Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garavello, Murilo de Paula Eduardo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/
Resumo: Por facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção.
id USP_9aab5d66492765034d1cbd27963aa375
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26052009-161936
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no BrasilBlogs and journalism: the 2006 presidential campaign in BrazilblogsblogsBrasilBrazilelectionseleiçõesesfera públicajornalismojournalismpublic spherePor facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção.For making online publication extremely easy, blogs are one of the most important tools of a new communication paradigm based on the effective participation of individuals from differente backgrounds in the production of online content. In order to determine blog\'s potential in introducing new actors in the public sphere, a series of content analysis were processed on he most important newspaper, magazines and websites, besides the four most influential blugs, during tha timeframe. The conclusion is, strictly in the universe of this research, few new voices could overcome the reception barrier.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadGaravello, Murilo de Paula Eduardo2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-26052009-161936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
Blogs and journalism: the 2006 presidential campaign in Brazil
title Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
spellingShingle Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
Garavello, Murilo de Paula Eduardo
blogs
blogs
Brasil
Brazil
elections
eleições
esfera pública
jornalismo
journalism
public sphere
title_short Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
title_full Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
title_fullStr Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
title_full_unstemmed Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
title_sort Os blogs e o jornalismo de texto: a campanha para eleição presidencial de 2006 no Brasil
author Garavello, Murilo de Paula Eduardo
author_facet Garavello, Murilo de Paula Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Elizabeth Nicolau Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Garavello, Murilo de Paula Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv blogs
blogs
Brasil
Brazil
elections
eleições
esfera pública
jornalismo
journalism
public sphere
topic blogs
blogs
Brasil
Brazil
elections
eleições
esfera pública
jornalismo
journalism
public sphere
description Por facilitarem radicalmente a publicação online, os blogs configuram-se como uma das principais ferramentas de um novo panorama comunicativo baseado na participação efetiva de cidadãos das mais diferentes formações na produção de conteúdo. Para determinar se, nos dois meses que antecederam a eleição presidencial de 2006 no Brasil, o potencial de os blogs introduzirem novos atores na esfera pública efetivou-se, foi procedida uma análise do conteúdo dos principais jornais, revistas e portais do Brasil, além dos quatro blogs de maior destaque no período. Conclui-se que, estritamente no campo desta pesquisa, poucas novas vozes lograram superar a barreira da recepção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26052009-161936/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257358730788864