Impacto de um programa participativo de redução do ruído em unidade neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-16112010-105528/
Resumo: O ambiente neonatal caracteriza-se, frequentemente, por ser superestimulante, comprometendo a recuperação dos recém-nascidos, a capacidade laborativa da equipe e a satisfação dos acompanhantes. As unidades neonatais apresentam níveis sonoros intensos, justificando a implantação de intervenções para a redução do ruído ambiente. O objetivo geral deste estudo é avaliar o impacto de um programa participativo de redução de ruído na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal do hospital universitário de Ribeirão Preto - SP. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com abordagem quali-quantitativa. O programa de redução do ruído, fundamentado no referencial pedagógico da problematização, foi desenvolvido durante cinco meses, sendo três meses para os círculos de discussão e mais dois meses para execução das ações deliberadas. O grupo de trabalho foi constituído de 25 participantes, dentre os profissionais que atuam na unidade neonatal, familiares dos neonatos hospitalizados, alunas de enfermagem e pesquisadores. Nos nove círculos de discussão realizados semanalmente, com duração de 30 a 60 minutos, contou-se com o máximo de 6 a 15 (média 10) participantes que discutiram os efeitos e fontes de ruído, propuseram e executaram ações para a sua redução. Todos os círculos de discussão foram videogravados mediante autorização dos participantes. A coleta de dados foi complementada pelas observações e impressões da pesquisadora, registradas em um diário de campo ao final de cada círculo de discussão, e idas à unidade neonatal. Para avaliar a efetividade do programa, utilizou-se o delineamento quase experimental do tipo tempo-série, no qual os níveis de pressão sonora foram dimensionados em duas etapas: antes e após a implantação do programa de intervenção, utilizando dosímetro Quest-400, posicionado na área central da enfermaria de manipulação mínima da unidade neonatal e suspenso a 70cm do teto. Em cada etapa, o ruído foi mensurado por duas semanas consecutivas, 12 horas por dia, sendo das 19 às 7 horas, na primeira semana, e das 7 às 19 horas, na segunda semana. Na análise do processo de implantação do programa participativo de redução do ruído, utilizaram-se alguns elementos da análise institucional. Para análise comparativa do ruído antes e após a intervenção, utilizaram-se os testes estatísticos não paramétricos de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Apreenderam-se três movimentos do grupo: implicações da pesquisadora e o desenvolvimento dos círculos de discussão; resistindo a mudanças; as mudanças: revendo o processo de trabalho e as relações. Apesar de o programa representar uma esperança de mudança e de redução dos níveis sonoros da unidade, houve movimentos de resistência por parte da equipe e o modo instituído de funcionamento representado por obstáculos/dificuldades como esperar que o outro faça, assujeitamento do coletivo, posicionamento de demandantes e ofertantes, movimentos de tarefa, hierarquia na organização do trabalho para um movimento instituinte em que mudanças representaram dispositivos para aberturas e avanços no processo de trabalho e cuidado relativo à redução do ruído ambiente. Os resultados também mostraram redução significativa dos níveis de pressão sonora da unidade neonatal com a implantação do programa de intervenção (p<0,0001). O Leq médio foi de 62,5dBA antes da intervenção e reduziu para 58,8dBA após a intervenção; a mediana reduziu 2,5dBA. Houve redução de 7,1dBA no Lmáx médio (de 104,8 para 87,7dBA) e de 30,6dBA no Lpeak médio (de 138,1 para 107,5dBA). As diferenças entre as medidas-resumo para os dias da semana (dias úteis e final de semana) foram estatisticamente significativas para o Leq (antes-depois) (p<0,001) e Lpeak (antes-depois) (p<0,001), mas não foi significativa para o Lmáx (antes-depois) (p=0,312). Houve diferenças estatisticamente significantes entre as medidas de Leq (antes-depois) (p<0,001) e Lpeak (antes-depois) (p<0,001) para os três turnos do dia - matutino, vespertino e noturno. Para o Lmáx (antes-depois), não se identificou diferença estatisticamente significante (p=0,217). Concluiu-se que o processo de implantação do programa envolveu experiências, práticas, o pensar sobre o fazer e um novo significar para o grupo de trabalho implicado com a responsabilidade de problematizar o ruído ambiente na unidade neonatal, apresentando movimentos de resistência e de mudanças nas relações e no processo de trabalho, aproximando-se da autogestão e autoanálise. Assim, confirmaram-se as hipóteses de que o programa participativo tem impacto positivo na mudança do processo de trabalho e é efetivo, reduzindo significativamente o nível sonoro da unidade neonatal, embora ainda se mantenha mais intenso que o recomendável.
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O programa de redução do ruído, fundamentado no referencial pedagógico da problematização, foi desenvolvido durante cinco meses, sendo três meses para os círculos de discussão e mais dois meses para execução das ações deliberadas. O grupo de trabalho foi constituído de 25 participantes, dentre os profissionais que atuam na unidade neonatal, familiares dos neonatos hospitalizados, alunas de enfermagem e pesquisadores. Nos nove círculos de discussão realizados semanalmente, com duração de 30 a 60 minutos, contou-se com o máximo de 6 a 15 (média 10) participantes que discutiram os efeitos e fontes de ruído, propuseram e executaram ações para a sua redução. Todos os círculos de discussão foram videogravados mediante autorização dos participantes. A coleta de dados foi complementada pelas observações e impressões da pesquisadora, registradas em um diário de campo ao final de cada círculo de discussão, e idas à unidade neonatal. Para avaliar a efetividade do programa, utilizou-se o delineamento quase experimental do tipo tempo-série, no qual os níveis de pressão sonora foram dimensionados em duas etapas: antes e após a implantação do programa de intervenção, utilizando dosímetro Quest-400, posicionado na área central da enfermaria de manipulação mínima da unidade neonatal e suspenso a 70cm do teto. Em cada etapa, o ruído foi mensurado por duas semanas consecutivas, 12 horas por dia, sendo das 19 às 7 horas, na primeira semana, e das 7 às 19 horas, na segunda semana. Na análise do processo de implantação do programa participativo de redução do ruído, utilizaram-se alguns elementos da análise institucional. Para análise comparativa do ruído antes e após a intervenção, utilizaram-se os testes estatísticos não paramétricos de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Apreenderam-se três movimentos do grupo: implicações da pesquisadora e o desenvolvimento dos círculos de discussão; resistindo a mudanças; as mudanças: revendo o processo de trabalho e as relações. Apesar de o programa representar uma esperança de mudança e de redução dos níveis sonoros da unidade, houve movimentos de resistência por parte da equipe e o modo instituído de funcionamento representado por obstáculos/dificuldades como esperar que o outro faça, assujeitamento do coletivo, posicionamento de demandantes e ofertantes, movimentos de tarefa, hierarquia na organização do trabalho para um movimento instituinte em que mudanças representaram dispositivos para aberturas e avanços no processo de trabalho e cuidado relativo à redução do ruído ambiente. Os resultados também mostraram redução significativa dos níveis de pressão sonora da unidade neonatal com a implantação do programa de intervenção (p<0,0001). O Leq médio foi de 62,5dBA antes da intervenção e reduziu para 58,8dBA após a intervenção; a mediana reduziu 2,5dBA. Houve redução de 7,1dBA no Lmáx médio (de 104,8 para 87,7dBA) e de 30,6dBA no Lpeak médio (de 138,1 para 107,5dBA). As diferenças entre as medidas-resumo para os dias da semana (dias úteis e final de semana) foram estatisticamente significativas para o Leq (antes-depois) (p<0,001) e Lpeak (antes-depois) (p<0,001), mas não foi significativa para o Lmáx (antes-depois) (p=0,312). Houve diferenças estatisticamente significantes entre as medidas de Leq (antes-depois) (p<0,001) e Lpeak (antes-depois) (p<0,001) para os três turnos do dia - matutino, vespertino e noturno. Para o Lmáx (antes-depois), não se identificou diferença estatisticamente significante (p=0,217). Concluiu-se que o processo de implantação do programa envolveu experiências, práticas, o pensar sobre o fazer e um novo significar para o grupo de trabalho implicado com a responsabilidade de problematizar o ruído ambiente na unidade neonatal, apresentando movimentos de resistência e de mudanças nas relações e no processo de trabalho, aproximando-se da autogestão e autoanálise. Assim, confirmaram-se as hipóteses de que o programa participativo tem impacto positivo na mudança do processo de trabalho e é efetivo, reduzindo significativamente o nível sonoro da unidade neonatal, embora ainda se mantenha mais intenso que o recomendável.The neonatal environment is frequently characterized as being over stimulating, which can compromise the recovery of newboRN, the team\'s work ability and satisfaction of companions. Neonatal units present intense noise levels, which justify the implementation of interventions aimed to reduce environmental noise. The general objective of this study is to evaluate the impact of a participatory program to reduce noise in the neonatal intermediary care unit at a university hospital in Ribeirão Preto, SP, Brazil. This is an intervention study with a qualitative and quantitative approach. A program to reduce noise was developed based on the problematizing reference framework. Its development took five months: three months for discussion circles and another two months to implement deliberated actions. The work group was composed of 25 participants including professionals working in a neonatal unit, family members of hospitalized newboRN, nursing students and researchers. Nine discussion circles was held weekly with duration from 30 to 60 minutes with the participation of 6 to 15 individuals (10 in average) who discussed the effects and sources of noise, and proposed and implemented actions to reduce it. All the discussion circles were video recorded after the participants\' consent. Data collection was complemented by observation and impression of the researcher recorded in a field diary at the end of each discussion circle and visits to the neonatal unit. To evaluate the program effectiveness, a quasi-experimental time series design was used in which the sound pressure levels were measured in two stages: before and after the implementation of the intervention program using a dosimeter Quest-400 positioned in the neonatal unit nursery ward central area, of minimal manipulation, suspended at 70cm of the ceiling. In each stage, noise was measured for two consecutive weeks, 12 hours a day from 7pm to 7am in the first week and from 7am to 7pm in the second week. Some elements of the institutional analysis were used to analyze the implementation process of the participatory program aimed to reduce noise. The non-parametric statistical tests Wilcoxon, Kruskal-Wallis and Mann- Whitney were used to compare noise before and after the intervention; level of significance at 5%. Three movements of the group were grasped: the researcher\'s implications and the development of discussion circles; resisting changes; changes: revising the work process and relationships. Even though the program represented a hope to change and reduce noise levels in the unit, the team showed some resistance and the mode of operation revealed obstacles/difficulties such as: waiting for the other to do the task, subjecting the collective, position of those who demand and those who supply, movements of tasks, changing the hierarchy in the work organization to the establishment of changes that represented openness and advancement in the work and care processes related to the reduction of environmental noise. The results also showed significant reduction of sound pressure levels in the neonatal unit with the implementation of the intervention program (p<0.0001). The average Leq was 62.5dBA before the intervention and was reduced to 58.8dBA after the intervention; the median reduced to 2.5dBA. There was a reduction of 7.1dBA in the average Lmax (from 104.8 to 87.7dBA) and of 30.6dBA in the average Lpeak (from 138.1 to 107.5dBA). The differences between the average measures for the days in the week (week days and weekend) were statistically significant for Leq (before and after) (p<0.001) and Lpeak (before and after) (p<0.001), but not statistically significant for Lmax (before and after) (p=0.312). There were statistically significant differences between the Leq (before and after) (p<0.001) and Lpeak (before and after) (p<0.001) for the three shifts (morning, afternoon and night). No statistically significant differences were found for Lmax (before- after) (p=0.217). The conclusion is that the program implementation process involved experiences, practices, thinking about doing and a new signification for the work group with the responsibility to problematize the environmental noise in the neonatal unit, with movements of resistance and changes in the relationships and in the work process, becoming closer to self-management and self-analysis. Hence, the hypotheses that the participatory program would have a positive impact in the work process and would be effective to significantly reduce the sound level in the neonatal unit were confirmed, although it is still more intense than recommended levels.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScochi, Carmen Gracinda SilvanZamberlan-Amorim, Nelma Ellen2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-16112010-105528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-16112010-105528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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