O lampiro noturno, entre céu e charco: um estudo do espaço em Lucíola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-11042016-111504/ |
Resumo: | A presente dissertação trabalha a relação textual que se estabelece entre as descrições de cenários e Lúcia, protagonista do romance Lucíola, de José de Alencar. A hipótese é de que a relação não só existe, mas se articula com um todo que envolve o narrador, a personagem descrita e os espaços público e privado. Além disso, como essas articulações revelam uma série de questões presentes no tempo histórico de Alencar, como a emergência da modernidade em conflito com preceitos tradicionais. A partir da leitura atenta de alguns espaços do romance (a festa da Glória, primeiros encontros na casa da cortesã, a chácara de Sá, os espaços públicos do Rio de Janeiro e a casa de campo da cortesã) procuramos entender o desenvolvimento da personagem Lúcia e os motivos que levaram à sua mudança para o campo nos capítulos finais. |
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O lampiro noturno, entre céu e charco: um estudo do espaço em LucíolaThe nocturnal firefly, between heaven and puddle: a study of space in the novel Lucíola.AmbienteCharacterEspaçoJosé de AlencarJosé de AlencarLucíolaLucíolaPersonagemRomanticismSpaceA presente dissertação trabalha a relação textual que se estabelece entre as descrições de cenários e Lúcia, protagonista do romance Lucíola, de José de Alencar. A hipótese é de que a relação não só existe, mas se articula com um todo que envolve o narrador, a personagem descrita e os espaços público e privado. Além disso, como essas articulações revelam uma série de questões presentes no tempo histórico de Alencar, como a emergência da modernidade em conflito com preceitos tradicionais. A partir da leitura atenta de alguns espaços do romance (a festa da Glória, primeiros encontros na casa da cortesã, a chácara de Sá, os espaços públicos do Rio de Janeiro e a casa de campo da cortesã) procuramos entender o desenvolvimento da personagem Lúcia e os motivos que levaram à sua mudança para o campo nos capítulos finais.The dissertation presented here works with the textual relation that is established between the descriptions of the scenery and Lúcia, the main character in the novel Lucíola, by José de Alencar. The hypothesis is that the connection not only exists, but also links a whole that involves the narrator, the depicted character and public and private spaces. Besides, these links reveal a wide variety of topics displayed in the historical time that lived Alencar, as the eagerness to reach modernity battling against the traditional precept. Reading attentively some of the novel\'s ambiances (Gloria\'s festivity, the first meetings at the courtesan\'s house, the country house of Sá, the open spaces in Rio de Janeiro and the courtesan\'s house in the field) we try to understand the development of Lucia\'s character and the motives behind her decision to move to the countryside in the final chapters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Eduardo VieiraHernandes, Gabriel Queiroz Guimarães2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-11042016-111504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-11042016-111504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A presente dissertação trabalha a relação textual que se estabelece entre as descrições de cenários e Lúcia, protagonista do romance Lucíola, de José de Alencar. A hipótese é de que a relação não só existe, mas se articula com um todo que envolve o narrador, a personagem descrita e os espaços público e privado. Além disso, como essas articulações revelam uma série de questões presentes no tempo histórico de Alencar, como a emergência da modernidade em conflito com preceitos tradicionais. A partir da leitura atenta de alguns espaços do romance (a festa da Glória, primeiros encontros na casa da cortesã, a chácara de Sá, os espaços públicos do Rio de Janeiro e a casa de campo da cortesã) procuramos entender o desenvolvimento da personagem Lúcia e os motivos que levaram à sua mudança para o campo nos capítulos finais. |
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