Eugênio Kusnet: do ator ao professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piacentini, Ney Luiz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-22082012-163914/
Resumo: A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior influência, Constantin Stanislavski, aconteceu de forma gradativa e observaremos de que modo ele a aplicou exemplarmente na encenação de Os Pequenos Burgueses no Teatro Oficina, na década de 1960. Destacaremos a viagem que Kusnet fez de volta a Rússia em 1968, que provocou nele mudanças que permaneceram entre suas inquietações até o final da vida. Vamos nos deter principalmente no que ele denominou como Método da Análise Ativa e investigar como aplicava este procedimento, no qual a direção e os atores de uma peça teatral abandonam os exaustivos estudos do texto sentados ao redor de uma mesa e passam a analisá-lo com as pernas, isto é, experimentando compreender a dimensão da obra teatral através de improvisações planejadas. Os três livros que deixou, principalmente o último, Ator e Método - que é para nós uma síntese dos dois anteriores (Iniciação à arte dramática e Introdução ao Método da Ação Inconsciente) - é o guia para entender o ponto de vista de Eugênio Kusnet, a tradução prática e teórica no Brasil dos elementos, procedimentos e princípios que ele absorveu de Stanislavski e dos discípulos que trabalharam ao lado do mestre russo
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