações entre estética e política, arte e educação; expondo a atualidade dessas experiências.This study concerns the Domingos da Criação, meetings of collective inventiveness situated in the fields of art and education. Organized by the art critic Frederico Morais, together with experimental artists, the meetings took place in the outdoor area of the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro, in 1971. Here we will relate these meetings to contemporary inquiries. We intend to thus interpret these events considering historical conditions and aesthetic categories. We will depart from Frederico Moraiss formulations and the artistic production in Brazil between 1960 and 1970. We aim, at last, to present our view on the experimental meanings of these six days, taking into account the relations between aesthetics and politics, art and education; exposing the contemporary character of these experiences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAranha, Carmen Sylvia GuimaraesCosta, Anna Luisa Veliago2019-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-12062019-144547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:59:20Zoai:teses.usp.br:tde-12062019-144547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:59:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
The experimental meanings of Domingos da Criação
title Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
spellingShingle Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
Costa, Anna Luisa Veliago
Art and education
Art and politics
Arte brasileira (1960-1970)
Arte e educação
Arte e política
Brazilian art (1960-1970)
Domingos da Criação
Domingos da Criação
Frederico Morais
Frederico Morais
Museums
Museus
title_short Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
title_full Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
title_fullStr Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
title_full_unstemmed Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
title_sort Os sentidos experimentais dos Domingos da Criação
author Costa, Anna Luisa Veliago
author_facet Costa, Anna Luisa Veliago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Anna Luisa Veliago
dc.subject.por.fl_str_mv Art and education
Art and politics
Arte brasileira (1960-1970)
Arte e educação
Arte e política
Brazilian art (1960-1970)
Domingos da Criação
Domingos da Criação
Frederico Morais
Frederico Morais
Museums
Museus
topic Art and education
Art and politics
Arte brasileira (1960-1970)
Arte e educação
Arte e política
Brazilian art (1960-1970)
Domingos da Criação
Domingos da Criação
Frederico Morais
Frederico Morais
Museums
Museus
description O presente estudo aborda os Domingos da Criação, encontros de inventividade coletiva, situados entre os campos da arte e da educação. Articuladas pelo crítico de arte Frederico Morais, em parceria com artistas experimentais, essas manifestações ocorreram no espaço externo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1971. Nesta investigação, situaremos esses encontros diante de indagações contemporâneas. Pretendemos, desse modo, construir interpretações que articulem condições históricas à categorias estéticas. Tomaremos como ponto de partida as formulações de Frederico Morais e aspectos da produção artística entre os anos 1960 e 1970. Procurando, por fim, produzir uma leitura dos sentidos experimentais desses seis dias, que contemple relações entre estética e política, arte e educação; expondo a atualidade dessas experiências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-12062019-144547/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-12062019-144547/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256896903315456