Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/ |
Resumo: | Por facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção. |
id |
USP_9aab5d66492765034d1cbd27963aa375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26052009-161936 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no BrasilBlogs and journalism: the 2006 presidential campaign in BrazilblogsblogsBrasilBrazilelectionseleiçõesesfera públicajornalismojournalismpublic spherePor facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção.For making online publication extremely easy, blogs are one of the most important tools of a new communication paradigm based on the effective participation of individuals from differente backgrounds in the production of online content. In order to determine blog\'s potential in introducing new actors in the public sphere, a series of content analysis were processed on he most important newspaper, magazines and websites, besides the four most influential blugs, during tha timeframe. The conclusion is, strictly in the universe of this research, few new voices could overcome the reception barrier.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadGaravello, Murilo de Paula Eduardo2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-26052009-161936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil Blogs and journalism: the 2006 presidential campaign in Brazil |
title |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
spellingShingle |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil Garavello, Murilo de Paula Eduardo blogs blogs Brasil Brazil elections eleições esfera pública jornalismo journalism public sphere |
title_short |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
title_full |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
title_fullStr |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
title_full_unstemmed |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
title_sort |
Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil |
author |
Garavello, Murilo de Paula Eduardo |
author_facet |
Garavello, Murilo de Paula Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correa, Elizabeth Nicolau Saad |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garavello, Murilo de Paula Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
blogs blogs Brasil Brazil elections eleições esfera pública jornalismo journalism public sphere |
topic |
blogs blogs Brasil Brazil elections eleições esfera pública jornalismo journalism public sphere |
description |
Por facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257358730788864 |