Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas. |
id |
USP_9d82d829f9c7d5c7615923b4f71db2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29042022-113044 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDICBlended learning and virtual learning environments: a proposal for science teaching through ICDTAmbientes Virtuais de AprendizagemBlended learningCubozCubozDICTEnsino de HíbridoInverted ClassroomSala de aula invertidaTDICVirtual Learning EnvironmentsEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas.This work aims to report a methodological proposal that uses Digital Information and Communication Technology with a focus on Hybrid Education and the verification of its effectiveness and applicability. The theoretical basis is based on Felder- Silverman\'s Theory of Teaching and Learning, Vygotsky\'s Sociointeractionist, and Ausubel\'s Meaningful Learning. The models of Hybrid Teaching, an analysis of the state of the art for the use of Virtual Learning Environments (VLE) and the use of social networks in High School and Higher Education are presented. The methodology used adopts a modified version of the inverted classroom of the Hybrid Teaching model, using the Cuboz platform, which is an AVA with social networking resources. The study was carried out with a class from the 2nd. and another from the 3rd. high school grade. The subjects covered were the Wave for the 2nd. grade and Electricity and Electromagnetism for the 3rd. grade, in the Physics subjects of the corresponding series. It was possible to identify and resolve the limiting factors of the process and the students\' difficulties in interacting in the computer lab and on the Cuboz platform. Based on the performance of several evaluations, this work allows us to conclude that the combination of Traditional Teaching and Distance Learning strategies is beneficial to students learning. This was proven by the positive perception of the students, which showed that more than 90% of them found the methodology interesting and recommend its use in other opportunities. In addition, 70% said they were motivated and committed to the proposed activities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Carlos Alberto Moreira dosCapuzzi, Jean Marcel2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-29T14:32:49Zoai:teses.usp.br:tde-29042022-113044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-29T14:32:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC Blended learning and virtual learning environments: a proposal for science teaching through ICDT |
title |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
spellingShingle |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC Capuzzi, Jean Marcel Ambientes Virtuais de Aprendizagem Blended learning Cuboz Cuboz DICT Ensino de Híbrido Inverted Classroom Sala de aula invertida TDIC Virtual Learning Environments |
title_short |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
title_full |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
title_fullStr |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
title_full_unstemmed |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
title_sort |
Ensino híbrido e ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para o ensino de ciências por meio das TDIC |
author |
Capuzzi, Jean Marcel |
author_facet |
Capuzzi, Jean Marcel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Carlos Alberto Moreira dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capuzzi, Jean Marcel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Blended learning Cuboz Cuboz DICT Ensino de Híbrido Inverted Classroom Sala de aula invertida TDIC Virtual Learning Environments |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Blended learning Cuboz Cuboz DICT Ensino de Híbrido Inverted Classroom Sala de aula invertida TDIC Virtual Learning Environments |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utiliza a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação com foco na Educação Híbrida e a verificação de sua efetividade e aplicabilidade. A base teórica é feita por meio da Teoria do Ensino e Aprendizagem de Felder-Silverman, do Sociointeracionisto de Vygotsky e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. São apresentados os modelos de Ensino Híbrido, uma análise do estado da arte para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o uso de redes sociais no Ensino Médio e no Ensino Superior. A metodologia utilizada adota uma versão modificada da sala de aula invertida do modelo de Ensino Híbrido, utilizando a plataforma Cuboz, que é um AVA com recursos de redes sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 2º. e uma do 3º. ano do Ensino Médio. Os assuntos abordados foram a Ondulatória para o 2 º. ano e a Eletricidade e Eletromagnetismo para o 3º. ano, nas disciplinas de Física das correspondentes series. Foi possível identificar e dirimir os fatores limitantes do processo e as dificuldades dos alunos em interagirem na sala de informática e na plataforma Cuboz. Baseado no desempenho em diversas avaliações, o trabalho permite concluir que a junção das estratégias de Ensino Tradicional as de Educação a Distância é benéfica a aprendizagem dos alunos. Isso foi comprovado pela percepção positiva dos alunos que mostrou que mais de 90% deles acharam a metodologia interessante e recomendam seu uso em outras oportunidades. Além disso, 70% deles se disseram motivados e empenhados com as atividades propostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-113044/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257463699537920 |