Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capuzzi, Jean Marcel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas.
id USP_9d82d829f9c7d5c7615923b4f71db2a2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042022-113044
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDICBlended learning and virtual learning environments: a proposal for science teaching through ICDTAmbientes Virtuais de AprendizagemBlended learningCubozCubozDICTEnsino de HíbridoInverted ClassroomSala de aula invertidaTDICVirtual Learning EnvironmentsEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas.This work aims to report a methodological proposal that uses Digital Information and Communication Technology with a focus on Hybrid Education and the verification of its effectiveness and applicability. The theoretical basis is based on Felder- Silverman\'s Theory of Teaching and Learning, Vygotsky\'s Sociointeractionist, and Ausubel\'s Meaningful Learning. The models of Hybrid Teaching, an analysis of the state of the art for the use of Virtual Learning Environments (VLE) and the use of social networks in High School and Higher Education are presented. The methodology used adopts a modified version of the inverted classroom of the Hybrid Teaching model, using the Cuboz platform, which is an AVA with social networking resources. The study was carried out with a class from the 2nd. and another from the 3rd. high school grade. The subjects covered were the Wave for the 2nd. grade and Electricity and Electromagnetism for the 3rd. grade, in the Physics subjects of the corresponding series. It was possible to identify and resolve the limiting factors of the process and the students\' difficulties in interacting in the computer lab and on the Cuboz platform. Based on the performance of several evaluations, this work allows us to conclude that the combination of Traditional Teaching and Distance Learning strategies is beneficial to students learning. This was proven by the positive perception of the students, which showed that more than 90% of them found the methodology interesting and recommend its use in other opportunities. In addition, 70% said they were motivated and committed to the proposed activities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Carlos Alberto Moreira dosCapuzzi, Jean Marcel2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-29T14:32:49Zoai:teses.usp.br:tde-29042022-113044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-29T14:32:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
Blended learning and virtual learning environments: a proposal for science teaching through ICDT
title Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
spellingShingle Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
Capuzzi, Jean Marcel
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Blended learning
Cuboz
Cuboz
DICT
Ensino de Híbrido
Inverted Classroom
Sala de aula invertida
TDIC
Virtual Learning Environments
title_short Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
title_full Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
title_fullStr Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
title_full_unstemmed Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
title_sort Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
author Capuzzi, Jean Marcel
author_facet Capuzzi, Jean Marcel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carlos Alberto Moreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Capuzzi, Jean Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Blended learning
Cuboz
Cuboz
DICT
Ensino de Híbrido
Inverted Classroom
Sala de aula invertida
TDIC
Virtual Learning Environments
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Blended learning
Cuboz
Cuboz
DICT
Ensino de Híbrido
Inverted Classroom
Sala de aula invertida
TDIC
Virtual Learning Environments
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257463699537920